Itaú oferece opção para desabilitar compras online com o cartão físico
Aplicativos do Itaú recebem botão bloquear temporariamente transações online no cartão físico; compras serão feitas com o cartão virtual
Aplicativos do Itaú recebem botão bloquear temporariamente transações online no cartão físico; compras serão feitas com o cartão virtual
O Itaú liberou uma atualização para dar mais segurança aos seus cartões de crédito. Nesta quarta-feira (31), o banco passou a oferecer uma opção para desativar temporariamente o uso do cartão físico em transações online. Assim, apenas o cartão virtual estará habilitado para fazer compras pela internet.
A solução coloca o cartão virtual em destaque. Caso não esteja a par, a função permite criar uma numeração provisória para fazer compras e contratações pela internet. Este recurso garante mais proteção ao usuário pois, em caso de vazamento, os dados não poderão ser utilizados novamente em outras transações.
Em nota à imprensa, o banco destacou que a novidade dá poder de escolha ao cliente. “O Itaú quer incentivar um uso mais seguro dos meios de pagamento, com papel ativo dos consumidores na proteção contra fraudes”, informaram. E é aí que entra a nova configuração, pois os usuários podem bloquear o uso da numeração do cartão físico em compras pela internet.
“Sabemos que muitas pessoas ainda preferem usar o cartão físico, por conta do hábito, mas as modalidades digitais trazem uma camada extra de proteção”, afirmou Mario Miguel, diretor de cartões do Itaú. “Ao desabilitar o cartão físico para compras online, o cliente protege seus dados do risco de serem expostos; além disso, não corre o risco de ele ser utilizado em transações na internet em caso de perda, roubo ou furto do cartão físico.”
A funcionalidade é acionada pelos próprios aplicativos do banco. No caso do Itaú Cartões, é preciso acessar a aba “Serviços”, escolher a opção “Bloqueio Temporário” e selecionar um cartão. Em seguida, basta acionar a opção “Compras Online” para bloquear o uso do cartão físico para transações pela internet.
O procedimento também pode ser realizado pelos apps Itaú e Itaú Personnalité. Mas o procedimento é um pouco mais extenso:
Pronto, a numeração do cartão físico não poderá mais ser utilizada para compras pela internet.
Ao realizar o bloqueio, o cliente só poderá fazer transações online pelo cartão virtual. Mas não entremos em pânico: a modalidade, além de ser mais segura, também é simples de usar. E você só precisa ter acesso aos apps do banco para gerar a numeração.
Saiba como criar um cartão virtual temporário do Itaú:
Os dados do cartão temporário serão exibidos logo em seguida. Agora, basta usar a numeração informada no aplicativo para fazer uma compra pela internet. Vale lembrar que, nesta modalidade, as informações são validas por 48 horas – ao expirar o prazo, elas não poderão ser utilizadas novamente.
Você também pode criar um cartão virtual que não expira para pagamentos recorrentes – ideal para apps de transporte, delivery e assinaturas. Para isso, na página “Cartão virtual”, basta tocar em “Gerar cartão virtual” em vez de “Gerar cartão temporário”. Depois, você poderá consultar a numeração no botão “Usar cartão virtual”.
Leia | Como bloquear o cartão do Banco Inter em caso de perda ou roubo