Como citar uma entrevista no corpo do texto nas normas ABNT

Entrevistas escritas e orais; saiba como citar uma entrevista no corpo do texto nas normas ABNT e suas referências

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Entrevistas para o texto (Imagem: Matt Ragland/Unsplash)
Entrevistas para o texto (Imagem: Matt Ragland/Unsplash)

Em alguns casos, pode ser necessário utilizar entrevistas dadas aos veículos de imprensa de forma escrita ou oral para confirmar um argumento. Veja em meu artigo como citar uma entrevista no corpo do texto nas normas ABNT, e regras para fazer as referências.

Como citar entrevista escrita na ABNT

A indicação das normas ABNT é que se utilize a transcrição do conteúdo da entrevista para o corpo do texto. Essa indicação nos traz para uma citação indireta, mas não é proibido fazer na forma direta. 

Para o historiador Evaldo Cabral de Mello, “a história, como a casa-grande do senhor, tem muitas portas e janelas”. (MELLO, p. 10, 1998).

Como escrever nas referências

Para as referências o esquema segue o mesmo de citações indiretas em geral, juntamente, com as informações adicionais.

  • Nome do entrevistado no formato ABNT;
  • O título da entrevista;
  • O veículo que fez a entrevista;
  • O nome do entrevistador;
  • Título da revista ou jornal;
  • Local de publicação;
  • Volume do exemplar;
  • Número do exemplar;
  • “p.” seguido do número de localização da página;
  • O mês e ano de publicação.

ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do entrevistado. Título da entrevista. [Entrevista concedida a] Nome do Entrevistador. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.

Como citar entrevista oral na ABNT

As entrevistas orais são aquelas em que se levam em conta questões éticas citadas no discurso do entrevistado, sem documentação por escrito. Palestras, discursos, entrevistas televisivas ou via rádio estão neste grupo, além de entrevistas com especialistas feitas de forma oral pelo autor do trabalho.

A melhor forma de fazer a citação dessa entrevista é utilizando uma mistura entre citação de documento publicados com citação de informação verbal. Alguns pontos de destaque:

  • Transcreva integralmente a entrevista realizada colocando-a como apêndice no trabalho final;
  • Elabore a referência bibliográfica da entrevista conforme as recomendações para “Documento sonoro no todo” presente na NBR 6023;

Ex: SILVA, Luiz Inácio Lula da. Luiz Inácio Lula da Silva: depoimento [abr. 1991]. Entrevistadores: V. Tremel e M. Garcia. São Paulo: SENAI-SP, 1991. 2 cassetes sonoros. Entrevista concedida ao Projeto Memória do SENAI-SP

  • Garanta o anonimato dos entrevistados, caso seja necessário, utilizando pseudônimos;

Ex: TAL, Fulana de. Entrevista I. [jan. 2010]. Entrevistador: Ana Maria Mattos. Porto Alegre, 2010. 1 arquivo .mp3 (60 min.). A entrevista na íntegra encontra-se transcrita no Apêndice A desta monografia

  • Indique entre parênteses, quando os trechos da entrevista forem citados no texto, a expressão “informação verbal”, deve vir entre parênteses, após a apresentação do entrevistado (em citação indireta) ou após o trecho (em citação direta).

Esse modelo de citação é um pouco confuso, pois mistura conceitos de outras regras impostas pela ABNT para citações. As entrevistas por escrito são mais simples pois contam como documento, as orais vão dar mais trabalho pela necessidade de transcrição que é a documentação por escrito de uma opinião oral. 

Na maioria dos casos, o estudante vai precisar saber como citar uma entrevista no corpo do texto nas normas ABNT para indicar entrevistas por escrito. Bons estudos!

Com informações: espm, ufrgs

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ABNT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados