Início » Mobile » Google removeu aplicativos de celulares com Android

Google removeu aplicativos de celulares com Android

Por
8 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Não é só a Apple que remove aplicativos da sua loja quando acha necessário (ou apenas segue os mandamentos de Steve Jobs, como todos sabemos). O Google reservou para si mesmo um superpoder: de remover aplicativos presentes no Android Market. E não para por aí: a gigante de Mountain View tem como apagar apps diretamente dos celulares rodando Android, sem avisar o usuário antes.

De acordo com o site PH Android, o é raro o Google fazer uso desse poder, mas recentemente dois aplicativos foram expurgados do Market. Quando isso acontece, os donos de aparelhos rodando o Android recebem uma notificação informando que esse ou aquele aplicativo foi apagado remotamente, seguindo diretrizes determinadas pela empresa liderada por Eric Schmidt.

“Em casos em que o usuário pode ter instalado um aplicativo malicioso que oferece perigo, nós desenvolvemos tecnologias e processos para deletar remotamente um programa instalado nos dispositivos [que rodam Android]”, escreveu Rich Cannings, da equipe de segurança da plataforma.

Para que um app seja tirado à força do Android Market, ele tem que desrespeitar o Acordo de Distribuição de Desenvolvedores ou a Política de Conteúdo da loja. Ao que sabemos até o momento, a empresa não usa esse recurso tão comumente como a Apple costuma fazer, e torçamos para que continue desse jeito.

Cabe lembrar que a Microsoft também já publicou um documento com as diretrizes para que um aplicativo seja aprovado no Windows Marketplace, do futuro Windows Phone 7.

Com informações: PH Android.