Snapdragon 778G 5G traz suporte a telas de 144 Hz e recursos para jogos

Com oito núcleos e tecnologia de 6 nanômetros, Qualcomm Snapdragon 778G deve equipar celulares intermediários

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Qualcomm Snapdragon (imagem: divulgação/Qualcomm)

Qualcomm Snapdragon (imagem: divulgação/Qualcomm)

O Snapdragon 778G 5G é o novo chip da Qualcomm para celulares intermediários. Ou vai ser: o modelo apareceu no site da companhia nesta semana, mas sumiu logo em seguida. Isso sugere que a novidade deve ser anunciada oficialmente em breve.

Na página que a Qualcomm tirou do ar, o Snapdragon 778G apareceu como um chip octa-core. As especificações disponibilizadas ali (que podem ser consultadas via Internet Archive) indicam que o modelo conta com quatros núcleos Cortex-A78 para tarefas que demandam alto desempenho e quatro núcleos Cortex-A55 econômicos no consumo de energia e, portanto, direcionado a atividades simples.

Para os gráficos, o Snapdragon 778G se garante com a GPU Adreno 642L.

O chip traz ainda o processador de sinal de imagem (ISP) Spectra 570L, que permite ao celular capturar imagens de três câmeras simultaneamente para gravação de vídeo.

Até o momento, a Qualcomm não revelou o significado da letra ‘L’ em Adreno 642L e em Spectra 570L. Mas sabemos que a letra ‘G’ em Snapdragon 778G faz referência à possibilidade de o chip otimizar determinadas características de jogos.

Uma delas envolve a tela. O Snapdragon 778G suporta displays que funcionam em 144 Hz. O componente pode contar ainda com resolução de até 3360×1600 pixels e HDR10+.

Além disso, o chip fará parte do Snapdragon Elite Gaming, programa da Qualcomm que otimiza jogos com APIs mais eficientes, inteligência artificial e afins.

Como o nome completo deixa claro, o Snapdragon 778G também conta com 5G. Isso é possível graças à integração do chip com o modem Snapdragon X53, que suporta redes sub-6 GHz (mas não mmWave) em taxas de até 3,3 Gb/s (gigabits por segundo).

Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 complementam o quesito conectividade.

Todas essas características fazem o Snapdragon 778G ser parecido com o Snapdragon 780G 5G. A maior diferença entre os dois chips aparece no processo de fabricação: o Snapdragon 780G tem tecnologia de 5 nanômetros; o Snapdragon 778G, de 6 nanômetros.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados