Chips da Samsung prometem economizar bateria de fones wireless

A autonomia do Galaxy Buds+, que quase dobrou nesta geração, é fruto destes novos chips

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
samsung chip mua01 mub01

A Samsung divulgou detalhes de seus novos chips voltados para fones de ouvido completamente sem fios (TWS em inglês), o MUA01 e o MUB01. A dupla é extremamente pequena, faz o trabalho de diversos outros chips e estará disponível para outras fabricantes, mas fez sua estreia no recente Galaxy Buds+.

A dupla sempre trabalhará junta: o MUA01 vai no estojo que faz a recarga dos fones, enquanto que o MUB01, muito menor, fica dentro da placa em miniatura que está em cada um dos lados dos fones. A principal vantagem dos chips é a economia de energia, que no MUA01 consegue fazer o trabalho de 10 outros chips e o MUB01 elimina cinco chips.

No estojo, ter uma solução que é 10 em 1 faz o espaço ocupado por todo esse conjunto diminuir em 60%, o que faz a placa ser menor e assim sobra mais espaço para mais bateria. Nos fones a economia é de 50% do espaço anterior, com os mesmos benefícios e é por conta destes números que a autonomia dos Galaxy Buds+ quase dobrou de uma geração para a outra, aumentando quase nada do tamanho dos fones – nós notamos isso em nosso review.

samsung chip mua01 mub01 galaxy buds plus

No case, o MUA01 é o primeiro chip do mercado que suporta carregamento com ou sem fios ao mesmo tempo, no mesmo lugar. No caso de recarga sem fios, ele trabalha com o padrão Qi na versão 1.2.4. Por fim, ele também tem suporte para memória interna e isso significa que um firmware novo pode trazer funções novas – depende só do hardware suportar e da fabricante querer.

A produção em massa dos novos chips já está acontecendo e a Samsung não tem exclusividade em sua produção, o que significa que fones de ouvidos de marcas concorrentes podem tirar proveito das melhorias desta versão.

samsung mua01 e mub01 galaxy buds plus

Com informações: Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados