Início » Negócios » Nubank pede que clientes não usem carteiras digitais para adiar fatura do cartão

Nubank pede que clientes não usem carteiras digitais para adiar fatura do cartão

Clientes do Nubank usam Mercado Pago ou PicPay para fazer depósito na NuConta ou pagar fatura com limite do cartão de crédito

Felipe Ventura Por

Alguns clientes do Nubank estão usando um truque para adiar o pagamento da fatura sem ficarem sujeitos a juros: eles recorrem a carteiras digitais como Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay para quitar o boleto da fatura com o próprio limite do cartão de crédito. Outros fazem isso para depositar dinheiro na NuConta. A fintech diz que isso pode ser considerado indevido e pode levar ao cancelamento do cartão.

Nubank

Carteiras digitais permitem que você cadastre um cartão de crédito para fazer recarga de celular ou cartão de transporte, realizar pagamentos via QR Code em lojas físicas, e quitar boletos — às vezes com benefícios como desconto ou cashback.

Elas também deixam cadastrar um cartão de crédito do Nubank para pagar a própria fatura do Nubank. Ao fazer o pagamento através de uma carteira digital, o usuário basicamente adia o valor para o mês seguinte sem incorrer em juros.

Há também quem use as carteiras digitais para depositar dinheiro do Nubank na NuConta, novamente através de boleto. O cliente faz o pagamento através de outro aplicativo usando o crédito do Nubank, e é feita a “transferência” para a NuConta — novamente sem pagamento de juros.

Nubank pode cancelar cartão de quem usa esses truques

Em comunicado, o Nubank avisa: “o uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na NuConta poderá ser considerado indevido e poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão”.

Os termos do Nubank estabelecem que o cartão pode ser cancelado se houver “utilização indevida que desrespeite qualquer condição presente neste Contrato”. A empresa também pode fazer o cancelamento “a qualquer momento e sem a necessidade de especificar o motivo”; neste caso, ela avisará o cliente por escrito com 5 dias de antecedência.

O Nubank não proíbe o uso de carteiras digitais, mas sugere que elas sejam utilizadas para outros fins, incluindo “pagamentos de contas de consumo como boletos de água, luz e telefone”.

Nubank cobra juros de até 14% no crédito rotativo

A fintech diz que emitiu esse alerta “pensando em evitar problemas e proteger o orçamento financeiro de nossos usuários”. Esses truques também comprometem o modelo de negócios da empresa: isso permite adiar a fatura sem pagar juros de crédito rotativo, que variam entre 2,75% e 14% ao mês dependendo do cliente.

Para algumas pessoas, a NuConta oferece empréstimo a uma taxa média de 4,13% ao mês. Ao pagar boletos de depósito da NuConta através de carteiras digitais, o usuário basicamente recebe um empréstimo a juro menor ou zero. Não tente fazer nada disso, ou seu cartão do Nubank pode ser cancelado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zephyr1an

ops, obrigado pela consideração da resposta :)

Thanara Corrêa

Por isso falei dos quesitos assegurados, eu tenho espólio de 3 terrenos, e 1 casa, 4 veículos (eu nem sabia da existência de alguns).
O meu foi um caso BEM específico, falecimento da minha mãe e irmã juntas em um acidente, eu era de menor, e meu pai fez o tal inventário, pelo fato de TODOS serem tanto pessoas físicas, quanto jurídica, todos tinham MEI ativo, *pai, mãe e irmã*, e posteriormente eu também... (por questão de investimentos) isso atrapalhou bastante o inventário, meu pai herdou várias dívidas de contratos jurídicos da minha mãe e irmã, quase falimos financeiramente falando.
Eu quando fiz 16 fui emancipada, por razões legais, abriu-se um MEI na época pra movimentação do "meu" dinheiro/herança, tranquilamente até meu pai falecer também, to com espólio de um monte de tranqueira que quero vender, e passar pra frente e por meios legais estou impossibilitada.

Financeiramente falando fiz umas más escolhas e decisões, perdi todos os meus fundos de reserva de criação/herdei, estou recuperando aos poucos.

Então algumas dívidas com estado/cond que nem você citou, herda sim, agora de banco/empréstimo essas coisas, depende do contrato que foi assinado. Ex um dos carros estava financiado sem seguro de dívida pessamista etc, morte no contrato (eu tinha uma cópia do contrato), ele que teve que ser pago (consultei um advogado de direitos bancários) caso contrário geraria busca e apreensão.

Mas a maioria não herda porque tem seguros embutidos que você as vezes nem sabe se não é paranoico com seus direitos e investimentos.

Atualmente estou processando 3 (Caixa, BB, e Itau) grandes bancos que não me forneceram o levantamento de valores das contas bancárias dos falecidos pós morte para por no inventário.

Meu pai faleceu em um domingo, atestado de óbito feito na segunda, via internet banking conferi o banco movimentando a conta dele e debitando divida de "serviços bancários", pós morte dele e não queriam permitir o encerramento da conta sem inventário.

Peço desculpa pelo texto longo, mas realmente pode ser herdado dívidas em casos bem específicos, mas existe essa possibilidade sim, isso que gostaria de salientar.

Gustavo Calanzani

Tem sim, ta no contrato da empresa

G_dd

Pelos comentários parece que poucos entenderam a situação. A empresa não quer que vc faça isso pq quer q paguem juros do rotativo. Na verdade a empresa quer é q os clientes tenham uma saúde financeira boa pra evitar calote. Rolar a dívida é um passo pra entrar no buraco e quem entra no buraco pode nunca mais pagar o q deve.

Guilherme Rezende Rehder

Se os erros dos 1% mais ricos fodem o país, e o governo joga o peso disso na gente, ao invés de devolver a patada, eu acho é certo tentar jogar o peso de volta nos 1%, não acho nem errado, não.

Swordfish

Então o velho da Havan e demais empresas são justificativas para minimizar nossos erros. Brasil sendo Brasil.

Thiago Calazans

Ele tá falando de, por exemplo, pagar R$ 50 (sai mais pq existe uma taxa de pagamento de boleto com cartão) com o Nubank no PicPay e ganhar 10 de cashback. Entram 50 na Nuconta e 10 ficam no PicPay, quando chegar a fatura é só pagar com esses 60. Não vira uma bola de neve.

zephyr1an

sem querer ofender, acho muito difícil acreditar nisso..

dei uma olhadinha no Quora, e as respostas que fazem mais sentido dizem que o espólio é quem paga as dívidas do falecido

se você herda um apartamento e o condomínio está em atraso, então você é responsável pela dívida, ou se herda uma casa com IPTU atrasado, mesmo caso, herda também a dívida

mas no geral, acho que dívida não se herda

por exemplo, a pessoa falecida tinha uma dívida de empréstimo contraído com um banco, duvido muito que essa dívida seja "herdada" pelos herdeiros; essa dívida vai ser paga pelo espólio, e se o espólio não for suficiente o banco vai ficar no prejuízo (e os herdeiros vão ficar sem herança)

Thanara Corrêa

Herda sim, se não for assegurado vem em inventário as dívidas também.
Experiencia própria!

Leo Loureiro

Sim, mas se eles cancelam o cartão do cliente eles ganham com o que? Ainda que os clientes façam essa maracutaia, eles utilizam o cartão ao longo do mês, ou seja, o Nu ainda recebe essas "taxas de transações ínfimas", mas se cancela o cartão desse cliente, o que eles ganham?

Jayson Silva

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Alessandro Okumura
isso me lembrou uma quadrilha que tinha vários cartões com limites super altos e que com isso ele ganhavam as milhas e revendiam as passagens e assim gastavam novamente no cartão, ganhando mais milhas e assim ia tinha vaaarios carros de luxo fora o dinheiro ganho com as milhas
Alessandro Okumura

isso me lembrou uma quadrilha que tinha vários cartões com limites super altos e que com isso ele ganhavam as milhas e revendiam as passagens e assim gastavam novamente no cartão, ganhando mais milhas e assim ia tinha vaaarios carros de luxo fora o dinheiro ganho com as milhas

usr123usr

:'(

Jayson Silva

É porquê você é burro.

Exibir mais comentários