Itaú libera pré-cadastro de chaves do Pix para transferências

Itaú permite associar sua conta ao CPF, número de celular ou e-mail; Banco Central abrirá registro nesta segunda-feira (5)

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fachada do banco Itaú (Imagem: thomashobbs / Flickr)

O Itaú passou a oferecer pré-cadastro das chaves do Pix para clientes pessoa física e PJ; o Banco Central vai abrir o registro nesta segunda-feira (5). É possível associar sua conta ao CPF, número de celular ou endereço de e-mail para facilitar transferências. A carteira digital Iti, por sua vez, foi atualizada para adicionar suporte a esse recurso.

As chaves do Pix permitem realizar uma transferência sem saber a agência e conta do destinatário. Você só precisará de um dado, como o número de celular, que o banco ou fintech cadastra nos sistemas do BC.

Clientes do Itaú podem se deparar com um pop-up ao acessarem o aplicativo para iPhone ou Android, recomendando cadastrar uma ou mais chaves; há também um botão Pix em destaque na interface.

É possível associar seu CPF, celular ou e-mail à sua conta do Itaú. No caso do celular ou e-mail, você receberá um código PIN para validação, garantindo que eles pertencem mesmo a você.

Chaves do Pix no Itaú

A carteira digital Iti, que pertence ao Itaú, não está realizando pré-cadastro mas atualizou seu app para incluir suporte às chaves do Pix. Elas poderão ser registradas a pedido do usuário a partir de 5 de outubro.

“Assim que for liberado, você poderá cadastrar as chaves para a sua conta iti no nosso app: na tela inicial, é só escolher a opção ‘Chaves Pix’ ou tocar em ‘Ver meu perfil’ > ‘Minhas chaves Pix’ e escolher o tipo de chave quer criar— celular, CPF, e-mail ou chave aleatória”, explica o FAQ do aplicativo.

Este é o cronograma do BC para o Pix:

  • 5 de outubro: início do registro das chaves;
  • 3 de novembro: início da operação restrita;
  • 16 de novembro: lançamento para todos.

Bancos disputam chaves do Pix

Outros bancos grandes, como o Bradesco, já haviam aberto o pré-cadastro para chaves do Pix. Inclusive, você deve ter visto diversos anúncios com a atriz Ana Paula Arósio divulgando o SX, plataforma do Santander — ela teria recebido cerca de R$ 8 milhões para estrelar a campanha.

Como previsto, o Pix está gerando uma disputa entre bancos pelo cadastro das chaves dos clientes. Sim, é possível realizar portabilidade de uma conta para outra, mas as instituições financeiras apostam que isso será a exceção em vez da regra.

Vale lembrar que cada chave do Pix pode ser associada a apenas uma conta de um só banco: por exemplo, não será possível usar o mesmo CPF como chave do Itaú e do Bradesco ao mesmo tempo — você terá que escolher. O mesmo vale para número de celular e e-mail.

Cada conta de pessoa física poderá ter até 5 chaves (o limite é de 20 para PJ). Além do CPF, celular e e-mail, você pode usar um EVP (Endereço Virtual de Pagamento), sequência alfanumérica gerada pelo BC; pode ser útil para quem não deseja compartilhar dados pessoais.

Itaú exibe pop-up sobre o Pix:

Chaves do Pix no Itaú

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados