DHL vai testar rede de armários para retirar encomendas no Brasil

A partir de agosto, a DHL vai usar lockers da Clique Retire presentes em estações de metrô, shoppings e postos de combustível

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Locker usado pela DHL na Alemanha
Locker usado pela DHL na Alemanha

A DHL vai testar um modelo para clientes que não podem receber encomendas em casa ou que moram em áreas não atendidas. Segundo o NeoFeed, a transportadora firmou uma parceria com a Clique Retire para usar lockers e permitir que clientes retirem produtos comprados pela internet. A ideia é iniciar um projeto piloto com os armários em agosto, começando pelo Rio de Janeiro.

As empresas que usam o serviço de entregas rápidas DHL Express poderão oferecer aos seus clientes a opção de retirar encomendas em estabelecimentos parceiros. A Clique Retire conta, atualmente, com 100 lockers na região metropolitana do Rio de Janeiro, incluindo estações do MetrôRio, postos de combustível e shoppings.

O serviço da DHL de retirada de encomendas nos armários seria implantado no fim do ano. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, a transportadora decidiu antecipar seus planos e iniciar os testes no Rio de Janeiro. A empresa ainda não trabalha com a possibilidade de oferecer o modelo em outras cidades, mas poderá aproveitar a expansão do Clique Retire.

A responsável pelos armários trabalha para ampliar a rede no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde conta com 30 lockers. Até o fim de 2020, a expectativa é oferecer entre 500 e 1.000 pontos. Em uma outra etapa, a empresa pretende aumentar a presença em Belo Horizonte, onde já permite instalar armários em prédios comerciais, e em Curitiba. O objetivo é atingir 10 mil unidades no Brasil até 2025.

Para começar os testes, a DHL negocia com dez empresas de comércio eletrônico, que não tiveram os nomes revelados. A transportadora também considera utilizar o modelo para ajudar varejistas com devoluções de produtos e logística reversa.

No futuro, a retirada de encomendas também poderá acontecer nas 11 unidades próprias da DHL e em 350 parceiros, como lojas de câmbio e agências de viagens, que hoje são usados por pequenas e médias empresas para enviar pedidos aos clientes. A iniciativa ainda não foi oficializada, mas o objetivo da transportadora é facilitar inclusive o recebimento de produtos importados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados