Pix já permite receber dinheiro via transferência em fase restrita do BC

Clientes de 762 bancos e fintechs podem receber transferências via Pix em fase restrita, mas só alguns podem enviar dinheiro

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)
Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

O Pix começou a funcionar: a partir desta terça-feira (3), todos os clientes de 762 bancos e fintechs podem receber transferências através deste novo método, mesmo se não tiverem chave cadastrada. No entanto, só algumas pessoas podem enviar dinheiro dessa forma: trata-se de uma fase restrita do Banco Central para que as instituições financeiras implementem o sistema aos poucos.

É possível receber dinheiro via Pix na conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga. No entanto, somente os clientes selecionados por bancos e fintechs poderão fazer transferências nesta fase inicial; eles devem ser avisados através do app.

“As instituições poderão executar todas as funcionalidades do Pix de forma gradual, com número reduzido de usuários, para que os clientes comecem a se familiarizar com a novidade”, disse Carlos Eduardo Brandt, do BC, na semana passada.

Vale notar que não é necessário ter uma chave Pix cadastrada: a transferência pode ser feita usando os números de agência e conta, assim como no TED e DOC. No entanto, a novidade facilita as transações: você precisa informar apenas um dado (número de celular, CPF ou e-mail) para enviar dinheiro.

Quando vai funcionar o Pix na fase restrita?

Entre os dias 3 e 15 de novembro, os horários do Pix serão diferenciados:

  • dias 5 e 12 de novembro (quintas-feiras): das 9h às 24h
  • dias 6 e 13 de novembro (sextas-feiras): das 0h às 22h
  • outros dias, incluindo finais de semana e feriados, durante a fase restrita: das 9h às 22h

O Pix só entra em plena operação no dia 16 de novembro: é quando será possível fazer e receber transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana. O dinheiro cai na conta em até dez segundos.

Você já consegue fazer um Pix? Como foi sua experiência?

Instruções para usar o Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Instruções para usar o Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados