O que é um cartão de crédito virtual?

Modelo de pagamento usado para compras online pode ser mais prático e seguro; saiba como funciona um cartão de crédito virtual

Luiza Xavier
Por
• Atualizado há 9 meses
Pessoa digitando em um notebook
Cartão virtual: menos riscos nas compras online (Imagem: Unsplash / Shayna Douglas)

O cartão de crédito é o meio de pagamento que oferece uma linha de financiamento para que você possa antecipar compras que não pode (ou não quer) pagar à vista. Um cartão de crédito virtual funciona do mesmo jeito, mas é destinado apenas para o e-commerce.

Outra característica da versão virtual é o prazo de validade bem curto. Geralmente, de até 48 horas. Além disso, você tem a opção de definir quantas vezes vai usar o cartão. Depois, ele se torna inválido.

Mais segurança

Da mesma forma que o “dinheiro de plástico”, o cartão de crédito virtual tem um número. Mas, essa identificação será usada só para compras online, incluindo passagens aéreas, e cadastros em sites e aplicativos.

Esta é uma das maiores vantagens desse novo modo de pagar as compras. Como os números dos cartões físico e virtual são diferentes, as chances de você ter problemas como o vazamento do número do cartão após transações online são menores.

Além disso, é possível descartar os dados do cartão virtual após a compra, o que dificulta clonagens e outros tipos de golpe. Por isso mesmo, essa é considerada uma opção cada vez mais prática e segura para quem costuma comprar de tudo pela internet.

Cartão ‘descartável’

Bancos, fintechs e outras instituições financeiras têm oferecido aos clientes a opção do cartão virtual “descartável”. Após cada uso, é criado um novo número para ser utilizado nas compras. O objetivo, claro, é evitar fraudes e transtornos para o usuário.

Entretanto, se essa alternativa pode significar mais segurança, também pode representar mais burocracia.

Quando usa um cartão desse tipo, você não tem a possibilidade de deixá-lo cadastrado em sites nem naqueles serviços que usa com frequência, como aplicativos de transporte ou aqueles usados para fazer pedidos em restaurantes.

Segundo cartão

Na maioria das instituições financeiras o cartão virtual é oferecido ao cliente como um segundo cartão. Sem qualquer custo adicional, taxas ou anuidade. Bradesco, Caixa, Itaú e Santander são alguns dos bancos que colocam essa solução financeira à disposição.

O acesso à versão virtual pode ser feito pelo app do banco ou pelo site quantas vezes você precisar. No entanto, como há diferentes regras de uso, leia com calma as informações disponíveis antes de gerar o número do cartão para uso exclusivo online.

Virtual não é digital!

Em várias situações é comum o uso de “virtual” e “digital” como sinônimos. No segmento de cartões, porém, isso não funciona.

O cartão virtual é uma solução encontrada pelas instituições financeiras para oferecer ao cliente que já tem um cartão tradicional mais segurança nas compras online.

Já o cartão digital, está vinculado a contas digitais, de fintechs como o Nubank, por exemplo. E, apesar do nome, é um cartão padrão, de plástico, mas que também oferece ao cliente a versão virtual.

Uma vantagem destacada pelas fintechs e bancos digitais, aliás, é a possibilidade de você poder fazer compras e transações online a crédito, com o cartão virtual, enquanto aguarda a entrega do cartão físico em seu endereço.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Cartão de crédito na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Luiza Xavier

Luiza Xavier

Ex-redatora

Luiza Xavier é jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso. Já foi repórter e editora em veículos como O Globo e TV Bandeirantes. No Tecnoblog trabalhou em 2020 como redatora, produzindo pautas focadas em economia e finanças pessoais. Como assessora de comunicação, foi responsável por publicações corporativas de segmentos, como indústria de transporte internacional e metalurgia.

Canal Exclusivo

Relacionados