Início » Aplicativos e Software » Spotify Lite é oficial: versão tem só 10 MB e economiza dados móveis

Spotify Lite é oficial: versão tem só 10 MB e economiza dados móveis

Disponível apenas para Android, Spotify Lite foi lançado no Brasil e outros 35 países

Por
09/07/2019 às 10h37

Depois de um ano em fase beta, o Spotify Lite chegou à versão final. O aplicativo foi lançado oficialmente nesta terça-feira (9) com o objetivo de atender a usuários que usam smartphones Android de baixo custo. A principal diferença em relação ao app tradicional é a simplificação: o arquivo de instalação da versão Lite tem apenas 10 MB.

Spotify Lite

O Spotify Lite foi desenvolvido para ser econômico no consumo de recursos. Além de ocupar menos espaço de armazenamento, o app foi otimizado para exigir pouco processamento e funcionar com conexões lentas à internet. O usuário pode inclusive configurar um limite de tráfego (de 250 MB a 3 GB por mês) para não ficar sem franquia em seu plano de dados.

Apesar da simplificação, o Spotify diz que a versão Lite mantém 90% das funcionalidades do aplicativo original. Ao abrí-lo, o app mostra as músicas que você escutou recentemente (a não ser que você seja um novo usuário) e, logo abaixo, lista as playlists geradas automaticamente, incluindo o radar de novidades e as descobertas da semana.

As playlists criadas ou seguidas por você aparecem na guia Favoritos. Aqui dá para perceber uma das mudanças em relação à primeira versão do Spotify Lite: ao contrário desta, a atual permite a criação de playlists, bem como possibilita o download delas para reprodução offline — é possível limpar o cache e excluir downloads rapidamente nas configurações se faltar espaço no celular.

Por outro lado, o Spotify Lite não tem uma área específica para podcasts. Outra restrição: o app possui uma quantidade bem mais limitada de recomendações na guia inicial e de configurações.

Spotify Lite - configurações

A qualidade sonora vem configurada como Básica, mas é possível mudá-la para Normal, Alta ou Altíssima nas configurações. É claro que, quanto maior for a qualidade, mais dados serão baixados e mais armazenamento será usado.

O Spotify Lite foi pensado principalmente para países emergentes, por isso, está sendo disponibilizado em apenas 36 mercados, entre eles, África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Egito, Índia, Indonésia e Malásia.

É necessário ter o Android 4.3 ou superior. O aplicativo está disponível no Google Play e funciona tanto com contas gratuitas quanto com contas Premium.

Ao TechCrunch, um representante da companhia informou que não há planos de lançamento de uma versão do Spotify Lite para iOS.

Mais sobre: ,