Início » Jogos » PS5 não tem trava de região; 8K virá com atualização da Sony

PS5 não tem trava de região; 8K virá com atualização da Sony

PS5 não terá trava de região, permitindo que qualquer jogo compatível possa ser jogado no console, independente do país de origem

Felipe Vinha Por

O PS5 não terá trava de região e permitirá rodar games comprados em qualquer lugar do mundo. Além disso o console receberá atualização, posterior ao lançamento, para habilitar resolução 8K. As informações são da Sony, em uma publicação no blog oficial do PlayStation.

PS5 (Imagem: Divulgação/Sony)

PS5 não terá trava de região e ganhará resolução 8K (Imagem: Divulgação/Sony)

O texto publicado pela Sony é um FAQ, ou “perguntas mais frequentes”, e contém diversos detalhes que já são conhecidos pela maioria do público, como datas de lançamento e preços em mercados internacionais.

Um dos pontos que chama a atenção é a confirmação de que o PS5 não terá trava de região. Assim, um videogame comprado no Brasil poderá rodar um jogo, por exemplo, lançado apenas no Japão. No passado, era muito comum que videogames tivessem travas de região, impedindo algo do tipo e limitando a compatibilidade por continentes.

A Sony também esclarece que o PS5 é compatível com TVs e monitores 8K, mas a possibilidade de exibir jogos nesta resolução será liberada posteriormente, via atualização gratuita, ainda sem data específica para sair.

PS Now no PS5

Outra novidade revelada somente agora pela Sony é que o PS5 será compatível com o PS Now. O serviço se parece com o Game Pass, da Microsoft, ainda que não seja a mesma coisa.

Por meio de uma assinatura os usuários têm acesso a um catálogo grande jogos, incluindo títulos de PS4 e PS3, mas apenas via streaming. Não chega a ser uma retrocompatibilidade, mas é uma forma de jogar games antigos.

Infelizmente o PS Now não está disponível no Brasil e nem tem previsão para chegar por aqui.

Com informações: PS Blog.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@wellerstz

qual será a próxima restrição no ps5?

Diego Nascimento (@Dieg0)

8K

Eita (@mandatario)

Trava de região vem da industria do Cinema. Sempre burra!
E hoje continuam com esta burrice. A industria do cinema é muito atrasada em muitas coisas

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Só se for pong ou pitfall XD

² (@centauro)

Porque o blog oficial da Playstation, que é de onde a informação sobre o suporte ao 8K saiu, não é uma fonte que deveria ser considerada, né?

Hardware com arquiteturas diferentes = Capacidades diferentes.
De novo, comparar arquiteturas diferentes apenas pelos números é que nem comparar laranja com banana e perguntar qual é o mais doce. Tem muito mais fatores que precisam ser considerados.

Wellington (@wellschutz)

Na verdade, não são arquiteturas diferentes para CPU ambos são na arquitetura Zen 2 da AMD e na GPU na arquitetura RDNA também da AMD, tendo diferenças nas velocidades, a maior diferença entre os dois consoles é em seu SSD, onde a Sony desenvolveu uma forma mais rápida de leitura e escrita, mas é algo que não compromete altera a capacidade gráfica, mas sim a leitura dos dados, portanto se espera uma capacidade gráfica muito semelhante em ambos os consoles.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Tanto o Series S/X quanto o PS5 possuem portas HDMI 2.1, uma das novidades nessa versão do padrão é a resolução 8K a 60 Hz. A atualização futura vai simplesmente liberar essa resolução no PS5, enquanto o Series S/X (se não me engano) contará com suporte desde o lançamento.

Dificilmente veremos jogos rodando em 8K ainda nessa geração de consoles, mas a resolução existe em ambos e muito provavelmente vai ser melhor utilizada para consumo de mídia e streaming, quando conectado em uma TV ou monitor compatível…

Dark (@Darkalliance)

Acho que o pessoal está confundindo as coisas. A Sony apenas afirmou que vai liberar por meio de atualização essa resolução.

O que obviamente é apenas um upscale de resoluções mais baixas como o 4K (ou menor), para o 8K.

Isso já se faz a tempos, o Xbox One S hoje faz exatamente isso, ele mau roda NATIVAMENTE resolução Full HD 1080p, entretanto ele disponibiliza sinal 4K com upscale para as TVs.

Talvez a Sony não tenha lançado o PS5 já habilitado com essa resolução dês do inicio por que provavelmente ela está querendo fazer pelo menos a dashboard realmente rodar nessa resolução nativamente, talvez isso justifique a vinda desse recurso numa atualização, de uma nova versão de sistema.

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Finalmente alguém com o mínimo de bom senso