Início » Brasil » Portal e-CAC da Receita Federal fica fora do ar nesta terça (15)

Portal e-CAC da Receita Federal fica fora do ar nesta terça (15)

Queixas sobre e-CAC vêm se acumulando desde cedo, mas problema começou antes; lentidão no sistema da Receita Federal afeta EFD-Reinf e DCTFWeb

Felipe Ventura Por

O portal eCAC da Receita Federal, que dá acesso a diversos serviços para pessoa física e jurídica, está com problemas de lentidão nesta terça-feira (15) e ficou fora do ar para diversos usuários. Existem duas opções de login: usando CPF/CNPJ, chave de acesso e senha; ou via conta Gov.br. No entanto, ambas levam a uma mensagem de erro dizendo que não foi possível fazer “a validação dos seus dados”. Isso afeta empresas que precisam fazer a entrega do EFD-Reinf e DCTFWeb.

e-CAC com problemas (Imagem: Reprodução / RFB)

e-CAC com problemas (Imagem: Reprodução / RFB)

Problemas ao acessar e-CAC da Receita Federal

Nos testes do Tecnoblog, conseguimos acessar a página inicial do e-CAC, mas recebemos o seguinte aviso após uma tentativa de login: “prezado usuário, ocorreu um erro no sistema que impediu a validação dos seus dados; por favor, tente novamente”. A mensagem veio acompanhada pelo código 21012 – A77E4ECC.

As queixas no DownDetector vêm se acumulando desde 9h da manhã de hoje (horário de Brasília), mas a falha começou na última segunda-feira para os usuários: “com problemas desde ontem”, “e-CAC fora do ar hoje 14/06”, “e-CAC e PGDAS sem sistema há dias” são alguns dos relatos.

O Tecnoblog entrou em contato com a Receita Federal para saber mais detalhes sobre o ocorrido. Ela emitiu o seguinte comunicado (grifo nosso):

A partir de relatos de contribuintes, a Receita Federal identificou, nesta terça-feira, 15 de junho de 2021, situações de lentidão intermitente no acesso ao ambiente do Centro Virtual de Atendimento – e-CAC.

Contribuintes que ainda não enviaram a EFD-Reinf e DCTFWeb, cuja entrega é realizada pela plataforma, têm prazo até as 23:59 da data de hoje para fazer a transmissão de suas obrigações. A Receita Federal está promovendo todos os esforços para solucionar a lentidão e viabilizar a entrega dentro do prazo.

Problema do e-CAC não está no Google Chrome

e-CAC fora do ar (Imagem: Reprodução / DownDetector)

e-CAC fora do ar (Imagem: Reprodução / DownDetector)

Vale observar que não adianta trocar o navegador: “a Receita tem afirmado que o erro seria no Chrome; já tentei no Internet Explorer, no Mozilla Firefox e nada, tudo fora do ar”, diz um dos comentários no DownDetector.

Ele se refere ao principal resultado de busca sugerido pelo Google: um link da própria Receita Federal, publicado em julho de 2017, explicando que havia um erro “ocasionado por uma validação em um campo que o Google Chrome faz nos certificados dos sites”. O órgão sugeria usar Firefox, IE ou Microsoft Edge na época. No entanto, a pane de hoje não é culpa do navegador, por isso trocá-lo por outro não vai resolver nada.

Esse link da Receita aparece ao buscar por “eCAC não funciona”, “site da receita federal está com problemas hoje 2021” e “não consigo acessar e-CAC receita federal”, por exemplo.

O que é e-CAC?

e-CAC (Imagem: Reprodução / RFB)

e-CAC (Imagem: Reprodução / RFB)

O e-CAC é utilizado para dezenas de serviços oferecidos pela Receita Federal, incluindo:

  • emitir o comprovante de inscrição e de situação cadastral do CNPJ;
  • consultar e atualizar dados cadastrais no CPF;
  • obter cópia da declaração do Imposto de Renda de PF e PJ;
  • transmitir a declaração de PGDAS-D e Defis por parte de empresas no Simples Nacional;
  • conferir situação fiscal e pendências do contribuinte perante a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda;
  • parcelar dívidas e imprimir Darf para pagamentos das prestações;
  • realizar consultas de processos digitais (e-Processo).

Atualizado às 17h10 com posicionamento da RFB

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando