Início » Gadgets » Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi Positivo: um reforço na segurança residencial

Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi Positivo: um reforço na segurança residencial

Porteiro inteligente da Positivo tem câmera com visão noturna, microfone bidirecional e integração com assistentes virtuais

Darlan Helder Por

A Positivo, através da divisão Casa Inteligente, vem apostando cada vez mais em gadgets inteligentes de iluminação, conforto e proteção. O último lançamento da marca no setor de segurança foi o Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi, também conhecido popularmente como “porteiro inteligente”, que pode ser instalado facilmente em casa ou no escritório em poucos minutos.

Concorrente direto do Intelbras Allo W3 e do Allo W5, o Smart Vídeo Porteiro da Positivo tem como destaque campainha sem fio, áudio bidirecional, visão noturna e proteção contra respingos e poeira. Mas como ele funciona? Vale a pena adquiri-lo? Eu passei os últimos dias avaliando o produto e respondo essas e outras perguntas neste review.

Análise do Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi Positivo em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente de tecnologia, que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra, desde 2005. Nossas análises de produtos são opinativas e não possuem nenhuma intenção publicitária. Por isso, sempre destacamos de forma transparente os pontos positivos e negativos de cada produto.

Nenhuma empresa, fabricante ou loja pagou ao Tecnoblog para produzir este conteúdo. Nossos reviews não são revisados nem aprovados por agentes externos. O Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi foi fornecido pela Positivo por empréstimo. O produto será devolvido à empresa após os testes.

Kit e instalação

O Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi exige dois procedimentos de instalação: a integração com o aplicativo da empresa é o primeiro passo. Você só precisa procurar o modelo do porteiro no app, conectar no Wi-Fi (a rede deve ser de 2,4 GHz) e escanear um QR Code para começar a usar o gadget.

O segundo passo é definir o local e como você vai fixar o produto na parede. Para isso, a Positivo envia uma fita dupla face que deve ser utilizada apenas em ambientes internos com parede lisa. E para instalações mais complexas, há um kit de ferramentas com parafusos e buchas.

Mas antes de tudo isso, você precisa remover o lacre das baterias e é exatamente aqui que está o primeiro ponto negativo. Faltou explicar como abrir a tampa e fazer essa remoção; algo que nem a Positiva esclarece no guia rápido e me fez ficar alguns minutos tentando adivinhar como fazer isso.

Com a chave allen em mãos, removi os pinos na parte inferior e fazendo força para baixo é possível, enfim, retirar a tampa principal traseira. Mas não acaba, outra tampa deve ser retirada antes. Essa sim protege a bateria, ao menos ela é fácil de remover.

Por falar em bateria, a empresa envia duas carregáveis de 3.7 V. A Positivo promete até três meses de autonomia e a alimentação pode ser feita através da entrada micro USB introduzida na lateral do dispositivo.

Uma campainha sem fio vem inclusa no kit e funciona conectada na tomada, sem a necessidade de deixá-la perto do Smart Vídeo Porteiro já que trabalha com radiofrequência. Ela conta com dois toques e possibilita ajustar a intensidade do som em quatro modos.

Pontos positivos e negativos

Caminhando agora para os pontos positivos e negativos, este é um produto smart que pode ser sinônimo de simplicidade, nesse caso. Digo isso porque não há a necessidade de usar fios para instalar e usar o porteiro inteligente — um diferencial em relação ao modelo da Intelbras, o Allo W3, que exige o uso de fonte para alimentação.

O Smart Vídeo Porteiro depende do aplicativo da marca para funcionar. Após realizar as configurações, é possível acompanhar tudo o que se passa lá fora, além de tirar foto, gravar, falar com a pessoa que está do outro lado e verificar o histórico de gravações. Ele ainda pode te avisar quando alguém está na porta mesmo se você não estiver em casa, o que é muito interessante.

Como esse é dispositivo de segurança, a Positivo ainda mantém registrado o dia e a hora nas imagens podendo ser úteis em casos de urgência.

Com relação à câmera, ela tem ângulo de visão de 120º, que considero excelente para conseguir acompanhar bem tudo o que acontece lá fora. O visão noturna é outro modo de segurança presente no Smart Vídeo Porteiro e permite visualizar sem muitas dificuldades quem acabou de tocar a campainha à noite.

O sensor de movimento infravermelho foi introduzido aqui para te avisar quando alguém passa na porta. Para essa função, a Positivo disponibiliza três modos de sensibilidade: alto, médio e baixo. Durantes os meus testes, mesmo com um pequeno delay, o recurso foi muito útil e funciona bem.

Existem aqui dois formatos de gravação: SD e HD a 30 frames por segundo. Para armazenar a gravação local, é viável introduzir um cartão micro SD de até 64 GB ou assinar um plano de gravação em nuvem da marca.

O áudio, por sua vez, é bidirecional, ou seja, você consegue falar em tempo real com a pessoa que está na porta e autorizar ou não a entrada. O mais legal é que você pode usar o próprio celular como microfone, isso através do app.

E por ser um produto smart, você pode controlar o porteiro e ter acesso às imagens do visitante por meio das assistentes virtuais Alexa e Google Assistente. Ao criar um comando, é viável transmitir a imagem para o Echo Show, Fire TV Stick ou Google Chromecast.

Falando agora de pontos negativos, o porteiro inteligente deixa a desejar em alguns momentos e pode ser até irritante em situações pontuais. Durante um período da avaliação, a bateria foi perdendo a carga e quando isso acontece o aplicativo não para de enviar notificações para você fazer a alimentação. Eu contei 36 avisos seguidos de bateria fraca em um só dia. Um pouco exagerado, não?

A proteção IP54 não necessariamente é ponto negativo, mas pode influenciar na decisão de compra, pois ele só garante proteção contra poeira e respingos. Portanto, o gadget não está preparado para as chuvas de verão que estamos acostumados. Sendo assim, você só poderá instalar o Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi apenas em locais fechados ou com toldo, o que pode não ser tão interessante para alguns consumidores.

Vale a pena?

A Positivo cobra R$ 649 pelo seu Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi. É um preço alto considerando que o seu principal concorrente, o Allo W3, é encontrado por menos de R$ 500 no varejo online, mas essa opção da Intelbras exige o uso de fonte de alimentação, colocando em dúvida a proposta de instalação fácil.

Se você tem um escritório, o Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi pode ser interessante e o mesmo vale para quem possui comércio ou consultório. Eu moro em prédio com portaria 24 horas, então o dispositivo acabou não sendo muito útil na prática. Por isso, se você mora em condomínio fechado, vale analisar se compensa ou não ter um produto como esse.

Ele também não garante proteção robusta, mas com certeza contribui para a segurança residencial. A integração com o app e assistentes virtuais fomenta ainda mais a experiência de casa inteligente.

Um refino no sistema todo seria muito bem-vindo, bem como uma proteção maior contra água e uma melhor explicação de como fazer a instalação. Estes são meus feedbacks que a Positivo pode considerar nas próximas gerações de videoporteiros.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação