Início » Brasil » Carrefour se reúne com Anatel e Ancine sobre caixinha de TV pirata

Carrefour se reúne com Anatel e Ancine sobre caixinha de TV pirata

Loja do Carrefour vendia set-top box com "gatonet" que prometia desbloquear mais de 8 mil canais de TV paga

Felipe Ventura Por

No início de maio, uma loja do Carrefour foi flagrada divulgando uma caixinha com Android que "desbloqueia mais de 8 mil canais" de TV paga. A rede varejista levou uma bronca da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) sobre o "gatonet" e se reuniu com representantes da Anatel, Ancine e Polícia Federal para adotar medidas de combate à pirataria em unidades físicas e no marketplace online.

Segundo o UOL Tecnologia, um vendedor de um Carrefour no Tatuapé, zona leste de São Paulo, anunciou por microfone uma "TV box" R$ 600 que prometia liberar mais de 8 mil canais de TV paga sem precisar de assinatura, além de dar acesso a séries e filmes como Vingadores: Ultimato. Isso ocorreu em 4 de maio.

A set-top box se chama TX2 e não precisa ser necessariamente usada para pirataria: ela roda Android e permite fazer streaming de serviços como Netflix, Amazon Prime Video e YouTube Premium por meio de uma assinatura.

No entanto, o recurso de canais desbloqueados não só estava disponível na caixinha TX2, como o gatonet foi usado como um diferencial pelo vendedor no Carrefour. Em comunicado, a varejista diz que o dispositivo "tem como objetivo permitir a conexão a sites e aplicativos por uma televisão comum; a empresa repudia o uso indevido do equipamento fora desta finalidade original".

A ABTA criticou a prática de "grandes lojas do varejo" em vender equipamentos piratas, e diz que a "guerra contra este ilícito" é uma "obrigação ética e moral de todas as empresas com a sociedade brasileira".

Carrefour remove TV box de lojas e marketplace online

No último dia 22, o Carrefour realizou uma reunião com representantes da Anatel, Ancine e Polícia Federal para "adotar medidas para evitar a exposição, em suas lojas e no comércio eletrônico, de produtos não homologados e que promovam a pirataria de TV por assinatura".

Segundo o Carrefour, a venda da set-top box era feita em um quiosque operado por um terceiro. A varejista diz que retirou todos os equipamentos piratas de suas lojas; e que vai repassar as orientações recebidas da Anatel e Ancine para seu fornecedores e grandes fabricantes.

A Ancine também pediu que o Carrefour retire os anúncios de aparelhos piratas do seu marketplace na internet. O Tecnoblog verificou que anúncios mencionando o termo "TV box" ainda aparecem na busca; porém, quando clicados, eles levam a uma página de erro.

Esta é a descrição que aparecia em um dos anúncios destacados acima (via cache do Google):

Agora, você se depara com uma mensagem de erro ao clicar no anúncio:

Os outros anúncios na categoria "Receptor e Transmissor de TV" no marketplace do Carrefour — sem o termo TV box — não mencionam nada sobre desbloqueio de canais. Em vez disso, essas set-top boxes prometem apenas "transformar sua TV comum numa smart TV" com acesso à Netflix, YouTube, Kodi e outros aplicativos do Android.

Claro, os desbloqueadores de canais continuam a ser vendidos na internet, como é possível ver no print abaixo do Mercado Livre; ou seja, o trabalho das agências fiscalizadoras deve continuar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Tecnicamente falando, esses set top boxes não são ilegais por si só... por padrão, pelo que lembro, não vem esses apps de IPTV pirata pré-instalados. Ao menos não originalmente.Mas é engraçado, a Anatel/Anicine preferem proibir um aparelho que derrubar os apps no playstore...
Fabio Santos
O erro foi o cara anunciar ao público e incentivar a pirataria.Nem todos saberão que isto da gambiarra e usará conforme manual.
Lao
A verdade é uma só, o problema está no preço das coisas, em um país que se ganha o mínimo que não ultrapassa nem mil reais com tantos impostos que já pagamos a tv por assinatura ficou na subjetividade e por isso ninguém quer mais pagar por algo que nem de longe é tão essencial como a comida e a gasolina por exemplo. Todo mundo faz download pirata, pega algo que não é seu e eu tô falando daquelas canetas que vc nunca devolve, é! Isso também tá errado, se achar uma grana no chão você leva para a polícia ( sem contexto democrático, apenas a grana 10...20 ...200 reais ali sem mais ninguém pra alegar nada!) ou você põe no bolso e depois de um tempo sem reclamações vc gasta ?Tudo isso acima são situações tão ruins quanto a pirataria de canais iptv mas dentre elas, chuto uns 95% dos brazucas que dizem ser educadores morais fazem os exemplos acima e mais um pouco daquilo que podemos dizer que é errado... então faz um favor pra mim, deixa Queiroz essas matérias idiotas que pessoas idiotas ou ricas gostam de apoiar, vota lá no seu político que vai subir os impostos daqui uns tempos e pronto, o que importa na mesa é a comida o resto pode ser de "segunda" mesmo!
小岩井
Sim, mas vc consegue qualidade ainda melhor baixando as músicas de outro lugar
Rafael
Aqui também apareceu https://uploads.disquscdn.c...
Rafael
E esse anúncio aqui no Tecnoblog hein?https://uploads.disquscdn.c...
Mario Bros
Agora é a vez do Tecnoblog levar bronca? Vocês aprovaram esse ads no Adsense kkkkkk Como isso passou pela aprovação manual do Adsense? https://uploads.disquscdn.c...
Corvo
O erro do Carrefour foi deixar o vendedor no modo "free style" pra falar caca no microfone, o aparelho tem muitas outras funções, assim como a TV Box serve pra piratear canais, um smartphone, notebook, computador de mesa e até TV Smart serve.
Leumas Ninguém
O app é pago uma única vez, daí ele é seu pra sempre (fica vinculado ao Mac da sua TV)
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Mas pq pagar mensalmente se a licença é vitalícia?
Dayman Novaes
Boa, toda lei deve ser respeitada, mesmo que imoral. Tipo na época da escravidão. Se era ilegal fugir da senzala, isso deveria acabar.
Leandro Nascimento
Pois é... conheço gente assim também, empresários. Não sei como se orgulham de usar serviço pirata. Dá vontade de mandar se foder.
Leandro Nascimento
pô, o Spotify baixa em 392... só mudar nas configs lá
Leandro Nascimento
não é porque elas têm condições que deixaram de ser picaretas. Pra mim os 16 reais do Spotify é uma grana significativa, mas prefiro pagar do que piratear.
Rodrigo T.
https://uploads.disquscdn.c...
Leumas Ninguém
Eu sei, mas porque disse isso?
Rubens
Sim, os filmes da Netflix sao terriveis de ruins... Mas eles produzem algumas series excelentes. Os filmes sao ruins, mas as series (algumas) sao muito boas.
Rubens
O sistema operacional dos televisores 4K da Sony sao Android TV, sabia?... Nem precisa dizer mais nada...
Rubens
E daí? Voce pode fazer exatamente o mesmissimo uso para pirataria de sinal de tv com um computador desktop, notebook, smartphone, smart tv, tv box... qualquer coisa que seja um computador conectado à internet. Basta instalar os aplicativos certos. E aí, vai proibir tudo?...O que faz a pirataria nao é o hardware (o aparelho), mas sim o software (aplicativos) que a pessoa instala no aparelho. Infelizmente a imprensa ajuda a espalhar essa versao que é so o TV Box que faz isso, como se o problema fosse o aparelho.
Ivan
Se os impostos do país não fossem exorbitantes, os mais pobres não teriam necessidade de piratear pois os serviços oficiais seriam baratos.
Ivan
Ou parar de vender Smart TVs porque muitas rodam aplicativos de IPTV.
João
Mesmo sentido de que os EUA é campeão de pirataria: é mais conveniente e, bem, gratuito.
João
Boa sorte aí, vão ficar a vida inteira tentando impedir isso pq no paraguai tem contrabando de receptor a cada 10 segundos hauhahuahuhua
Leumas Ninguém
IPTV é vida kkkkNão adianta bloquear a venda, atualmente as Smart tvs tem um app chamado Smart IPTV (app pago 40 reais) com uma lista (paga ou grátis) você tem acesso aos canais e filmesPor 25 reais por mês tenho acesso a todos os canais (Full HD, com os PPV da vida como Premiere) e a filmes (menos lançamentos)Nunca trava ou cai e tem suporte via WhatsApp caso ocorra algoEu tenho aqui em casa e nunca mais volto pra sky ou outras operadoras enquanto cobrar um absurdo por canais
Leumas Ninguém
As tvs Smart Samsung e LG vem com app Smart IPTV, é pago, 30 reais a licença vitalícia, porém é vem completoEu comprei e coloquei uma lista do ML que pago 25 reais por mês pra todos os canais (até os Premieres) e filmes (menos lançamentos, mas de 2018 já tem lá)
johndoe1981
Quero ver a Ancine, Anatel, ABTA e PF fechar o Stremio e sites de trackers privados.
DanielBastos
Legisladores que vendem leis ou legislam em causa própria me fazem discordar de vc.No caso do setupbox eu concordo, mas não da pra generalizar.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Meu amigo quer saber:Qual é a melhor IPTV atualmente?
robsonc
Não consegui me adaptar a Spotify. Por diversas razões, uma delas o pouco 3/4G. Prefiro ter minha biblioteca, baixada, e ripada. São minhas músicas... mas acho ótimo que exista Spotify, inclusive apoio, etc.
Guilherme Macêdo da Cruz
Da pra fazer o mesmo com seu celular android. E ai?
Nioshi
e essas mesmas pessoas ainda tem orgulho e falam em todo lugar que só trouxa paga para ouvir musica, mas enfim...
小岩井
Musica pirata essa que tem bem mais qualidade que serviço de streaming. Uma pessoa que investe em fone caro e ainda vai atrás de tracker privado não vai ficar perdendo tempo baixando musica de 128kbps.
Luiz Carlos Dias
Tenho uma Smart TV da Samsung, existe para ela um app de IPTV. Isto significa que a Samsung também deveria sofrer as mesmas consequências que o fabricante do aparelho "TV Box qualquer coisa" tem sofrido. Justo, certo? O que seria se a Samsung sofresse este tipo de queixa da ABTA? Acho que com grandes corporações não há motivos ($$$$$) para brigar, né?Se o vendedor fez esta lambança, que seja repreendido e punido. Por enquanto só vejo canalhice.
Felipe Ventura
Talvez tenha ocorrido um mal-entendido aqui: os anúncios que mencionavam canais desbloqueados ou o termo "TV box" foram removidos pelo Carrefour; os produtos restantes na categoria "Receptor e Transmissor de TV" continuam lá, e eles só falam sobre dar acesso à Netflix, YouTube, entre outros — nada que vá irritar a ABTA ou as agências.
Reginaldo Ribeiro
Concordo, conheço pessoas que ainda "pirateiam", mas a grande maioria já são assinantes dos serviços de Streaming. Mas é aquela história, vai de onde você vive.
Guilherme Borges Cunha
Se no anúncio não havia nada sobre isso, então o Carrefour não fez nada de errado. O aparelho pode sim ser usado para essa função, mas não é o principal objetivo dele, é o que está na descrição, "transformar sua TV comum em smart TV".
Marcelo Neri
Essa eu também ri...
Fabio Santos
Eu sou assinante de Netflix e Spotify, porém o que não acho principalmente séries e filme Bj Share sem duvidas minha opção, TV a cabo nunca mais.
raphaela1
Então é melhor o Carrefour parar de vender celular android, já que é possível acessar iptv por ele
sincero
Vc que vive em uma bolha. No mundo normal as pessoas assinam Netflix, deezer, Spotify, etc. Então acho que vc deveria trocar as amizades e sair dessa sua bolha de corruptos.
Vinícius
Justamente. O problema não é ofertar serviços com preços agressivos. A cultura maldita do brasileiro é sempre ter de graça...por mais que ele possa pagar e seja barato, ele quer sempre de graça...conheço gente que tem muita, mas muita condição, pagar por aparelhos similares à esse buscando o conteúdo de graça. "mas é caro pagar o oficial, vc paga por muitos canais que nem assiste, você paga 300 canais e só assiste ou só me interessam 10, 20 canais, por isso que pirateio"...raça ordinária...
Toalhinha
Fora sites e programas de conversão de videos no YT, tem uns que suas paginas no facebook tem um alcance muito grande.
Franco Luiz
Vamos falar a verdade 90% dos que usam é pra IPTV que sim é pirataria
Franco Luiz
Sou da turma do .... Se é ilegal tem que acabar, mas bem que podia resultar em preços melhores nas antenas de Tv :(
Gragas
pra falar a verdade os músicos só não mandam um "BAIXE MINHA MÚSICA PIRATA AQUI" por causa das gravadoras,mas até as mesmas sabem que hoje em dia vender a música é quase impossível,são alguns pingados que compram mídia física,uma boa parte no streaming e o grosso do faturamento vem mesmo de shows e propaganda.
Rafael_Marques
O que não intendo o motivo do alarde, a TV box não é um desbloqueador de canais, usa dessa forma quem quer, imagina se o estado decide bloquear esse tipo de produto no país? Tenho uma box Android justamente pq minha TV do quarto não é smart e não uso para outro fim além do Netflix e YouTube
thejorsias
Me refiro mais ao segundo caso mesmo.
Eric Viana
Paradoxo.
Catorze
Depois dos serviços de streaming de musicas, realmente baixar musicas piratas virou algo ultrapassado. Porém ainda existe sim, formas de ter acesso a essas musicas de forma "definitiva" para colocar no pendrive do carro, por exemplo.Agora com filmes e series, não tem jeito, infelizmente, a netflix tentou, mas tomou uma rasteira quando começou a retirar filmes e series de qualidade da sua base e começou a adicionar conteúdo próprio que tirando alguns elefantes brancos, na maioria dos casos tem qualidade duvidosa.
uB.
Certamente reduziu, acredito que a facilidade de acessar/ouvir música q vende o produto e não aquela de n tá consumindo pirataria.Inclusive, tenho um casal de amigos q juntos devem ganhar mais de 50k/mês fácil (isto eu tô jogando por baixo e n tô exagerando!). Mas eles orgulham em mostrar sua tv box pirata.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Carrefour virou camelô kkkk
thejorsias
O mais interessante é que estamos falando de pessoas que baixam tanto pelo "baixe musicas gratis plus" disponível na playstore, quanto ao cara que usa ferramentas como deezloader e trackers privados, muitas vezes gastando uma grana pesada num fone maneiro pra ouvir música pirata.
thejorsias
O problema não é só fazer um serviço com preços mais adequados a realidade do brasileiro. A maioria da nossa população simplesmente não entende o conceito de pagar por algo se for possível receber o mesmo produto de graça, principalmente o pessoal que não acessa sites como otecnoblog diariamente. A pessoa só quer ver o jogo do Flamengo no final de semana, e se tiver uma opção gratuita, ela vai usar. O fato do vendedor já oferecer o negócio usando isso como um diferencial mostra isso.
leoleonardo85
Cara eu conheço um monte de gente que baixa musica e essas mesmas pessoas teriam condições para pagar mensalmente Spotify e semelhantes.Não sei que bolha tu vive
Leandro Nascimento
kkkkkkkk fala sério vai... diminuiu bastante kkkkkkk
thejorsias
O cara acha que só porque ele e os amigos assinaram o Spotify no plano família (o que de acordo com o termos de uso também é errado), todo mundo fez o mesmo. Deezloader rolando solto em grupos de telegram com milhares me membros.
Toalhinha
Muito inocente.
thejorsias
>que quase zeraram a pirataria de musicas hojekkkkkkkkkkk
Leandro Nascimento
Não sou a favor de pirataria não, mas acredito que se as operadores cobrassem um valor mais justo, com certeza mais pessoas assinariam a TV. Vide o Spotify e outros streamings que quase zeraram a pirataria de musicas hoje.