Apesar de serem populares mundialmente, os videogames costumam ter barreiras para muitas pessoas com deficiência. A maioria dos jogadores não percebe, mas uma interface que exige duas mãos e uma certa velocidade para controlar diversos botões não é tão simples.
O que é o TalkBack? Saiba como funciona no Android
Para fazer com que mais pessoas estejam aptas a jogar, a Microsoft criou o Xbox Adaptive Controller, um periférico adaptado com suporte para Xbox One e Windows 10. Ele foi projetado para parear com outros dispositivos voltados para pessoas com deficiência.
O objetivo da Microsoft é que o controle sirva de base para atender às necessidade de diferentes perfis de jogadores. Ele conta com 19 entradas de 3,5 mm, que servem para conectar dispositivos como pedais e botões de outros tamanhos, por exemplo.
O Xbox Adaptive Controller também possui duas entradas USB que dão a opção de substituir os botões analógicos com outro dispositivo.
Ele é reconhecido como um controle padrão do Windows 10 e do Xbox One. Por isso, é compatível com qualquer jogo disponível para essas plataformas.
Como lembra o Polygon, fabricantes de consoles e produtoras de jogos avançaram alguns passos nos últimos anos com relação à acessibilidade. No entanto, a maior parte desse trabalho costumava ser deixado para acessórios fabricados por terceiros.
O anúncio realizado pela Microsoft é, possivelmente, o mais forte devido ao tamanho da empresa, e pode levar ao desenvolvimento de soluções desse tipo por outras companhias.
O Xbox Adaptive Controller deve chegar às lojas dos Estados Unidos ainda este ano por US$ 99.
Com informações: Polygon.