Onde fica o botão R3 no PS4?

Descubra onde fica o botão R3 no PS4, e saiba como ele e o similar L3 são usados nos mais diversos jogos do console da Sony

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
Controle DualShock 4 (Imagem: Farley Santos/Flickr)
Controle DualShock 4 (Imagem: Farley Santos/Flickr)

O botão R3 no PS4, bem como o similar L3, são os menos evidentes do DualShock 4, o controle oficial do console da Sony. Eles são usados para desempenhar funções bem específicas em jogos, mas ambos são bastante úteis. Descubra onde ficam o R3 e o L3 no PS4, e como esses botões “escondidos” são usados em jogos do console.

Onde fica o botão R3 no PS4?

O botão R3 do PS4 e sua contraparte, o botão L3, são os menos óbvios do controle DualShock, mas estão presentes desde a primeira versão do controle, que foi lançado em 1997 para o PlayStation original, e também no DualSense, o controle do PS5.

Isso acontece porque eles são os únicos que não têm nenhum tipo de identificação no controle, como nomes ou símbolos, mas, ainda assim, estão lá. Tratam-se dos dois controles analógicos, que podem ser pressionados como botões comuns.

Posição dos botões R3 e L3 no controle DualShock 4 (Imagem: Reprodução/Sony)
Posição dos botões R3 e L3 no controle DualShock 4 (Imagem: Reprodução/Sony)

Qual é a função do R3 e L3?

Os botões R3 e L3 possuem funções específicas dentro de games, sendo mais usados em títulos de ação ou tiro em primeira pessoa.

Em geral, o botão R3 pode ser usado para ou centralizar a câmera na posição original, visto que o analógico direito é geralmente empregado para movimentar a visão, ou para executar um ataque corpo a corpo a curta distância, como um soco ou uma coronhada com uma arma.

O botão L3, por sua vez, está relacionado ao movimento, já que o analógico esquerdo costuma ser usado para mover o personagem em jogos. Assim, o L3 é mapeado em jogos de ação para acionar uma corrida, que é mantida pelo jogador movimentando a alavanca.

Em Destiny 2, é possível usar um ataque corpo a corpo com o botão R3 (Imagem: Reprodução/Bungie)
Em Destiny 2, é possível usar um ataque corpo a corpo com o botão R3 (Imagem: Reprodução/Bungie)

O botão R3 também tem outra função, ligada ao teclado virtual do PS4. Ao pressioná-lo, o modo de movimentação muda do direcional para o sensor de movimentos do DualShock 4, basta movê-lo para os lados para posicionar o cursor sobre a letra desejada e confirmar com o botão “X”.

Ainda que usar o direcional para navegar pelas letras seja mais prático, é sempre bom ter opções a mais.

Teclado virtual do PS4 (Imagem: Reprodução/Sony)
Teclado virtual do PS4 (Imagem: Reprodução/Sony)

É importante lembrar que a função do PS4 em jogos pode variar de um título para outro, assim, é aconselhável verificar a configuração padrão dos controles em cada jogo.

Com informações: PlayStation.net.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados