Início » Negócios » Prejuízo da Sony com Xperia quadruplica e vendas do PS4 desaceleram

Prejuízo da Sony com Xperia quadruplica e vendas do PS4 desaceleram

Vendas do PS4 podem estar afetadas pelo próximo console, mas isso não explica o prejuízo quase quadruplicado nos Xperia

André Fogaça Por

A Sony publicou seus resultados financeiros e os dados não são nada positivos para a divisão de smartphones Xperia, com algum problema aparecendo também para a parte de games com o PlayStation 4. Ao menos em jogos a explicação é plausível: o PS4 já está no mercado desde novembro de 2013.

Foto por InspiredImages/Pixabay

PlayStation 4 desacelerando para a chegada do PS5

O PlayStation 4 está próximo da marca de seis anos no mercado e seu sucessor já está em fase avançada de desenvolvimento, com o lançamento previsto para algum momento de 2020. Com isso o PS4 já chegou na saturação e as vendas desaceleraram. Em 2018 a empresa japonesa entregou 17,8 milhões de consoles, contra 19 milhões em 2017.

Durante toda sua vida, o videogame soma 96,8 milhões de unidades vendidas e ocupa a sexta posição na lista dos mais vendidos de todos os tempos – perdendo para o Wii e abaixo do primeiro PlayStation, que vendeu 102,49 milhões de unidades e o PS2 com mais de 155 milhões.

Mesmo com vendas caindo, a Sony conta com 36,4 milhões de assinantes da PS Plus, que é a rede online para os consoles da Sony e que ajudam na composição do lucro geral da empresa em pagamentos mensais, trimestrais ou anuais.

Ah, este segmento da empresa, o de jogos, continua como o mais forte de todos onde ela trabalha. Já a parte mobile é uma das mais fracas.

Prejuízo quase quatro vezes maior em smartphones

O lado Xperia da empresa está indo tão mal, mas tão mal, que o negativo registrado em 2018 foi quase quatro vezes maior do que o prejuízo de 2017. O prejuízo ficou em 97,1 bilhões de ienes (mais ou menos R$ 3,4 bilhões), contra 27,6 bilhões (ou R$ 1 bilhão) do ano anterior.

Sony Xperia 1

O resultado pode ser notado no Brasil, que não recebe novos aparelhos Xperia desde o ano passado, mesmo com os recentes lançamentos que aconteceram na MWC deste ano, com destaque para os Xperia 1, 10, 10 Plus e L3.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André G

O álbum de fotos que vinha instalado nos Xperias era surreal, nunca vi um aplicativo de fotos tão bom como aquele.
Não sei se o app continua bom, deixei de usar meu Xperia Z2 já faz 2 anos.

Leumas Ninguém

No início vendia, atualmente não sei

Acho que o PS4 já passou

Leumas Ninguém

Único app exclusivo que eu queira é o PS Remote, pra jogar o PS4 no smartphone em qualquer lugar

Mas logo chega no smart Android (sem ser Xperia), nos IOS já tem

ochateador

As empresas nunca abriram seus números de vendas aqui no Brasil.
Se for acionista e tiver paciência para revirar os balanços anuais, talvez dê para saber.

Fernando Matos

O problema da Sony não foi cobrar altos preços pelos seus produtos... O problema dela foi não ter apresentado um Android de qualidade, um aparelho com um design diferenciado (tal como a Samsung e Apple vem fazendo desde sempre) longe desse visual quadradão que não vende mais, etc. A qualidade do hardware da Sony sempre foi invejável, com excelentes telas e câmeras, mas faltou uma visão fora da caixa.

Mateus B. Cassiano

Foi-se o tempo dos apps proprietários da Sony, a maioria já foi descontinuada ou respira por ajuda de aparelhos, perdendo recursos existentes a cada update publicado na Play Store. Com a "skin" deles em cima do Android é a mesma situação, a cada nova versão do Android algum recurso que só tinha nos Xperia é removido, vem seguindo nesse ritmo desde o Nougat...

johndoe1981

Tenho muitas saudades dos meu dois Sony Ericsson da linha Walkman que tive: um W200i e depois um Spiro W100i.

Diego

O Xperia não deve ser vendido pois tem participação de mercado razoável no Japão(19%)

LekyChan

será que isso vai fazer ela liberar o ps4 remote para os demais androids?

Gilberto Cavalcanti

Que pena pelos Xperias...
Até ano passado estava com um Z3+ fiquei dois anos com ele e troquei por um XZ Premium e pelo jeito vou ter que importar um futuro Xperia pq não pretendo abandonar a marca de jeito nenhum. Gosto do design, da forma que a Sony personaliza o Android, os apps proprietários e cia.

Paçaro

Discordo em diversos pontos. Outros são questão de opinião.

Concordo que o always On é legal. As cores em modo vivido no LCD são identicas a um Oled. Brilho tambem esta acima das telas oled. Bateria acho que se economiza nem 5% por ter tela oled. Enfim, mantenho a opinião que LCD decente é tao prazeroso de se ver quanto um Oled.

Danilo Schreiner

Difícil essa informação no momento, mas a tendência é de liderança do console da Microsoft no Brasil, dada sua vantajosidade no gamepass, que dá acesso a uma infinidade de jogos por uma mensalidade pequena para que não tem muita grana.

Jairo ☠️

No caso de smartphones ela deverá sair em breve do mercado , apenas vender telas , câmeras para outros

Paçaro

Concordo com o segundo parágrafo.

Sobre as telas, eu não compro com LCD em hipótese alguma. Tanto por questão de economia de bateria, quanto por cores que me agradam mais e pelo always on display, que não faz sentido em LCD.

Exibir mais comentários