Início » Aplicativos e Software » Spotify facilita a retomada de podcasts que você não terminou de ouvir

Spotify facilita a retomada de podcasts que você não terminou de ouvir

As mudanças visuais são pequenas, mas com elas o Spotify pretende dar ainda mais destaque para recomendações de artistas

André FogaçaPor

O Spotify anunciou nesta segunda-feira (22) mudanças para nova tela inicial de todos os usuários, focando em conteúdo personalizado de acordo com o histórico de reprodução de cada pessoa. A nova interface também permite que podcasts não finalizados recebam destaque para o ouvinte retornar ao ponto onde parou da última vez.

Spotify ganha novos recursos para a tela inicial (Imagem: divulgação/Spotify)

Spotify ganha novos recursos para a tela inicial (Imagem: divulgação/Spotify)

As novidades ficam separadas basicamente em dois pontos, ambos mudando muito pouco na parte visual. O primeiro deles é a inserção de um botão com ícone de histórico logo no topo, depois do “Bom dia”, ”Boa tarde” ou “Boa noite”. Sua função é exibir tudo que foi reproduzido recentemente, em uma lista muito parecida com os sites navegados no mesmo dia em um browser da internet.

O local exibe tanto músicas, como playlists, episódios de podcasts e álbuns que foram tocados nos últimos três meses, em ordem cronológica que começa pelo conteúdo mais recente. A novidade vale tanto para assinantes, como para os usuários que acessam o Spotify sem o pagamento de qualquer valor. Próximo ao botão também pode ser acessado o último podcast reproduzido, com uma barra indicando seu progresso. Tocando no ícone, o episódio volta de onde parou, mas este recurso só é visível para quem paga o plano Premium.

Spotify vai aumentar a visibilidade das recomendações

O segundo ponto, também exclusivo para assinantes de qualquer plano para o serviço de streaming, é a presença de uma área destacada e localizada no topo da tela inicial do Spotify. Nela o usuário encontrará indicações de novas músicas de artistas prediletos. O visual destas recomendações será de cards e elas chegarão de artistas que o assinante já segue.

Assim como já acontece com a playlist Descobertas da Semana, a lista destas novas recomendações será atualizada de tempos em tempos. A grande vantagem deste destaque é a visibilidade mais facilitada, direto na tela inicial que abre assim que o aplicativo é iniciado no smartphone ou tablet.

O Spotify não divulgou uma data oficial para que todos os assinantes e usuários recebam as novas ferramentas para a tela inicial, mas a empresa comentou que todas as novidades chegam ainda neste mês – março ainda tem 10 dias. Ao menos por enquanto, estes destaques serão exclusivos para aplicativos em dispositivos móveis como smartphones e tablets Android, ou o iPhone, iPod Touch e iPad.

Spotify ganhou assinantes e vem oferecendo mais recursos

Recentemente o Spotify abriu seus números e mostrou crescimento no total de pessoas que acessam a plataforma de streaming, com 345 milhões de usuários ativos todo mês. Destes, 155 milhões são assinantes de algum plano Premium. O total representa aumento de 27% em relação ao mesmo número do ano anterior.

Olhando apenas para quem paga mensalmente, a quantidade de usuários também subiu. Ao todo o crescimento foi de 24% quando comparado com o número anterior. Neste meio tempo a empresa resolveu dar detalhes do plano HiFi para quem utiliza o Spotify em sistemas de áudio robustos e de altíssima fidelidade – sem as perdas que acontecem na compressão para a internet, mesmo quando a qualidade está configurada para Altíssima nos ajustes.

Por fim, a plataforma adicionou um filtro para escolher playlists por humor e gênero, dentro da coleção de músicas curtidas pelo usuário. Nem todos os usuários receberam a novidade ainda, mas ainda assim é possível filtrar esta playlist por título, artista, álbum ou para as canções adicionadas recentemente.

Com informações: Spotify.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando