Pix é liberado como forma de pagamento para jogos de loteria

Banco Central publicou resolução para incluir lotéricas na lista de contas habilitadas a receberem pelo Pix

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Pix em aplicativo da Caixa (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Pix em aplicativo da Caixa (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Pix ganhou mais uma finalidade e, agora, também poderá ser usado para pagar jogos de loteria. A mudança foi anunciada na quinta-feira (19) pelo Banco Central, que publicou uma resolução para incluir as lotéricas na lista de contas habilitadas a receberem pelo sistema de pagamentos instantâneos.

Com isso, será possível usar o Pix para pagar jogos como os da Mega-Sena nas lotéricas que oferecem essa opção. Segundo a Folha de S.Paulo, o Banco Central determinou que cada unidade deverá decidir se adota ou não o sistema. Em nota, o BC explicou que a autorização de pagamento com Pix para jogos de loteria foi uma demanda do mercado.

“As novas funcionalidades do Pix mostram o caráter multipropósito do meio de pagamento. Isso significa que ele deve ser capaz de acomodar todos os tipos de transação de varejo, envolvendo pessoas, empresas e governo. Recentemente, o BC aprovou a extensão do Pix para recolhimento do FGTS e para contas das próprias instituições”, diz o comunicado.

O sistema de pagamentos também poderá ser usado para pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU), usada em taxas de passaporte e vestibular, por exemplo. Com o início da operação ampla na segunda-feira (16), instituições financeiras também ampliaram o uso da solução. É o caso do Nubank, que permitiu a cobrança via Pix na Conta PJ.

Pix dispensa multas por seis meses

Na mesma resolução, o Banco Central também estabeleceu que nos próximos seis meses as instituições financeiras que adotarem o Pix não estarão sujeitas à aplicação de multas por eventuais problemas na operação. Mais especificamente, as empresas estarão isentas da punição até 15 de maio de 2021.

Segundo o BC, o prazo foi definido para as instituições realizarem ajustes pontuais em suas plataformas que se conectam ao seu sistema de pagamentos. A nota indica que, embora ele já esteja funcionando, alguns acertos por parte das empresas podem ser necessários para melhorar a experiência dos usuários e não devem ser considerados infrações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados