Início » Aplicativos e Software » Spotify Lite é oficial: versão tem só 10 MB e economiza dados móveis

Spotify Lite é oficial: versão tem só 10 MB e economiza dados móveis

Disponível apenas para Android, Spotify Lite foi lançado no Brasil e outros 35 países

Emerson Alecrim Por

Depois de um ano em fase beta, o Spotify Lite chegou à versão final. O aplicativo foi lançado oficialmente nesta terça-feira (9) com o objetivo de atender a usuários que usam smartphones Android de baixo custo. A principal diferença em relação ao app tradicional é a simplificação: o arquivo de instalação da versão Lite tem apenas 10 MB.

Spotify Lite

O Spotify Lite foi desenvolvido para ser econômico no consumo de recursos. Além de ocupar menos espaço de armazenamento, o app foi otimizado para exigir pouco processamento e funcionar com conexões lentas à internet. O usuário pode inclusive configurar um limite de tráfego (de 250 MB a 3 GB por mês) para não ficar sem franquia em seu plano de dados.

Apesar da simplificação, o Spotify diz que a versão Lite mantém 90% das funcionalidades do aplicativo original. Ao abrí-lo, o app mostra as músicas que você escutou recentemente (a não ser que você seja um novo usuário) e, logo abaixo, lista as playlists geradas automaticamente, incluindo o radar de novidades e as descobertas da semana.

As playlists criadas ou seguidas por você aparecem na guia Favoritos. Aqui dá para perceber uma das mudanças em relação à primeira versão do Spotify Lite: ao contrário desta, a atual permite a criação de playlists, bem como possibilita o download delas para reprodução offline — é possível limpar o cache e excluir downloads rapidamente nas configurações se faltar espaço no celular.

Por outro lado, o Spotify Lite não tem uma área específica para podcasts. Outra restrição: o app possui uma quantidade bem mais limitada de recomendações na guia inicial e de configurações.

Spotify Lite - configurações

A qualidade sonora vem configurada como Básica, mas é possível mudá-la para Normal, Alta ou Altíssima nas configurações. É claro que, quanto maior for a qualidade, mais dados serão baixados e mais armazenamento será usado.

O Spotify Lite foi pensado principalmente para países emergentes, por isso, está sendo disponibilizado em apenas 36 mercados, entre eles, África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Egito, Índia, Indonésia e Malásia.

É necessário ter o Android 4.3 ou superior. O aplicativo está disponível no Google Play e funciona tanto com contas gratuitas quanto com contas Premium.

Ao TechCrunch, um representante da companhia informou que não há planos de lançamento de uma versão do Spotify Lite para iOS.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ed. Blake
Ele tem a função de podcasts, só não tem uma guia específica para isso como o app padrão.
Vinicius Duarte
Exato!!! Tenho tantas playlists que separei ela em pastas. Não tem como organizar essas pastas pelo app e isso me deixa louco.Além que antigamente as playlists ficavam na ordem que eu coloquei na versão desktop, agora a ordem é a playlist tocada por último, tnc.Não sei porque mudam isso! Se for mudar, então deixe o usuário escolher como quer.
Máxon
Estava em beta
Nossa exatamente. Quando fico offline demora um seculo pro spotify perceber isso e ele nao me mostra as minhas playlist offline (musicas que eu baixei).Incrível como não corrigem isso e a reclamação é geral quando leio em fórum.
Valdir Casotti
Rodar os programas de espionagem pesa né mark....
Thiago Silva
Não tenho problema com o Lite, claro, ele não tem aquele monte de firulas do apk normal mas se for para o básico, ri dos memes e dá haha, dá pra usar tranquilo.
Anayran Pinheiro
Não ter a função de podcast é o que me mantém na versão Full, assim que houver suporte a podcast vou para a versão lite sem pensar.
小岩井
O que eu não consigo entender tbm é o motivo pelo qual algumas funções do desktop até hoje não foram disponibilizadas no celular, como mudar foto de perfil, colocar imagem personalizada nas playlists, ver o que os amigos estão ouvindo...Simplesmente não faz sentido não existir isso na versão normal de celular tbm. Spotify é ótimo, mas tem umas coisas horríveis que incomodam
小岩井
Achei muito boa essa versão oficial, corrigiram alguns problemas como não conseguir adiantar as músicas, mas ainda falta ter uma opção pra visualizar todos os albuns dos artistas em uma lista igual ao normal ao invés dessa lista de deslize lateral (que ainda por cima fica fora da ordem de lançamento)
Vinicius Duarte
É incrível como o Spotify consegue piorar o app a cada dia que passa. A lerdeza do aplicativo me incomoda demais (quando vou fazer uma pesquisa... meu deus), então pelos poucos minutos com a versão Lite já me deu uma ótima impressão de rapidez. A mudança estética é ok mas as funcionalidades estão cada vez mais complicadas.Por exemplo, tenho um S9+ e a tendência do mercado são essas telas compridas, então o simples fato de procurar uma música numa playlist se torna algo chato: você tem que ir no 3 pontinhos lá em cima no canto da tela e procurar numa lista extensa "Procurar nessa playlist". Antigamente era muito mais fácil, bastava arrastar para baixo que o campo de busca aparecia.Dentre outras pequenas coisas que me irrito mas não estou lembrado agora. Mas fico feliz por estarem abraçando os podcasts, fazendo que muitas pessoas novas conheçam o formato. Utilizo o Addict há anos e já me acostumei com ele, então nem olho para o Spotify. Mas o tanto de gente que agora pelo menos sabe o que é aumentou bastante.
Jefferson Rodrigues
WhatsApp está ficando pesado igual a ele. Basta comparar o tamanho dele com o telegram, que é bem mais leve oferecendo mais funções.
Vegeta humilde
Agora o spotify pode adicionar o controle de volume pelo app do glaxy watch (por algu motivo não se ajusta volume se usar o app do cel, e não o do relógio).
Eduardo Braga
Sabe se acontece com o Facebook Lite também?
Gedson Junior
Eu quero é uma versão decente pro iPad!!
Eduardo Braga
Deviam dar uma atenção maior ao app principal também em questão de velocidade. E o app pra Windows pqp!!
Eduardo Braga
Não tava em beta. Só não tava disponível nesse vários países, pelo que entendi.
Eduardo Braga
Quando eu tinha android, era só excluir o app do facebook que o celular parava de travar. Era muito esquisito.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
App do Facebook é um monstro que devia ser banido.
Jefferson Rodrigues
Deveria ser obrigatório todo APP ter uma versão leve. Baixei o APP do Facebook e ele estava consumindo cerca de 300mb de memória RAM. Um absurdo! Removi ele na hora!Por isso que tantas pessoas reclamam de travamentos no smartphone.
Ricardo - Vaz Lobo
Meu Nokia 530 tem um Spotify Lite distribuído por Spotify AB. É (era) beta?