Início » Computador » Intel NUC 11 Enthusiast é um mini-PC gamer com RTX 2060

Intel NUC 11 Enthusiast é um mini-PC gamer com RTX 2060

Mini-PC NUC 11 Enthusiast tem GPU GeForce RTX 2060 e processador Intel Core de 11ª geração (Tiger Lake)

Emerson AlecrimPor

Quando o assunto é PC gamer, nos vem à mente um desktop grande e carregado de LEDs. Mas a Intel tem um proposta diferente: a companhia anunciou o NUC 11 Enthusiast (codinome Phantom Canyon), um mini-PC preparado para jogos. Para tanto, o diminuto computador é equipado com um processador Core de 11ª geração (Tiger Lake) e GPU Nvidia GeForce RTX 2060.

NUC 11 Enthusiast (imagem: reprodução/Intel)

NUC 11 Enthusiast (imagem: reprodução/Intel)

NUC (Next Unit of Computing) é um projeto que a Intel desenvolveu há alguns anos como uma alternativa mais prática em relação aos tradicionais desktops. Com um kit do tipo, você pode contar com um computador com especificações interessantes, mas tamanho compacto. De certo modo, essa é uma proposta que rivaliza com o Mac Mini.

De carona com a CES 2021, a Intel renovou a linha. O NUC 11 Enthusiast é o modelo que chama mais atenção, justamente por ter a configuração mais parruda.

O kit da versão mais poderosa traz processador Core i7-1165G7 de 11ª geração com gráficos integrados Iris Xe, GPU dedicada GeForce RTX 2060, 16 GB de RAM (DDR4-3200) e sistema para armazenamento de dados Intel Optane Memory H10 (módulo de 32 GB + SSD de 512 GB).

É verdade que a GPU dedicada não pertence à geração mais atual da Nvidia, mas ao menos esse detalhe pode fazer o equipamento ter um preço um pouco mais em conta.

Traseira do NUC 11 Enthusiast (imagem: reprodução/Intel)

Traseira do NUC 11 Enthusiast (imagem: reprodução/Intel)

Na conectividade, o Intel NUC 11 Enthusiast não faz feio. Além de Wi-Fi 6 e Bluetooth 5, o mini-PC traz HDMI 2.0b, Mini DisplayPort 1.4, duas portas Thunderbolt 4 (USB-C), conexão Ethernet e seis portas USB 3.1 Gen 2 (tipo A, convencional). O sistema operacional é o Windows 10 Home.

Talvez o ponto negativo do NUC 11 Enthusiast (e dos demais modelos da linha) fique para o fato de o processador ser soldado à placa-mãe. Mas, novamente, o fator preço pode compensar essa possível desvantagem.

Embora a Intel ainda não tenha divulgado as faixas de preços dos novos NUCs, a Simply NUC já exibe em seu site uma versão do Phantom Canyon com 8 GB de RAM e SSD de 128 GB (mas sem Windows 10 pré-instalado) com valor de US$ 1.349.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Reginaldo Ribeiro (@Reginaldo_Ribeiro)

Certeza que isso não vai virar um fogão durante a jogatina?

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

não esqueçam de ter uma sala com temperatura abaixo de 16° para jogar ou o pc vai fritar

Gabriel Arruda (@gdarruda)

Os NUCs de alta performance são conceitos legais de organização de hardware, mas acabam sempre ficando nesse limbo: muito caro comparado a outra soluções SFFPC e pouco prático comparado a um notebook gamer.

Nunca consigo imaginar quem compraria um desses…

LekyChan (@LekyChan)

Pelo jeito só eu fiquei animado com isso

Pena que chegará muito caro aqui e isso se chegar.

Rychillie 🦄 (@rychillie)

Eu gosto tanto destes NUC’s com foco em performance para games, mas é tão complicado adquirir que chega a ser triste, Intel deveria investir melhor neles(Hardware acho que ja investiram bem).