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PlayStation 5: Sony registra design de novo controle DualShock

Novo controle da Sony pode ser DualShock 5 com porta USB-C e microfone; PS5 será lançado no final de 2020

Felipe Ventura Por

A Sony registrou no Japão o design de um novo controle que poderia vir com o PlayStation 5: ele é semelhante ao DualShock 4 do PS4, mas tem conectividade USB-C e um furo que pode ser usado para um microfone. O "DualShock 5" será lançado junto ao console no final de 2020.

Sony PlayStation 5 DualShock

O novo acessório foi registrado no INPIT, órgão de propriedade intelectual no Japão. Ele é bem parecido com o DualShock 4: encontramos aqui o controle direcional, os gatilhos, dois analógicos com um botão PlayStation no meio, e o que parece ser um touchpad.

O design da Sony também possui um furo abaixo do botão PlayStation, que pode ser um microfone integrado — tal como o Stadia Controller, que é integrado ao Google Assistente. Os desenhos mostram que o novo acessório virá com uma porta USB-C na traseira, mas perderá a barra de luz.

Vale notar que a Wired experimentou o protótipo do controle do PlayStation 5: ele era muito semelhante ao DualShock 4, mas tinha conectividade USB-C e um furo na superfície — assim como no design registrado pela Sony. Claro, ela poderia fazer modificações ao longo dos próximos meses, então o acessório do PS5 talvez seja diferente do que vemos aqui.

Sony PlayStation 5 DualShock

PS5 terá controle com gatilhos adaptativos

A empresa não confirma o nome "DualShock 5", mas já revela algumas novidades: ele pode ser usado com ou sem fios, tem bateria com maior capacidade, e traz motores de feedback háptico que dão uma experiência semelhante à de smartphones.

Além disso, o controle do PS5 terá gatilhos adaptativos, que podem ser programados para oferecerem diferentes sensações de tato — quando o personagem desliza no gelo ou cai na água, por exemplo.

O usuário gofreak do fórum ResetEra comparou as imagens do "DualShock 5" com o registro de design do DualShock 4:

Com informações: The Verge, Ars Technica.

Comentários

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gabriel
Nesse caso a linha tracejada tem a mesma função (na prática) do desenho técnico "comum". Mas no desenho apresentado não parece ser esse o caso.
davi koscianski vidal
Sem contar que o hardware da Nintendo normalmente é inferior.Xbox e PS focam em melhorar o hardware e manter a fórmula.A Nintendo fala "foda-se essa merda" e inventa outra impressora de dinheiro.
Zanac_Compile
Hehehehe....NINTENDO é um caso a parte....NINTENDO é pura jogabilidade acima de tudo....Fora da curva.Wii foi o videogame mais sensacional que vi desde o ATARI 2600. Pura jogabilidade, inovação ao extremo.Switch foi pensar completamente fora da curva, surpreendeu todo o mercado.Bom, meus únicos videogames comprados foram Atari 2600, Wii e Switch. O resto é mais do mesmo.
davi koscianski vidal
Aí você tá ignorando Nintendo 64, Nintendo Wii e Nintendo Switch, pra ficar nos óbvios.
davi koscianski vidal
"Novo"... rsrs
johndoe1981
Comentário bastante informativo 👍
johndoe1981
This. Eu acho nem um pouco ergonômico a alavanca esquerda lá em cima no controle do X1. Eu tenho um controle no estilo do DualShock (Logitech F710), e a ergonomia é quase perfeita.
Love
Já baixei o brilho pelo software, e não adiantou nada...E fazendo pelo hardware, tive o mesmo resultado do pelo software kkkJá abri o controle uma vez para trocar os botões do analógico, e não mudou nada... A única coisa que tô sentindo muuuita diferença, é desligando a função de vibração dentro dos menus dos jogos, em jogos de corrida e FPS, meu controle durava no máximo umas 4 horas, agora consigo jogar quase 3 dias tranquilo.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Por software: diminuir o brilho do led.Por hardware: desligar o ledEu desliguei pq abri o controle para arrumar as alavancas, mas não acho que vale o risco e o trabalho se o controle estiver funcionando bem.
Love
Via software ou via hardware?
Love
Sim, no FIFA quando estou jogando com 4 controles, os leds são ótimos para saber quem é quem no jogo, mas isso é uma ocasião muuuuito específica e que dificilmente rola.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Tem que melhorar a qualidade das alavancas.Não sei se sou muito bruto, mas já tive que trocar 3x.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Mas dá pra desativar o led.
Alex Edelweiss
D+, valeu mesmo por compartilhar isso!
LekyChan
o led costuma ser só para identicar qual player vc é, e serve para alguns jogos que usam o sensor de movimento
Leumas Ninguem
Se colocar uma bateria de 3000mAh aí simOdeio pilhas, porém no Xbox elas duram mais pois a bateria do DS4 é uma vergonha (800mAh)
Leumas Ninguem
Nada verAli é o local certoErrado é do Xbox, não consigo me acostumar com aquilo tudo torto
Lucas Santos
Por que mudar o que funciona?
Love
Será que esse Led finalmente vai morrer?Sei que ele é muito lindo é tal... Mas se tivesse pelo menos uma opção de desativar ele.Tô jogando Death Stranding faz dias, e até hoje não sei a cor que esse Led fica enquanto jogo, e nem sei se ele interage com alguma ação do jogo kkkk
Nathan
Continua com o analógico esquerdo na posição errada
David
Existem 5 tipos de linhas que são utilizadas na criação de desenhos para patentes, são elas: as sólidas (contínua), as fantasmas (traço-ponto-ponto-traço), as projetadas (traço-ponto-traço), as ocultas (tracejado ou somente pontilhado) e as "limitadoras" (traço-ponto-traço). Cada uma delas representa etapas diferentes dentro do processo de autenticação da patente:- As linhas Sólidas representam as partes "aprovadas" ou finais de um projeto;- As linhas Fantasmas representam as partes "reprovadas" ou em fase de desenvolvimento de um projeto;- As linhas Projetadas representam as partes móveis ou "ejetáveis" de um projeto;- As linhas Ocultas são utilizadas para deixar claro todas as camadas do desenho, demonstrando, por exemplo, partes que podem se sobrepor, e assim, ter assegurado os diretos de todos os detalhes do projeto, afim de evitar problemas judiciais e de copyright. As linhas ocultas são geralmente confundidas com as linhas fantasmas e projetadas, mas seus estilos e objetivos são totalmente distintos;- As linhas Limitadoras são pouco usadas em desenhos para patentes, mas servem para separar as partes "aprovadas" das partes "reprovadas" de um determinado projeto. Devido a seu traço ser igual às linhas projetadas, eventualmente existe confusão entre as duas.
Zanac_Compile
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gabriel
alguém tem ideia do motivo desses desenhos de patente japoneses usarem linhas pontilhadas?
gabriel
alguém tem ideia do motivo desses desenhos de patente japoneses usarem linhas pontilhadas?