O que é a Tempest 3D AudioTech do PlayStation 5?

Conheça mais sobre o mecanismo nativo para áudio 3D no PlayStation 5 e como ele promete aumentar a imersão nos jogos

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 11 meses
Headset Pulse 3D para PS5 (Imagem: Divulgação/Sony)
Headset Pulse 3D para PS5 (Imagem: Divulgação/Sony)

O novo console da Sony traz vários upgrades em desempenho de hardware, em relação ao antecessor PlayStation 4. Por isso, é natural que a qualidade do áudio 3D do PlayStation 5 também receba destaque. Conheça a Tempest 3D AudioTech, um mecanismo nativo do PS5 para sons mais imersivos.

O que é a Tempest 3D AudioTech

Tempest 3D AudioTech, segundo a própria Sony, é um recurso nativo do PlayStation 5 para gerar áudio em 3D. A fabricante garante, com a tecnologia, maior imersão nas gameplays graças a sons de alta qualidade – especialmente por conta do áudio 3D personalizado em headsets compatíveis com o PS5.

Mas como esse áudio 3D melhora a gameplay?

Uma das vantagens do áudio em três dimensões é a possibilidade de trabalhar com o recurso de palco sonoro, disponível em headsets compatíveis com esta tecnologia. Basicamente, o palco sonoro permite ao jogador ter uma melhor noção espacial a sua volta. Em jogos de tiro, por exemplo, isso é de grande ajuda para “pressentir” a aproximação de um inimigo.

No PlayStation 5, ainda de acordo com a Sony, a forma como o áudio 3D será usado pode variar de jogo para jogo e depende das decisões em mecânicas de jogabilidade dos próprios desenvolvedores.

Sendo mais explorado e otimizado por determinado tipo de jogo em detrimento de outro, o áudio em 3D estará presente em todos os games do PlayStation 5, garante a Sony. Claro que isso depende do jogador estar usando um headset com este suporte, como mencionado antes. O mecanismo Tempest 3D AudioTech promete uma dimensionalidade extra até mesmo em games baseados em canais.

Como os recursos de áudio, de forma geral, estão mais avançados no PlayStation 5 do que no PS4 espera-se que os desenvolvedores criem novas e diferentes formas de integrar o som à imersão da gameplay.

Quais headsets são compatíveis com áudio 3D no PS5?

É claro que a primeira opção, dada pela Sony, para tirar melhor proveito do áudio 3D no PlayStation 5 é o próprio headset da casa, ou seja, o Pulse 3D (sem fio). O fone tem dois microfones com cancelamento de ruídos e controles de acesso nas próprias conchas auriculares.

A boa notícia é que você também pode experimentar o Tempest 3D AudioTech com algum headset estéreo compatível com áudio 3D que já tenha. É possível usá-lo tanto pela conexão USB do console ou conectando-o pela entrada de 3,5 mm do controle DualSense.

Como cada pessoa percebe os sons de formas diferentes, o PS5 traz também um conjunto de perfis de áudio para atender melhor cada tipo de jogador.

Por enquanto, o áudio 3D no PS5 é apenas possível por meio de headsets. A Sony, no entanto, não descarta a possibilidade de dar suporte ao recurso para alto-falantes de TV no futuro.

Com informações: PlayStation Blog

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados