Como usar o armazenamento estendido no PS4

Aprenda a usar um dispositivo de armazenamento estendido no PS4 para rodar jogos, aplicativos e ter mais espaço no seu console

André Leonardo
Por
• Atualizado há 1 ano
Como usar armazenamento estendido PS4

Quando o Playstation 4 foi lançado em 2013, com seu HD de 500 GB, não era considerado algo de grande capacidade de armazenamento. O console chegou a receber modelos com 1 TB de capacidade, porém a necessidade de mais espaço para armazenamento segue alta. Veja como usar um dispositivo de armazenamento estendido no PS4.

ps4

O armazenamento estendido

Em 2017, a Sony lançou uma atualização que permite ao PS4, utilizar um dispositivo de armazenamento externo, seja um HD ou Pen-drive para rodar games e aplicativos diretamente.  Antes dessa atualização, a única forma de aumentar a capacidade de armazenamento do PS4, era fazer troca do HD interno do console por um maior.

Veja as informações dadas pela Sony sobre o padrão de dispositivos compatíveis.

  • Unidade de disco rígido externa;
  • USB 3.0 ou posterior;
  • Capacidade mínima de 250 GB e máxima de 8 TB.

Importante: antes de plugar o dispositivo no PS4, tenha certeza que não tenha nada salvo ou faça um backup, pois ao conectá-lo no console, será exigido que o dispositivo seja formatado para o padrão do Playstation 4. Então, se você não quiser dar adeus ao seu conteúdo, faça um backup em algum outro lugar.

  1. No menu principal vá em configurações;
  2.  Dispositivos;
    Como usar armazenamento estendido PS4
  3. Selecione  “Dispositivos de armazenamento USB”;
    Como usar armazenamento estendido PS4
  4. O PS4 vai reconhecer o dispositivo e exibir a opção “Formatar como armazenamento estendido”. Faça isso;Como usar armazenamento estendido PS4

O processo de formatação é bem rápido de ser concluído.


Após concluir o procedimento, você poderá baixar e transferir games, aplicativos e rodá-los direto do dispositivo estendido.

Lembrando que você só pode usar um dispositivo de armazenamento estendido por vez, por isso, não adianta tentar ser malandro e colocar outro HD externo na outra entrada USB do PS4, pois não vai funcionar.

A Sony informa em seu site que alguns dispositivos, mesmo cumprindo os requisitos informados, talvez não sejam compatíveis com o PS4.

Existe a possibilidade dos jogos instalados no dispositivo estendido não aparecerem na tela principal do PS4, mas basta acessar a biblioteca do console que eles aparecerão lá.

Dados de saves, fotos e vídeos continuarão sendo salvos automaticamente no HD interno. Isso é padrão do console. O dispositivo estendido fica apenas para armazenar e rodar jogos e aplicativos.

Por que usar um dispositivo estendido?

Usar um dispositivo estendido pode ser bom para, baixar um jogo em seu dispositivo de armazenamento e levá-lo para a casa de alguém que possua um PS4, daí basta logar sua conta nesse aparelho, plugar o seu HD ou pendrive e assim ter acesso aos jogos que estão nele.

Existem jogos gigantes, como Red Dead Redemption 2 que consome cerca de 100 GB de armazenamento, contando instalação do game e atualizações, então pode valer a pena ter esse conteúdo salvo em um dispositivo estendido, pois imagine apagar e ter que baixar isso tudo de novo, principalmente se você não tem uma conexão de internet de qualidade.

Assim como é recomendável fazer nos PCs, quando você for desconectar seu HD externo ou pendrive sem desligar o PS4 é bom que você desabilite o dispositivo. Isso evita possíveis danos e também que suas informações sejam corrompidas. Esse procedimento pode ser feito, na mesma tela onde os dispositivos USB são reconhecidos.

Caso queira utilizar um HD formatado para PS4, novamente como um HD externo normal, será necessário plugá-lo a um computador e formatá-lo novamente para um padrão reconhecido pelo Windows ou outros sistemas operacionais como NTFS.

Com informações: Sony.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados