Início / TB Responde / Educação /

Como citar uma dissertação de mestrado nas normas ABNT

Conclusão de curso; saiba como citar uma dissertação de mestrado nas normas ABNT e qualquer outro trabalho acadêmico

Leandro Kovacs

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A dúvida que passa na cabeça de muitos estudantes é: posso citar outros trabalhos acadêmicos no meu TCC? Sim, você pode! Veja como citar uma dissertação de mestrado nas normas ABNT e utilizar a pesquisa de outras pessoas como referência para os argumentos de seus trabalhos.

Como citar uma dissertação de mestrado nas normas ABNT
Como citar uma dissertação de mestrado nas normas ABNT (Imagem: Debby Hudson/Unsplash)

Para citar uma dissertação de mestrado em sua monografia, as regras são as mesmas para: Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dissertações de mestrado e teses de doutorado. São 3 formas para citar: 

  • Citação Direta;
  • Citação Indireta;
  • Lista de referências bibliográficas.

Citação Direta

A citação direta é quando o autor extrai o trecho de outro trabalho, na íntegra. Esse trecho é colocado entre aspas (“), quando o mesmo já tiver suas aspas, se colocam as aspas simples (‘). Veja um exemplo de como citar de forma direta um trabalho.

Ex:

“É importante dizer que as mudanças relativas à participação das macrorregiões e estados (e médias e grandes cidades) na produção nacional se fizeram mais por um crescimento relativamente diferenciado de certos espaços do que pela perda absoluta de outros.”(ABDAL, 2015, p.102).

Citação Indireta

Essa citação aparece quando o autor usa um argumento de outro trabalho sem retirar o trecho completo, parafraseando a ideia da referência e escrevendo com suas próprias palavras. 

Ex:

Em sua tese, Alexandre Abdal afirma que as mudanças no espectro participativo dos estados e regiões na produção nacional foi, em sua maioria, pelo crescimento de novas regiões e não por perda ou extinção de outras. (ABDAL, 2015).

Referência Bibliográfica

Nas referências bibliográficas estão contidas todas as informações sobre o trabalho citado ao longo do texto. Essa força de citação não é isolada, mas complementa às duas anteriores. Existe um modelo de formatação padrão pelas normas ABNT, neste caso:

  • Sobrenome em caixa alta, com a letra inicial do nome do autor e separados por vírgula;
  • Título da dissertação em negrito;
  • Localização: se é um TCC, uma tese ou monografia, seguido do curso ou grau buscado com a apresentação do trabalho e a instituição que representa;
  • A cidade da publicação;
  • Total de páginas;
  • Ano de Publicação.

Pode parecer um pouco confuso. Veja um exemplo para que fique mais visual:

ABDAL, A. Sobre regiões e desenvolvimento: o processo de desenvolvimento regional brasileiro no período 1999-2010. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 261. 2015.

A forma correta de citar qualquer tese acadêmica em seu próprio trabalho é a mesma, e também muito semelhante à citação de livros. Todo o trabalho acadêmico publicado, seguindo as normas, têm “peso” de livro, inclusive estando sujeito a legislação que previne plágio. Se sua dúvida for como citar outras monografias, já respondemos essa pergunta, basta conferir.

Espero ter ajudado os estudantes a saber como citar uma dissertação de mestrado nas normas ABNT. Fique atento às regrinhas para não tropeçar no seu trabalho. Bons estudos!

Mais informações: mpm.mp.br, guiadamonografia.com.br