Google vai evitar SMS em login com autenticação de dois fatores

Google irá priorizar autenticação de contas pelo celular em vez de envio de códigos por mensagens de texto (SMS)

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google anunciou mudanças na autenticação de dois fatores nesta terça-feira (16). A partir de julho, o login em contas do Google, tanto para usuários do Gmail quanto para assinantes do G Suite, irá priorizar a confirmação de acesso pelo celular em vez de mensagens de texto (SMS). A novidade é para garantir mais segurança aos usuários.

Google irá priorizar autenticação de contas pelo celular (Foto: Divulgação/Google)

O Google passará a dar preferência à autenticação pelo celular a fim de proporcionar mais segurança e praticidade. Funcionará assim: ao realizar o login pelo navegador, será emitido um alerta ao smartphone. Depois, é só confirmar a solicitação pelo telefone e acessar a conta normalmente.

As solicitações de login são enviadas imediatamente para um smartphone que esteja com a conta conectada, desde que sejam Android ou iPhone. No iOS, porém, é preciso instalar um aplicativo do Google compatível com o recurso, como o app do buscador ou do Gmail, para que o método de autenticação funcione no celular da Apple.

Mas isto não significa que os outros métodos serão suprimidos. Segundo o Google, “isso não se aplicará se você usar uma chave de segurança para proteger sua conta. Você também poderá usar outros métodos (como um código recebido por texto) selecionando um método diferente durante as etapas de verificação rápida do telefone”.

Usuários que não ativaram a autenticação em duas etapas também não serão afetadas pelas alterações. Além disso, será possível alterar as configurações da verificação de dois fatores e desativar o recurso tanto na conta individual quanto na administração de contas do G Suite.

A nova configuração estará ativa por padrão em todas as contas do Google, desde usuários da modalidade gratuita até assinantes do G Suite, a partir de 7 de julho. A alteração será liberada aos poucos.

Com informações: G Suite Updates Blog e Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados