PlayStation VR: conheça os jogos e veja se vale a pena comprar

Boa leitura para quem está pensando em comprar o óculos de realidade virtual exclusivo para o PlayStation 4

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

O PlayStation VR é a aposta da Sony em jogos de realidade virtual. O óculos foi lançado exclusivamente para PS4 em outubro de 2016 e, segundo a companhia, vendeu mais de 2 milhões de unidades um ano depois.

Ao contrário de seus principais concorrentes como HTC Vive e Oculus Rift, o PlayStation VR não exige um equipamento poderoso e caro para funcionar, ainda que o PlayStation 4 não seja um console tão barato no Brasil.

PlayStation VR: especificações técnicas

Com uma tela OLED de 5.7 polegadas rodando em até 120 quadros por segundo, o PS VR pode exibir tantos jogos em realidade virtual quanto jogos tradicionais do PS4 em resolução 1080p.

Por meio de uma unidade de processamento externa, o PS VR pode exibir imagens tanto na tela do óculos quanto na TV ao mesmo, mostrando uma imagem espelhada do PS VR na televisão ou outra completamente diferente para jogos competitivos ou cooperativos.

O PS VR também conta com uma entrada de áudio 3.5mm para fone de ouvido e microfone, processamento de áudio 3D, além de suporte a conteúdo HDR. No Brasil, o bundle com dois controles de movimento, uma PlayStation Camera e o game PlayStation VR Worlds custa, oficialmente, R$ 2.749, mas os preços podem variar entre as lojas.

PlayStation VR: principais jogos

Entre os principais jogos lançados para o PS VR estão algumas franquias de peso, como Resident Evil e Gran Turismo, mas a biblioteca ainda conta com uma grande quantidade de demonstrações e jogos experimentais.

Nos casos de Resident Evil 7, Gran Turismo Sport, e The Elder Scrolls V: Skyrim VR, eles não são apenas versões VR, mas sim os mesmo jogos lançados para o PS4 com a possibilidade de serem jogados em realidade virtual.

Já jogos como Batman: Arkham VR, Superhot VR, Doom VFR, e Until Down: Rush of Blood são jogos de realidade virtual exclusivos ou com versões para o PlayStation VR, aproveitando elementos de jogos já lançados para o console para criar novas experiências em realidade virtual.

O gadget também conta com novos games criados exclusivamente para ele, como Moss, um jogo de aventura onde a protagonista é uma carismática ratinha, e The Lost Bear, um game estilo plataforma que mistura cenários 2D com ambientes em realidade virtual.

Franquias famosas em outras mídias, como cinema e séries animadas, também possuem jogos para o PlayStation VR. Em Star Wars Battlefront: X-Wing VR Mission, o jogador pode pilotar a icônica nave da saga. Já em Rick and Morty: Virtual Rick-ality, o jogador pode assumir o papel dos personagens principais da série em vários minigames.

Também há jogos de tiro, corrida, plataforma, aventura, terror, e várias outras categorias favoritas dos gamers.

A lista de jogos para o PlayStation VR é grande e continua crescendo. De acordo com a Sony, até março de 2016 havia cerca de 230 desenvolvedores trabalhando em títulos para o PS VR. Vale lembrar que alguns jogos exigem a utilização da PlayStation Camera e de um ou mais controles de movimento (o PS Move); portanto, é sempre bom verificar os requerimentos primeiro.

Se você é dono de um PlayStation 4 ou de um PS4 Pro e não quer montar um computador poderoso para experimentar as possibilidades da realidade virtual (além de ter o dinheiro pra isso), o PS VR pode ser uma boa compra. Se não, vale a pena esperar um pouco mais até a tecnologia se tornar mais popular. Afinal, ainda há muitos jogos bons para serem jogados da maneira “tradicional”.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados