Tecnoblog
Razão Social Itaú Unibanco Holding S.A.
Fundação 4 novembro, 2008
São Paulo, SP
Website Oficial www.itau.com.br

Itaú

O Itaú é um banco brasileiro fundado em São Paulo, em 1945. Entretanto, a empresa como conhecemos hoje é, na verdade, resultado da fusão com outro banco, cuja história começou há mais de duas décadas: o Unibanco.

Em 1924, o comerciante de café João Salles fundou a Casa Moreira Salles, onde prestava serviços financeiros informalmente para agricultores. Futuramente, o negócio se tornaria o Unibanco. Vinte e um anos depois, Alfredo Aranha e Aloysio Foz, que também eram do setor do café, fundaram outra empresa, o Banco Central de Crédito, que um dia seria o Itaú.

A trajetória das duas empresas seguiu separada por mais 64 anos. Entre os anos 60 e 70, tanto Unibanco quanto Itaú fizeram diversas aquisições, como a do Banco América S. A. pelo Itaú, que marcou sua consolidação na América Latina. Além disso, em 1970, houve a adoção do nome Itaú, seguida pela criação do logo da empresa que, na época, era em preto e branco.

Na década seguinte, a hiperinflação e a modernização tornaram a adoção de novas tecnologias uma necessidade nos bancos. O Unibanco foi o primeiro a adotar o IBM 3600, responsável por trazer mais capacidade e desempenho para o sistema. E o Itaú, que já havia fundado a Itaútec para soluções tecnológicas na empresa, foi o primeiro banco do país a instalar um caixa eletrônico.

Nos anos 80, o portfólio do Itaú expandiu, passando a incluir poupança, carteira de investimentos e outros serviços. E cerca de dez anos depois, o Unibanco cresceu em tamanho e portfólio através de aquisições como a da Finivest, da Hipercard e da Creditec.

Em 2008, os dois bancos se tornam um só. Com a fusão, assumiram a posição de maior instituição financeira da América Latina, e passaram a representar 18% da rede bancária brasileira. E a partir de então, cresceram através da associação com outras empresas, como a Porto Seguro, que está entre as cinco maiores seguradoras do Brasil.

Mais de 10 anos depois, o banco Itaú já tinha quase 55 milhões de clientes, e estava presente em 21 países. Em 2021, a empresa foi avaliada em 37,7 bilhões de dólares.

Continue lendo »

Tudo sobre Itaú