Início » Brasil » Estações do MetrôRio agora aceitam cartão de crédito via aproximação

Estações do MetrôRio agora aceitam cartão de crédito via aproximação

Por enquanto, MetrôRio aceita apenas cartões de bandeira Visa; serviços como Apple Pay também podem ser usados

Emerson Alecrim Por

Os usuários do metrô do Rio de Janeiro podem, desde esta segunda-feira (29), pagar a tarifa do serviço com cartão de crédito ou celular, via aproximação. A funcionalidade é fruto de uma parceria entre MetrôRio, Banco do Brasil, Bradesco, Cielo e Visa.

MetrôRio: pagamento via aproximação com cartão de crédito

MetrôRio: pagamento via aproximação com cartão de crédito

Todas as 41 estações do MetrôRio (linhas 1, 2 e 4) possuem validadores compatíveis com a nova modalidade de pagamento. Eles já estão devidamente sinalizados, garante a concessionária. O usuário precisa apenas aproximar o cartão de crédito do equipamento para a tarifa ser cobrada, sem necessidade de digitar senha.

O cartão precisa ser do tipo contactless. Como alternativa, o usuário pode fazer o pagamento via serviços como Apple Pay e Samsung Pay. Relógios ou pulseiras com NFC também são compatíveis. Não há taxas ou valores adicionais nos pagamentos via aproximação: apenas a tarifa vigente é cobrada.

MetrôRio e Visa apontam duas vantagens da nova modalidade de pagamento: comodidade ao usuário, que não precisa comprar ou recarregar bilhetes nos postos — as tarifas são cobradas na fatura do cartão de crédito — e diminuição das filas nas bilheterias das estações. Outro benefício é a facilidade para turistas utilizarem o metrô.

MetrôRio: pagamento via aproximação com smartphone

De acordo com a Visa, o MetrôRio é a primeira concessionária de transportes do mundo a implementar a plataforma Secure Access Module (SAM), que permite que a tecnologia seja usada sem necessidade de trocar os validadores — basicamente, é preciso apenas instalar um chip para cada equipamento ser compatível.

Além de usar cartões de crédito contactless já existentes, em breve, os usuários poderão adquirir cartões compatíveis em terminais da Saque e Pague na Estação Central. Por serem cartões pré-pagos, essas unidades poderão ser usadas em outros estabelecimentos.

MetrôRio: pagamento via aproximação com cartão de crédito

Por ora, somente cartões com bandeira Visa são aceitos. Mas a Visa garante que o sistema foi desenvolvido para aceitar cartões de outras bandeiras, basta que as empresas responsáveis manifestem interesse pelo serviço.

A Visa diz ainda que a tecnologia poderá ser utilizada nos sistemas de transportes de outras cidades brasileiras, sejam eles de modalidade ferroviária ou rodoviária. A companhia não revelou, porém, se já há projetos semelhantes em andamento em outros municípios.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Feelckins

isso é bom demais! espero que se amplie rapidamente para outros estados

Fabio Santos

A ideia é legal, mais como dicaria a integração o legal seria exemplo no Wallet o bilhete único, crédito pra mim seria uma benção no metro de SP já que uso esporádico mais pra maioria não iria emplacar.

Zé das Covi

ainda acho que o ideal seria fazer o pagamento via celular com ele sendo uma extensão do cartão, podendo usar os créditos do bilhete mensal e tals(pelo menos em sp) mas isso ae já é um bom sinal

Franco Luiz

Errado, acabei de usar e usei o meu cartao mastercard normalmente com o samsung pay

Franco Luiz

Vou testar hoje com o samsung pay

Keaton

Curitiba é ótima em testar coisas. Mas péssima em fazer sair do papel. Já tem uns 10 anos que falam em metrô em Curitiba... e a coisa mais próxima disso que tem em Curitiba é aquele jornalzinho entregue nos semaforos (faliu? faz tempos que nem vejo o pessoal distribuindo)...

danilo bernardo

saiu uma noticia no começo do ano passado que a Mastercard estava testando uma solução parecida no transporte de Curitiba porém eu nunca mais ouvi falar nisso, os cartões dos ônibus da região metropolitana já são cartões pré-pago Mastercard

Jeffrey Sinclair | ᴳᶤᶻᴾʳᵉᵐᶤᵘᵐ

Porque tem que começar por algum lugar para testar a tecnologia antes de expandir.

Gabriel Lacorte
A funcionalidade é fruto de uma parceria entre MetrôRio, Banco do Brasil, Bradesco, Cielo e Visa.

E porque só está sendo aceito cartões VISA?

Jeffrey Sinclair | ᴳᶤᶻᴾʳᵉᵐᶤᵘᵐ

Excelente iniciativa! Mas será que não vão inventar um meio de burlar esse sistema?

esmori

Cadê em São Paulo, João Dória?
https://tecnoblog.net/21288...