PayPal encerra saldo e clientes reclamam de demora em transferências

Após o fim das contas de pagamento, PayPal passa a transferir automaticamente os valores recebidos, mas transição gera dúvidas

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 7 meses
Mão segurando logotipo do PayPal
PayPal (Imagem: Reprodução)

O PayPal tomou a decisão de encerrar suas contas de pagamento e o recurso de saldo em carteira no Brasil. Assim, o dinheiro recebido será automaticamente transferido para uma conta bancária. Pelo menos, isso é o que deveria acontecer: clientes vêm reclamando que a função tem bugs e o dinheiro fica retido.

O caso chegou ao Tecnoblog por um e-mail do leitor Murillo Henrique Araújo. Ele conta que o PayPal pediu para ele cadastrar uma conta bancária para receber seus pagamentos.

Murillo cadastrou duas, uma da Caixa e outra do Nubank, e o PayPal fez uma transação de centavos para confirmar a titularidade da conta. Mesmo assim, elas constam como não confirmadas, e o app segue pedindo para registrar mais uma conta.

Demora, bugs e confusão

O caso de Murillo está longe de ser o único. Uma busca no Reclame Aqui e no Twitter mostra que são muitos casos com o mesmo problema: o PayPal não confirma as contas e, por isso, não faz a transferência automática dos recursos.

Em um dos posts no Twitter sobre o assunto, a usuária Tati mostrou em imagens o que acontece: na página de Bancos e cartões, a conta dela do Nubank consta como aguardando autorização. Em outra seção do app, aparece com o status Confirmado e as transferências automáticas ativadas.

O relato do cliente Arlen, no Reclame Aqui, é muito parecido com o que Tati e Murillo contam. Após confirmar as contas, ele diz que apareceu um triângulo vermelho de alerta no app e uma mensagem dizendo que é necessário aceitar a autorização.

Problemas começaram com fim do saldo

As reclamações começaram em agosto, quando o PayPal encerrou as contas de pagamento. Assim, o serviço deixou de ter saldo em carteira, como havia até então.

Agora, a plataforma só “conecta” o pagador à conta de quem está recebendo. Não é possível deixar o dinheiro no próprio PayPal.

Com o encerramento das contas de pagamento, a empresa desativou as transferências manuais e o Pix. Por isso, os usuários não têm o que fazer além de esperar o dinheiro ser repassado automaticamente para uma conta cadastrada.

O que diz o PayPal

Procurado pelo Tecnoblog, o PayPal enviou, via assessoria de imprensa, o seguinte posicionamento:

“A nova função do PayPal de transferência automática de fundos permite que quaisquer pagamentos recebidos por nossos clientes (cadastrados como Pessoa Física) sejam transferidos diretamente às contas bancárias vinculadas às suas contas PayPal. Nossa equipe de suporte está ajudando ativamente os clientes nessa transição e está disponível para esclarecer todas as dúvidas”.

A empresa indicou seu portal de informações, sua Central de Ajuda e sua página de atendimento ao cliente para clientes que precisarem de algum tipo de auxílio.

Apesar de as transferências serem automáticas, elas não são instantâneas, como acontecia com o Pix. Por isso, pode levar até três dias úteis para o dinheiro cair na conta bancária do usuário.

Atualizado às 11h45 de 1/9 com o posicionamento do PayPal na íntegra

Receba mais sobre PayPal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados