PS5, Xbox Series X e S reservam até 200 GB do SSD para o sistema
PS5 e Xbox Series X e S possuem menos armazenamento do que o esperado, um pouco é reservado ao sistema e funções técnicas
PS5 e Xbox Series X e S possuem menos armazenamento do que o esperado, um pouco é reservado ao sistema e funções técnicas
PS5, Xbox Series X e S não permitem utilizar todo o espaço do armazenamento SSD para instalação de jogos. Uma boa parte de cada console é reservada a sistema e outros detalhes técnicos. Com as primeiras impressões dos novos consoles sendo publicadas no Brasil e no mundo, os fãs estão conhecendo mais detalhes a respeito.
Alguns fãs também conseguiram ter acesso antecipado aos consoles e publicam relatos na internet. No Reddit, um dos usuários menciona que o Xbox Series X reserva cerca de 20% do seu SSD para o sistema, deixando apenas 802 GB livres, do total informado de 1 TB.
É comum que discos de armazenamento, sejam SSD ou HDD, reservem algum espaço para o sistema de seus respectivos aparelhos, quando são comercializados já configurados. Isso também aconteceu com o PS3, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e com qualquer outro videogame recente.
Contudo, os aparelhos mais novos estão cada vez mais dependentes de jogos digitais, em especial o modelo sem leitor de discos do PS5 e o Xbox Series S – este foi, aliás, um dos pontos levantados na análise do Tecnoblog para o console da Microsoft.
Resumidamente, o espaço disponível em cada aparelho é o seguinte:
Vale lembrar que todos os consoles possuem suporte para armazenamento externo via USB, ao menos para guardar jogos baixados. Além disso, no caso do Xbox Series S e X, a Microsoft comercializa uma memória de expansão, também SSD, em caráter oficial.
Já o PS5 possui a possibilidade de adicionar um SSD maior, por meio de um slot abaixo de sua carcaça, mas a função ainda não está disponível e será lançada por meio de atualização do sistema no futuro.