80 mil brasileiros já foram vítimas de golpes em compras online neste ano

Pesquisa divulgada pelo OLX e outras empresas digitais leva em consideração as transações de compra e venda na internet. Total de golpes caiu 36% em relação a 2022.

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Pesquisa mostra que mais de 80 mil brasileiros foram vítimas de golpes entre janeiro e setembro deste ano (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Uma pesquisa realizada por diversas empresas que atuam na internet mostra que mais de 80 mil brasileiros foram vítimas de golpes em negociações de compra e venda. Em média, foram registradas 9 mil fraudes por mês entre janeiro e setembro. O total é 36% menor do que em 2022. Entretanto, mesmo com essa queda, o prejuízo financeiro não necessariamente reduziu.

O estudo foi contratado pela AllowMe, iCarros, Itaú, OLX, Único, Who e Zoop e foi divulgado durante um evento chamado de Semana da Segurança. Os homens são os mais impactados pela insegurança online.

Homens são as maiores vítimas dos golpes

De acordo com o estudo, 73% das vítimas nesses primeiros nove meses do ano foram homens. A grande maioria (71%) tem até 31 anos de idade. Completando o perfil mais comum das vítimas, temos que 41% dos golpes foram aplicados no estado de São Paulo, líder disparado nesse quesito. A região Sudeste, segundo a pesquisa, foi a que mais teve fraudes aplicadas —seguida da região Sul.

Malwares RAT enganam antivírus com arquivos poliglotas (imagem ilustrativa: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Brasil é segundo colocado em ranking de crimes digitais na América Latina (imagem ilustrativa: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Uma outra pesquisa publicada no meio do ano mostra que o Brasil é o segundo país com mais crimes digitais na América Latina — o México lidera essa triste estatística. A nível mundial, nosso país está na quinta posição.

O tipo mais comum de golpe envolvendo compras e vendas é o do falso pagamento, representando 54% dos casos. Nessa tipo de fraude, o golpista envia um comprovante de pagamento falso para receber um produto. A pesquisa engloba nesse quesito depósitos e boletos falsos. No caso do boleto, o comprador paga uma compra de uma loja criada para aplicar os golpes.

Depois dos falsos pagamentos e cobranças, vêm os casos de invasões de contas e anúncios falsos — respectivamente. Aqui este que vos escreve faz um adendo: as propagandas falsas não são um golpe em si, mas o primeiro contato dos criminosos para aplicar a fraude das vendas falsas. No entanto, a pesquisa incluiu os anúncios mentirosos como golpes.

Produtos mais visados em golpes

O estudo também mostrou que smartphones são os protagonistas de golpes em compras e vendas, representando 33% dos casos. Em seguida estão videogames (24%), computadores (12%), eletrodomésticos (8%) e itens de áudio, TV, vídeo e fotografia (7%).

O smartphone mais usado para os golpes são iPhones (78%), enquanto o console mais visado nessas fraudes são PlayStations (70%).

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados