Como excluir uma conta do PS4 [Perfil de Usuário]

Aprenda como excluir uma conta do PS4 e remova perfis de usuários que não têm mais acesso ao console, para dar lugar a outros

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
PS4 (ao fundo) e controle DualShock 4 (Imagem: Mélanie THESE/Unsplash)
PS4 (ao fundo) e controle DualShock 4 (Imagem: Mélanie THESE/Unsplash)

O PS4 permite usar contas de usuário, perfis ligados à conta da PSN, para acessar no console os jogos e saves de um jogador. É possível usar várias delas ao mesmo tempo em um só aparelho, e contas que não são mais usadas podem ser removidas para dar lugar a outras. Confira o processo de como excluir uma conta do PS4 a seguir.

Por que excluir?

Há uma série de motivos para excluir uma conta do PS4, desde eliminar um perfil de uma pessoa que não mais tem acesso ao console, restringir o uso por quem você não deseja que o use, ou mesmo para limitar o uso de contas secundárias de uma mesma pessoa.

Por padrão, apenas usuários principais, que ativaram o PS4 na sua conta da PSN, podem criar e apagar perfis de usuário do console. Um mesmo console pode ter vários perfis definidos como principal ao mesmo tempo, mas cada usuário só pode ter um PS4 ativo na conta da PSN por vez.

Como excluir uma conta no PS4

O processo de excluir uma conta do PS4 apaga não apenas o perfil, mas todos os dados relacionados a ele, incluindo jogos e saves. Dependendo da situação, é interessante fazer backup das informações antes de começar.

Veja como fazer para excluir um perfil.

Tela de gerenciamento de usuários do PS4 (Imagem: Reprodução/Sony) / Como excluir uma conta do PS4
Tela de gerenciamento de usuários do PS4 (Imagem: Reprodução/Sony)
  1. Acesse “Configurações”, “Configurações de login”, “Gerenciamento de usuários”;
  2. Selecione a opção “Excluir usuário”;
  3. Mova o cursor para a conta no PS4 a ser excluída e aperte o botão “X”;
Tela de exclusão de usuário do PS4 (Imagem: Reprodução/Sony) / Como excluir uma conta do PS4
  1. Clique em “Excluir” e na tela seguinte, clique em “Sim” para confirmar;
  2. A conta será excluída.

Excluir uma conta no PS4 apaga do console todos os dados salvos do perfil, como jogos adquiridos pela conta, saves, capturas de tela e videoclipes, e o PS4 será desativado como console principal, caso o usuário o tenha ativado em sua conta da PSN.

O procedimento não apaga a conta da PSN, que continuará acessível ao usuário para usá-la em outros consoles, como o PS5 ou outro PS4.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados