Como desativar a conta PSN de outro PS4

Saiba como desativar a conta PSN de outro PS4, para quando você não mais possui o console e precisa ativar um novo sistema

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
PS4 e controle DualShock 4 (Imagem: InspiredImages/Pixabay)
PS4 e controle DualShock 4 (Imagem: InspiredImages/Pixabay)

O PS4 possui um recurso chamado conta principal, que permite ativar um console e oferecer benefícios a todos os usuários. No entanto, caso você venda o console sem desativar a conta, não poderá ativá-la em outro sistema sem usar um método bem radical. Aprenda a seguir como desativar conta PSN de outro PS4.

Vai vender o PS4? Desative a conta PSN antes

Quando você entra em um PS4 com sua conta da PSN pela primeira vez, o console é automaticamente ativado como seu sistema principal. O recurso permite uma série de vantagens, como permitir que outras contas de usuário acessem os jogos que a conta principal adquirir ou usufruam de vantagens da PS Plus, caso o dono da conta principal seja assinante.

Um PS4 suporta várias contas principais de diferentes usuários, mas cada usuário só pode ativar um PS4 por vez como principal em sua própria conta da PSN.

Só que há um porém: caso o dono queira se desfazer do PS4, ele terá que desativar a conta principal antes, no próprio console. Caso ele não faça isso e execute a restauração de sistema, não poderá ativar outro PS4 como principal. Cada usuário que ativou a conta deverá desativá-la separadamente.

Como desativar conta PSN de outro PS4

Mesmo que você não mais possua o PS4 e tenha esquecido de desativar a conta da PSN no console, ainda é possível fazê-lo, mas o método é um pouco radical.

O site da Sony possui uma opção unificada de desativação de sistemas, que não separa o recurso por plataforma, mas ao invés disso, desativa a conta em todos os sistemas PlayStation que suportam login da PSN (PS3, PS4, PS5, PSP e PS Vita) e que estejam ativos.

Veja como fazer:

Página de gerenciamento da conta PSN (Imagem: Reprodução/Sony)
Página de gerenciamento da conta PSN (Imagem: Reprodução/Sony)
  1. No navegador, acesse store.playstation.com;
  2. Faça login com seus dados da conta da PSN;
  3. Clique no seu avatar e depois em “Configurações da conta”;
  4. Clique em “Gerenciamento de dispositivos”, “Consoles PlayStation”;
  5. Clique em “Desativar todos os dispositivos” e confirme.

Feito isso, sua conta da PSN será desativada de todos os consoles PlayStation que você possuir ou dos que você não tem mais e esqueceu de fazê-lo. Para os sistemas que você possui, será preciso reativar a conta.

Como desativar localmente

Para evitar transtornos do tipo, ao ter que desativar a conta da PSN em todos os seus sistemas PlayStation por causa de um PS4 que você não mais possui, é importante lembrar de fazê-lo localmente, antes de vender ou doar o sistema.

Veja como:

Tela de ativação do PS4 (Imagem: Reprodução/Sony) / Como desativar conta PSN de outro PS4
Tela de ativação do PS4 (Imagem: Reprodução/Sony)
  1. No PS4, selecione “Configurações”, “Gerenciamento da conta”, “Ativar como seu PS4 principal”;
  2. Selecione a opção “Desativar” e confirme.

E pronto.

Com informações: PlayStation.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados