Receita Federal alerta sobre apps falsos de declaração de IRPF

Segundo o governo, campanhas maliciosas induzem usuários a baixar aplicativos maliciosos, que estão hospedados na Google Play e na App Store

Giovanni Santa Rosa
Por
Prédio da Receita Federal
Receita Federal não pede senhas e contas bançarias (Imagem: Pillar Pedreira / Agência Senado)

A Receita Federal emitiu um alerta sobre a existência de aplicativos falsos de declaração de Imposto de Renda. O órgão do governo responsável por prevenir incidentes cibernéticos diz ter identificado a disseminação de aplicativos maliciosos relacionados ao tema na Google Play e na App Store.

“Foram identificadas campanhas maliciosas, valendo-se da importância do tema e do início do período de entrega da declaração, induzindo usuários a baixar e instalar apps falsos a partir das diferentes lojas de aplicativos para dispositivos móveis”, diz o alerta do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).

Portal e-CAC (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Portal e-CAC é alternativa para declarar IRPF (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Os aplicativos falsos usam logotipos parecidos com os da Receita. Uma maneira fácil de identificá-los é pelo nome de desenvolvedor: os apps do governo autênticos são cadastrados como desenvolvidos por Serviços e Informações do Brasil.

O aplicativo Meu Imposto de Renda está disponível para Android e iOS. Também é possível fazer a declaração diretamente na web, por meio do portal e-CAC, ou usando os softwares para desktop, disponíveis para Windows, macOS e Linux.

O prazo para entregar as informações é 31 de maio de 2024. Até agora, mais de 3,7 milhões de declarações foram enviadas.

Golpistas estimulam pânico para conseguir dados

Além dos apps falsos, golpistas estão usando emails e mensagens para fisgar vítimas e levá-las a baixar softwares maliciosos para computador. Outra tática é causar uma reação de urgência no usuário, dizendo que ele precisa regularizar sua situação imediatamente, por exemplo.

A Receita Federal explica que não pede CPF, senha e conta bancária por mensagens, orientando sempre o contribuinte a entrar em seu site. Além disso, ela usa comunicações por carta e, por isso, pede que os cidadãos mantenham seus endereços atualizados no cadastro.

Com informações: Receita Federal, CTIR Gov, Agência Gov, Folha de S.Paulo

Receba mais sobre Receita Federal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados