Início » Aplicativos e Software » Google Docs para Android edita arquivos do Microsoft Office

Google Docs para Android edita arquivos do Microsoft Office

Integração com formatos do Word, Excel e PowerPoint já estava disponível na versão web e chega aos apps para smartphones

Ana Marques Por

Usuários do Google Docs no Android agora podem usar o aplicativo para editar arquivos do Microsoft Office. A função já estava disponível na versão web desde o último ano, e promete tornar mais fácil a colaboração em documentos criados em programas como Word, Excel ou PowerPoint.

Google Docs / como usar o google docs

Com a atualização, não será mais necessário fazer cópias de documentos, planilhas e slides para alterar algo ou inserir comentários pelo smartphone – além da visualização e do compartilhamento de conteúdo, o serviço do Google passa a suportar a extensão original dos arquivos (.doc, .docx, .dot, .xls, .xlsx, .xlt, .ppt, .pptx, .pps, ,pot) na hora de fazer edições.

Para utilizar, basta abri-los normalmente por meio do app Documentos, Planilhas ou Apresentações Google. De acordo com o comunicado do Google, a intenção é que os usuários não precisem mais baixar documentos e enviar anexos por e-mail – basta compartilhar o link para um dos serviços da empresa.

Google Docs permitirá editar arquivos do Microsoft Office

A nova função pretende substituir o modo de compatibilidade do Office, que de acordo com o Google “tem funcionalidades e recursos de colaboração mais limitados”. A atualização começa a ser liberada nesta terça-feira, 08 de setembro, e chegará a todos os usuários do G Suite e contas pessoais do Google nas próximas duas semanas.

Com informações: Google

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mickey Sigrist (@Mickey)

Ter que mexer em planilha pelo smartphone é um sofrimento sem tamanho. Excelente iniciativa, de qualquer forma, pra quem precisa das ferramentas mesmo estando fora do computador convencional.

² (@centauro)

Sim.
Planilha no smartphone só se for emergência ou se tiver acesso a um Dex.
Caso contrário, deixa pra depois, quando tiver acesso a um computador mesmo.

Igor (@Spetto)

Não uso o Google Docs desde que assinei o Office 365 uns anos atrás, mas bom saber disso. Ter compatibilidade entre plataformas sempre é algo bom. Só espero que seja uma compatibilidade total, pois lembro que antigamente, documentos mais complexos do MS Office perdiam a formatação e até mesmo dados quando abertos no Docs.

E realmente, editar planilhas não apenas em smartphones, mas em qualquer dispositivo touch é um sofrimento tremendo.

@RODRIGO

Falou certo! Por que é assim?

Lucas Bonfim (@Lukas_Bonfim)

Na verdade vc “sempre” pode fazer isso, o problema é que, para abrir um arquivo word no docs, ele faz uma conversão para o formato google, e com isso ele perde, ou perdia, muita formatação que tinha antes, isso também se aplica ao planilhas/excel, e essa era a prate mais chata…se esse problema de configuração do arquivo ao fazer a conversão parou de acontecer, ótimo, se não parou, para mim continua na mesma.
Fora que, o docs do google nçao tem nem metade das possibilidade de edição do office, que por já ter uma maturidade de mercado é infinatamente melhor e por isso ficamos refém do excel. Seria muito bom se tivessem ferramentar quase tão boas quanto o office. para ter uma competição saudável.
Tbm estou falando da perspectiva de um usário que não tem usado a ferramenta do google há um tempo, e por isso eu posso estar falando besteira.

imhotep (@imhotep)

Vai continuar com falhas de formatação em documentos complexos.

@ksio89

Sem querer ser pedante mas já sendo, vocês estão usando o nome “Docs” para se referir a suíte do Google como um todo? É que o Docs (Documentos no BR) é apenas um dos aplicativos, equivalente ao Word, por isso fiquei em dúvida.

Ao menos o Google Planilhas tem me surpreendido ao abrir planilhas do Excel online, eu noto menos problemas de formatação do que no LibreOffice Calc.