O sucesso – ainda que temporário – do Formspring levou os desenvolvedores do Facebook a pensarem em uma forma de integrar o recurso de perguntas e respostas à rede social. Como tudo na rede, um aplicativo vai ser o responsável por permitir que usuários façam perguntas para outros usuários. O nome? Facebook Questions, simples e fácil de gravar.

A função de enviar perguntas vai aparecer na caixa de atualização do Facebook. Além dos já tradicionais envios de atualizações com fotos, vídeos, links e notas, a opção Ask Question (Fazer pergunta) vai aparecer para alguns usuários, embora o Questions por enquanto esteja em fase de testes restrita.

Facebook Questions em inglês (Reprodução) | Clique para ampliar

Vai dizer que não é um copiar e colar do que o Formspring já oferece? Mas o Facebook agregou certas funcionalidades que o outro serviço não possui. Por exemplo, perguntas feitas no Facebook Questions poderão ser tageadas. Uma pessoa que queira saber qual a flor que nasceu no seu jardim também vai poder usar o Questions para perguntar sobre o assunto, com direito a incluir uma foto da planta – o que o Formspring definitivamente não permite.

Facebook Questions ainda poderá ser usado para enquetes, uma vez que permite que o usuário faça uma pergunta e deixa as possíveis respostas já marcadas, para que seus contatos escolham uma opção.

Como tudo no Facebook, o Questions poderá esbarrar na questão da privacidade: de acordo com a empresa, uma pergunta enviada por meio do novo recurso será visualizada por todos os usuários do Facebook e também ficará aberta para consulta na interwebs.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

todearaujo
O orkut já tem esse função em sua versão em inglês e indiano desde o fim de 2007, chama "Ask Friends". Esse mercado de perguntas&respostas tem crescido de forma absurda nos últimos tempos, vide Hunch e o Quora. Conhecem?
Hernani
Facebook virou agregador de outras mídias, pega o melhor de cada 1 e vai acrescentando
Hernani
O Formspring pode ser inútil para usuários, para empresas seria excelente, um tipo de mistura de FAQ e Fórum com contato direto com a Empresa
@bruno_gall
Ei! Eu uso Formspring!
Alexandre
Seria interessante, nao sei se é copia posis nao conheco o formspring. Agora, gerenciar perguntas e respostas a esmo com 500 milhoes de usuarios, comofaz? Será util certamente, quem nunca se referiu ao yahoo respostas pra tirar aquela duvidazinha???
Luciano Vieira
Eu concordo com o Thássius Veloso, que questiona: "Vai dizer que não é um copiar e colar do que o Formspring já oferece?" Agora eu quero ver se uma certa pessoa que sempre comenta aqui vai seguir a mesma linha de raciocínio utilizada no seu comentário num outro blog (http://meiobit.com/71118/panasonic-fones-ouvido-embalagem/#comment-401396) para afirmar, contrariando o autor do texto, que não se trata de cópia... Estou aguardando...
Kadu
E o caralivro vai virando uma colcha de retalhos: acrescenta aqui um pouquinho de Twitter, alí um pouquinho de Formspring, e assim vai...
Web Dicas
Na internet nada se cria, tudo se..
kylefurtado
Vamos ver se assim o inútil do Formspring se extingue de vez.
Rafael
O diferencial do Formspring: não precisa de conta e pode ser anônimo. Na verdade achei que esse Facebook Questions é mais parecido com as mudanças recentes no Ask.com que inclui uma comunidade de "respondedores" que podem ser experientes no assunto ou não, ou no já antigo Yahoo! Respostas...