Google decreta fim do Google Podcasts e migração para o YouTube Music
Empresa promete ferramenta para exportar programas em formato OPML. Seção de podcasts do YouTube Music tem download e reprodução em segundo plano.
Empresa promete ferramenta para exportar programas em formato OPML. Seção de podcasts do YouTube Music tem download e reprodução em segundo plano.
O Google decidiu mudar por completo a maneira como oferece podcasts aos usuários. Em virtude disso, o gigante da internet decretou o fim do Google Podcasts, plataforma online que conta com app nativo para Android. Agora, a empresa vai concentrar os esforços para este tipo de conteúdo no YouTube Music.
O anúncio foi feito pelo YouTube nesta terça-feira (26), apenas cinco dias após realizar um evento em Nova York no qual anunciou novidades relacionadas à inteligência artificial.
O Google destaca que a seção de podcasts no YouTube está em fase de testes no Brasil, Estados Unidos e outros países sem necessidade de pagamento adicional. Agora, ela chegará a todos os países onde a plataforma está presente. O cronograma menciona a liberação da ferramenta até o fim de 2023.
“Em 2024, vamos aumentar nosso investimento na experiência de podcasts no YouTube Music, tornando-a o melhor destino para fãs e podcasters, com recursos exclusivos do YouTube para a comunidade e a descoberta e alternância de áudio e vídeo”, diz a empresa numa postagem oficial. Na prática, isso significa que o Google Podcasts será desativado.
O Google disse que irá ouvir os atuais usuários do Google Podcasts e também dará “bastante tempo para fazer essa transição”. Além disso, a empresa informou que o YouTube Music será compatível com a tecnologia de feed RSS, uma vez que nem todos os programas de áudio são hospedados na plataforma.
Quem não quiser migrar para o YouTube Music terá uma ferramenta para exportar os podcasts atuais. Ela irá funcionar no formato OPML.
O Google não deu detalhes sobre os prazos e procedimentos para que isso tudo aconteça, mas reconheceu que “levará tempo”. “Assim que sentirmos que as ferramentas de migração estão prontas, iremos lançá-las juntamente com diretrizes claras sobre como vão funcionar.”
O Brasil ganhou uma menção especial no comunicado disparado pela equipe do YouTube. De acordo com uma pesquisa da Offerwise, 69% os entrevistados no país têm o YouTube como sua principal plataforma de podcast ou videocast.
Já nos Estados Unidos, uma pesquisa conduzida pela Edison concluiu que 23% dos usuários consideram o YouTube como principal serviço de podcasts, contra “apenas” 4% do Google Podcasts.
Tal qual existe atualmente, o YouTube Music oferece uma seção de podcasts com downloads e reprodução em segundo plano em lugares como o carro e em alto-falantes inteligentes. Os usuários ainda podem alternar entre podcasts de áudio e os populares videocasts, de acordo com a empresa.