O que aconteceu com o Facebook Gameroom?

Conheça o Facebook Gameroom, plataforma de jogos da rede social para Windows similar ao Steam, que será encerrada em 2021

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Facebook Gameroom (Imagem: Divulgação/Facebook)
Facebook Gameroom (Imagem: Divulgação/Facebook)

O Facebook Gameroom é a plataforma de jogos para computador da rede social, criada como um possível rival do Steam, da Valve. Ele era centrado em jogos para a web e alguns nativos mas, depois de alguns anos, o serviço foi encerrado pela rede social.

Saiba o que é (ou foi) o Facebook Gameroom a seguir.

O que é Facebook Gameroom?

O Facebook Gameroom é um cliente de jogos para computadores, compatível com Windows 7 e versões posteriores, que permitia rodar os jogos disponíveis dentro da rede social sem precisar abrir o site.

Lançado oficialmente em abril de 2017, o serviço é compatível com títulos web, desenvolvidos em Flash em sua maioria, mas também suporta alguns jogos exclusivos, desenvolvidos por parceiros especialmente para o Facebook Gameroom.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Unity, de modo a oferecer suporte a desenvolvedores que quisessem desenvolver para o Gameroom, ou adaptar títulos já existentes para a plataforma. No entanto, o Facebook limitou inicialmente o tamanho dos jogos a um máximo de 200 MB.

Na época, a rede social disse que consideraria a possibilidade de aumentar o limite até 500 MB, e afirmou que em certos casos, a avaliação seria individual. Com o tempo, até mesmo títulos para iOS e Android, como Asphalt 9: Legends e Warhammer 40,000: Freeblade, bem mais pesados, se tornaram compatíveis.

Cliente do Facebook Gameroom para Windows (Imagem: Reprodução/Facebook)
Cliente do Facebook Gameroom para Windows (Imagem: Reprodução/Facebook)

Embora não fosse a intenção do Facebook concorrer diretamente com o Steam, o suporte do Gameroom a jogos mobile de grande orçamento davam a entender de que havia, sim, certo interesse em conquistar os jogadores de PC.

O que aconteceu com o serviço?

Como a maioria dos jogos do Facebook rodam em Flash, o fim do suporte ao formato em fevereiro de 2020 significa que a grande maioria deles deixará de funcionar em 2021. Embora os desenvolvedores possam migrá-los para HTML5 ou Unity, a rede social aproveitou para fazer algumas reformas no Facebook Gaming como um todo.

Uma das mudanças foi decretar o fim do Facebook Gameroom.

Página de jogos do Facebook (Imagem: Reprodução/Facebook)
Página de jogos do Facebook (Imagem: Reprodução/Facebook)

O serviço será encerrado e deixará de funcionar no dia 30 de junho de 2021. A partir dessa data, os jogos em HTML5 estarão disponíveis apenas pela página de jogos instantâneos do Facebook, enquanto que os nativos, exclusivos da plataforma deixarão de funcionar.

Os jogos que não forem migrados do Flash para outros formatos também ficarão indisponíveis, a partir de 1º de janeiro de 2021 no site, e de 1º de julho de 2021 pelo Facebook Gameroom.

Por fim, o Facebook não mais aceitará novos jogos para a web, mesmo em HTML5 ou Unity, a partir de 2021. Desse ponto em diante, a página de jogos instantâneos manterá apenas os que já estão disponíveis e que não rodam em Flash.

Com informações: Facebook.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook Gaming na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados