Início » Celular » iOS 14 ganha gestos de toque duplo na traseira do iPhone

iOS 14 ganha gestos de toque duplo na traseira do iPhone

iOS 14 permite o acionamento de recursos do smartphone por meio de toques na traseira do Apple iPhone

Bruno Gall De Blasi Por

O iPhone possui novas opções de controle por gestos com o iOS 14. Anunciada nesta segunda-feira (22), durante a WWDC 2020, o sucessor do iOS 13 conta com uma configuração para acionar recursos com dois ou três toques na traseira do celular da Apple. A função já está disponível na versão de testes do software.

iOS 14 disponibiliza controle de gestos com toques na traseira de iPhone (Foto: Reprodução/MacRumors)

O novo recurso é um incremento nas opções de acessibilidade do iOS. Com a novidade, o usuário pode configurar funções para serem acessadas a partir de toques repetidos na traseira do smartphone, algo inexistente nas versões anteriores do sistema operacional para dispositivos móveis da Apple.

A ferramenta permite duas opções de gestos: toque duplo ou triplo. Dessa forma, é possível escolher um dos dois ou ambos para acessar a tela inicial do smartphone, tirar print (captura de tela), entre outros recursos. Além disso, o sistema permite o acionamento de funções de acessibilidade, como o VoiceOver, e atalhos da Siri.

Os novos atalhos por gestos estão disponíveis nos ajustes do sistema operacional. Para ativá-los, é preciso entrar na opção “Acessibilidade” e depois no menu “Toque”. Em seguida, basta acessar o item “Tocar na Traseira” e configurá-los de acordo com as necessidades do usuário.

Esta é uma das novas funções disponíveis no iOS 14 para iPhone. Anunciado nesta segunda-feira (22), o sucessor do iOS 13 traz widgets na tela inicial, galerias de apps, App Clips e demais novidades. Atualmente em versão beta, a atualização deve chegar a todos os iPhones 6S e gerações mais recentes até o fim de 2020.

Com informações: MacRumors e The Next Web

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Cesar (@Paulo_Cesar)

Atualizando agora só pra ter o atalho do print fácil e rápido com uma mão. Acabava errando sempre e bloqueando o telefone apertando o botão de volume errado.

Matheus Moreno (@Matheusandyou)

Ligar e desligar lanterna (uhullllll)

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

não sei se falhei na interpretação ou algo do tipo, mas o que não entendi é: os iPhones tem um sensor de toque na traseira?

Diego Nascimento (@Dieg0)

tô com essa dúvida tbm

² (@centauro)

Eu suponho que eles usem o acelerômetro pra isso.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Fiquei na dúvida tbm, mas o Guilherme Rambo disse que funciona cm capinha tbm, então não sei.

J. Alves (@alves)

Provavelmente usa os sensores de movimento do próprio iPhone pra identificar o toque.

No Apple Watch, enquanto ele está carregando, se você tocar no móvel onde ele está em cima ele acende a tela e mostra a hora, mesmo um toque bem sutil é identificado, imagino que é usando o acelerômetro, assim como esse toque na traseira do iPhone.

Jonathan (a.k.a Halls) (@akahalls)

Eu não sabia disso no Apple Watch não vou testar

@Banana_Phone

Tem um jogo (bem antigo, o vídeo de apresentação do app é em um Nexus 6) chamado Fast like a Fox, para a raposa correr vc deve ficar dando repetidos toques na traseira do celular.
É legal e inovador, mas cansa e enjoa rápido.