Início » Aplicativos e Software » KDE Connect integra Android ao Windows para enviar arquivos e muito mais

KDE Connect integra Android ao Windows para enviar arquivos e muito mais

Antes disponível somente para Linux, KDE Connect agora conecta Android ao Windows e Mac para uma série de funções

Emerson Alecrim Por

Você precisa transferir arquivos do seu celular para o computador com frequência? O KDE Connect pode ser uma boa solução para isso. A ferramenta, que até então permitia conectar um dispositivo Android apenas a um PC com Linux, agora também funciona com Windows (e macOS), embora em beta.

KDE Connect no Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

KDE Connect no Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Transferir arquivos é uma das possibilidades. O KDE Connect também pode ser usado para compartilhar a área de transferência, sincronizar notificações, usar a tela do celular como touchpad na área de trabalho, fazer do smartphone um controle remoto de mídia, executar comandos remotamente, localizar o telefone, entre outros.

É essa amplitude de funções que torna o KDE Connect tão ou mais interessante que o Microsoft Seu Telefone, por exemplo, que também tem o propósito de vincular o celular ao computador.

Como usar o KDE Connect

O primeiro passo consiste em instalar o aplicativo, obviamente, tanto no Android quanto no Windows. Depois, basta abrir o KDE Connect em ambos os equipamentos. Se eles estiverem na mesma rede Wi-Fi, um aparecerá na lista de dispositivos do outro imediatamente.

Em qualquer um deles, escolha o dispositivo listado e solicite o emparelhamento. A partir daí, é só escolher a ação desejada. Note que a lista de funcionalidades possíveis aparece em ambos os dispositivos.

Na imagem abaixo, o celular está sendo usado para controlar o Spotify em um PC com Windows 10.

KDE Connect para controle de mídia (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

KDE Connect para controle de mídia (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Usar o celular como um touchpad (opção “Introdução de dados remota”), outro dos recursos existentes, causa estranheza no início, mas esse modo é realmente funcional e pode ser útil em algumas circunstâncias (quando seu mouse quebra, por exemplo).

Pode haver pequenas inconsistências, por outro lado. Por exemplo: a transferência de arquivos do PC para o smartphone não funciona enquanto você não definir uma pasta de destino neste último, mas não há nenhum aviso de que a operação não pode ser realizada antes de essa configuração ser feita. Mas, uma vez que a pasta é definida, tudo funciona bem.

KDE Connect no Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

KDE Connect no Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Você pode ter notado que, tanto no PC quanto no celular, a interface do KDE Connect é bastante simples. Por outro lado, a ferramenta cumpre o que promete e, o melhor de tudo, é gratuita.

Vale destacar que o aplicativo também funciona no Mac, mas apenas para conectar um dispositivo Android a este. Não há versão para iPhone.

KDE Connect: download

Você encontra os links para baixar o KDE Connect no site oficial. Por ali também é possível obter o código-fonte e, se você quiser apoiar a ferramenta, fazer doações em dinheiro para o projeto.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

É sem duvidas o melhor app Linux pra transferência de informação entre dispositivos.

Emerson Alecrim (@Alecrim)

O projeto existe há algum tempo, mas o suporte oficial só chegou recentemente, tanto que somente no final de junho (2021) é que a ferramenta apareceu na Microsoft Store (ainda que em beta). Aqui o anúncio do pessoal do KDE no Twitter: