Início » Aplicativos e Software » iOS 13 dá sinais de que 3D Touch será descontinuado

iOS 13 dá sinais de que 3D Touch será descontinuado

Mudança pode ser apenas um erro do primeiro beta do iOS 13, ou pode ser um indício do fim do 3D Touch

André Fogaça Por

O primeiro beta do iOS 13 traz as novidades que foram anunciadas durante a apresentação da Apple no começo desta semana, na WWDC 2019. Um recurso que teve sua funcionalidade alterada, mas que não foi mencionado no palco é o 3D Touch, que agora está presente em todos os produtos com este iOS e isso pode ser sinal do fim das telas que identificam a pressão.

3D Touch em um iPadOS com iOS 13

O 3D Touch foi lançado junto do iPhone 6s, em 2015. Ele funciona com uma tela que é capaz de identificar o nível de pressão que é exercida, entregando ações secundárias para apps e para todo o sistema. O iPhone XR foi o primeiro modelo da empresa que trouxe estes toques em um toque longo, sem necessitar da tela especial e a Apple chamou o recurso de Haptic Touch.

Aparentemente o iOS 13 fará exatamente tudo isso em qualquer smartphone ou tablet – que no caso dos iPads é o iPadOS. Nos aparelhos sem a tela que reconhece a pressão, vale o que é feito no iPhone XR e em todo o Android: segure o toque por mais tempo e a ação secundária acontece.

Ainda é cedo para afirmar que o 3D Touch morreu, mas a existência do iPhone XR com recursos dele e sem o hardware extra que é necessário, junto da alteração do iOS 13 para suportar toque longo em qualquer aparelho que possa rodar este sistema operacional, deixa claro que menu contextual ou ações secundárias podem funcionar com toque longo.

Como estamos no primeiro beta fechado, pode ser que Apple trocou alguns parafusos e o 3D Touch ficou liberado para todo mundo e sem restrição, com uma correção nos próximos betas. Ou pode ser sinal que os próximos iPhones não trarão o display com camada extra para este recurso.

Vale um lembrete pequeno: geralmente o mundo Android segue o que a Apple cria, como aconteceu com o notch no formato central, ou a remoção da entrada para fones de ouvido com o plugue P2.

O 3D Touch não foi seguido e raríssimas empresas fizeram algo, com destaque para a Samsung nos Galaxy S8 e S9 que contam com uma área específica da tela que identifica a pressão. O Galaxy S10 abandonou o recurso.

Com informações: 9to5Mac.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Santos

Sim, e no Samsung Experience puxando com um dedo também.

nice guy

Puxar com dois dedos também funciona

Bruno Sousa
Vinícius

Eu tô naquela: se tiver eu uso, se não tiver não sinto falta...então pra mim, folhas...

Julian Albretch ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

se voce tivesse o minimo conhecimento, saberia que o haptic touch (presente no XR) faz pratimanete a mesma coisa ( sem a vibraçao tatil) ou seja: quem tem vai continiar usando< quem não tem vai passar a ter uma versao sem o mecanismo que vibra>

Marco Antonio

eu gosto.
Mas concordo que segurar sempre me pareceu um opção melhor ja que poderia implementar nos antigos também.
porém, gosto sim.

Alessandro

Como assim, pensei que fosse um leitor de digitais com um nome diferente

Filipe Espósito

Nem todos. O Peek & Pop não tem como ser substituído. Como ele você pressiona a tela com intensidade média para pré-visualizar um conteúdo e pressiona com mais força ainda para abrir esse conteúdo ou solta o dedo para voltar na tela anterior. O Long Press só permite expandir essa prévia e ficar travado nela. Tanto pra voltar quanto para abrir o conteúdo você tem que tocar novamente na tela. No dia a dia o 3D Touch facilita justamente porque você faz tudo só ajustando a força do toque, sem tirar o dedo dali. Sem contar que o comando é executado na hora porque não depende de “espere x segundos com o dedo na tela para reproduzir essa ação”. Apertou forte, acontece.

Jhon

Multitarefa, peek and pop, menu contextual dos ícones, selecionar texto com o trackpad no teclado.

André G

Única usabilidade real que vi foi em jogos de tiro, onde para atirar você aperta mais forte, sem ter que clicar no ícone de atirar. A maioria dos atalhos pode muito bem ser acessada mantendo o dedo no local por menos de um segundo.

André G

A grande maioria desses atalhos podem ser acessados com um "manter pressionado" o dedo. Não precisariam necessariamente do hardware do 3D touch.

André G

Mas esses atalhos poderiam ser acessador por um simples "manter pressionado" como é no XR?

Filipe Espósito

Mas é bem útil sim. Estou no iOS 13 e já sinto falta de vários atalhos, infelizmente.

Buldego

Mas já é assim há uns bons anos.

Daniel R. Pinheiro
...sei nem o que eh mexer no telefone sem ele


Vai ter que aprender, então kkkk´

Exibir mais comentários