Itaú teve problemas com Pix pelo app de celular nesta segunda (12)

Itaú escondeu opção de Pix e disse que serviço estava indisponível; banco encontrou "instabilidade momentânea" nas transferências

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
App do Itaú no celular (Imagem: Tecnoblog)
App do Itaú no celular (Imagem: Tecnoblog)

Não é só o Nubank que teve dificuldades para transferir dinheiro de forma instantânea: nesta segunda-feira (12), o Itaú desligou a funcionalidade de Pix no aplicativo para iPhone e Android. O jeito era fazer um TED via celular ou realizar o Pix através de ligação telefônica. A falha foi resolvida.

Por volta das 15h30, o Itaú enviou o seguinte comunicado ao Tecnoblog, garantindo que o Pix voltou a funcionar normalmente:

O Itaú Unibanco esclarece que o serviço de transferências via Pix já foi reestabelecido no início da tarde. Durante esta manhã (12), apesar da instabilidade para realização do Pix no aplicativo do banco, o serviço continuou disponível por meio das centrais de atendimento. O Itaú pede desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente.

Pix do Itaú ficou fora do ar no app

O atalho para Pix, que costuma aparecer na tela principal do app, havia sido removido. Por isso, algumas pessoas acharam que o recurso não estava mais presente: “o aplicativo do banco Itaú hoje tá super esquisito, até a opção de Pix sumiu”, diz um usuário no Twitter.

No entanto, o botão de Pix aparece na página Transações do app. Ao tocar nele, surgia o seguinte aviso: “voltamos logo, por favor tente novamente mais tarde, nesse momento o Pix está indisponível”.

App do Itaú diz que Pix volta em breve (Imagem: Reprodução)

App do Itaú diz que Pix volta em breve (Imagem: Reprodução)

No Twitter, o Itaú disse: “sentimos muito pelo transtorno; identificamos uma instabilidade momentânea para realização do Pix, mas já estamos atuando para normalização”.

Se você precisasse enviar um Pix, teria que recorrer ao atendimento via telefone. “Nossos outros canais seguem à disposição, por onde você pode fazer suas transações e o Pix pode ser efetivado com o nosso 30h também pelo 4004-4828 / 0800 970 4828”, explicou o banco via Twitter.

Houve também alguns relatos de problemas no pagamento de boleto, mas fizemos um teste e conseguimos realizar a transação normalmente.

Itaú tem problemas com Pix (Imagem: Reprodução / DownDetector)

Itaú tem problemas com Pix (Imagem: Reprodução / DownDetector)

No DownDetector, as queixas começaram a se acumular por volta das 11h (horário de Brasília) – em parte porque, mais cedo, não era possível mandar dinheiro para clientes do Nubank.

Nubank disse que Pix estava fora do ar

O Nubank afirmou que o Pix esteve fora do ar para seus clientes; enquanto a funcionalidade não voltava, a fintech sugeria fazer um TED. Também havia problemas para receber dinheiro de outros bancos, como C6 e Santander.

Atualizado às 16h

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados