Início » Educação » Como citar livros com organizadores nas normas ABNT

Como citar livros com organizadores nas normas ABNT

Compilações; saiba como citar livros com organizadores nas normas ABNT e quais são as diferenças dentro das referências

Leandro Kovacs Por
TB Responde

Edições especiais e compilações são organizadas por pessoas fora da lista de autores. Em nosso artigo, como citar livros com organizadores nas normas ABNT, vamos explicar quais são as diferenças quando o livro citado não for escrito pelo autor. Essa dúvida aparece para os estudantes quando, hoje, existem diversas compilações de artigos por temas, para facilitar os estudos.

Como citar livros com organizadores nas normas ABNT / Tran Mau Tri Tam / Unsplash

O que são os livros de organizadores

Os livros de organizadores são uma alternativa para unir textos e ensaios de diversos autores sobre uma mesma temática. A Harvard Business Review Press tem o hábito de unir por temas diversos artigos que foram publicados, em sua revista, em livros como “10 leituras essenciais Harvard Business Review: Inteligência Emocional”. 

Existem outros exemplos, como compilações de poesias sobre uma determinada era da literatura, abordagens históricas diferentes, união de artigos base para entender um tema mais amplo, entre outros.

Estamos em um ponto tão avançado de produção literária, que se faz necessária, uma reciclagem, a compilação de textos mais valiosos para cada tema.

Como citar livros com organizadores nas normas ABNT

Direta

A forma de citar dentro do trabalho não contém alteração, como se o organizador fosse o autor, dando a responsabilidade sobre o trabalho para ele.

  • Segundo Bittencourt e Bittencourt (2011, p. 42) “Embora a comunicação seja uma questão muito antiga na humanidade, a explosão das técnicas do século passado, modificou consideravelmente seu estatuto.”;
  • “Embora a comunicação seja uma questão muito antiga na humanidade, a explosão das técnicas do século passado, modificou consideravelmente seu estatuto.” (BITTENCOURT, Luís; BITTENCOURT, Renato Nunes, 2011, p. 42)
    Como citar livros com organizadores nas normas ABNT / Leandro Kovacs / Foto

Indireta

Também não sofre alterações para citação no texto.

  • De acordo com Bittencourt (2011) a tecnologia modificou a forma dos humanos de se comunicarem;
  • A tecnologia modificou a forma dos humanos de se comunicarem (BITTENCOURT, 2011).
    Como citar livros com organizadores nas normas ABNT / Leandro Kovacs / Foto

Livros com organizadores dentro das referências

Dentro das referências, a forma de citação de livros com organizadores é diferente do habitual, somente com autores.

BITTENCOURT, Luís; BITTENCOURT, Renato Nunes (org). Comunicação, Consumo e Subjetividade. Rio de Janeiro: iVentura, 2011.
Como citar livros com organizadores nas normas ABNT / Leandro Kovacs / Foto
Esperamos ter ajudado a tirar suas dúvidas sobre como citar livros com organizadores nas normas ABNT. Com essas informações, o estudante poderá incluir outros tipos de livros dentro do seu trabalho acadêmico. Bons Estudos.

Mais informações: espm.br, usp.br

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação