Como ativar verificação de duas etapas nos principais serviços que você usa
A autenticação de dois fatores é uma ótima forma de proteger a sua conta de invasões
A autenticação de dois fatores é uma ótima forma de proteger a sua conta de invasões
A autenticação de dois fatores (também chamada de verificação em duas etapas) coloca uma camada de proteção a mais na sua conta, fazendo com que um hacker (ou qualquer outra pessoa) não consiga usar o seu login apenas com a senha. Neste post, explico como ativar esse método e ajudo a torná-lo menos doloroso.
Um dos principais problemas, que fazem os usuários desativar a chamada two-factor authentication (2FA), é não receber o código por SMS. Mas e se você não precisasse usar o SMS para receber o código? Então: o aplicativo Authy ajuda a te mostrar o código de seis dígitos em várias plataformas diferentes (e funciona com vários serviços!). Neste post, ensinamos como configurar o aplicativo.
Agora é a vez de aprender a usar 2FA nas redes sociais e outros mais variados serviços. É só seguir os passos abaixo:
No Google (e em seus serviços, como Gmail e YouTube) não há muito segredo. Para ativar a autenticação, clique aqui, faça login na sua conta do Google e clique em Primeiros passos. Basta seguir o guia do Google para concluir a configuração.
Quando você terminar, a página ficará mais ou menos como a captura de tela acima. Para adicionar suporte ao Authy, é só seguir os passos aqui. Basicamente, você precisa seguir os códigos como se fosse adicionar a autenticação pelo aplicativo do Google Authenticator. É só configurar com o Authy no lugar da alternativa do Google.
Felizmente, o Google também permite outro tipo de verificação com duas etapas com seu smartphone, o que é bem menos trabalhoso. Expliquei melhor como esse método funciona neste post.
Ativar a 2FA no Facebook também é bem simples. Siga os passos abaixo:
Ah, e também dá para colocar o Facebook no Authy. Na verdade, o aplicativo do Facebook para Android ou iOS já funciona como outra forma de usar 2FA. Como mostra este tutorial, é só ativar o Gerador de Códigos nesta página de segurança do Facebook.
Para incluir o Authy, é só clicar nessa mesma seção de Gerador de Códigos, ir em Configurar outra maneira de obter códigos de segurança e seguir os passos junto com o Authy ativado no seu smartphone.
Infelizmente, o Instagram não permite que você use um aplicativo como o Authy. Mas ativar a verificação em duas etapas também é fácil. Como não dá para fazer isso do Instagram para desktop, vou ensinar direto no smartphone:
Pronto! 🙂
Recentemente, o WhatsApp também incluiu a opção de ativar a verificação em duas etapas. Os passos também são simples:
Com o WhatsApp aberto, entre em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas e toque em Ativar. Depois, é só definir sua própria senha de seis dígitos para confirmar o login. O aplicativo também não suporta o Authy, mas pede para você inserir um endereço de e-mail para recuperar o acesso caso você esqueça o seu código de acesso.
A própria Microsoft ensina como ativar a autenticação de duas etapas. É só seguir os passos abaixo, que funcionam em todos os serviços da sua conta da Microsoft, como o Outlook:
Para adicionar o Authy, é só configurar um aplicativo de verificação seguindo as instruções daqui. A opção de adicionar um app de verificação fica logo abaixo das dicas. A Microsoft se refere ao Authy como aplicativo de verificação de identidade, então cuidado pra não se confundir na configuração.
A autenticação de dois fatores da Apple não funciona com o Authy, mas se integra bem com os próprios dispositivos da Apple. Para ativar, siga os passos abaixo:
Pronto! 🙂
Recentemente, o Twitter passou a permitir o uso de apps de terceiros, como o Authy, para fazer login. Basta seguir os passos abaixo para configurar o 2FA:
Se você quiser configurar o Authy:
Se você quiser configurar o Authy:
Se a lista acima ainda não for o suficiente, você consegue ver mais sites em Two Factor Auth e em Turn on 2FA, ambos em inglês.
Outra ótima dica para aumentar a segurança da sua conta é usar um gerenciador de senhas. Com ele, você não esquece nenhuma senha e consegue variar as combinações nos diversos sites que visita, assim fica menos vulnerável a ataques. 😉
Publicado originalmente em 20 de abril de 2017. Atualizado em 21 de dezembro de 2017 com novidade do Twitter.