Início » Aplicativos e Software » Como recuperar a senha da conta Gov.br

Como recuperar a senha da conta Gov.br

Pessoas com Carteira Nacional de Habilitação têm a opção de recuperar a senha da conta Gov.br por meio de validação facial no app

Gabrielle Lancellotti Por

A conta Gov.br é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil que oferece um meio digital de acesso aos serviços públicos. O objetivo é reconhecer e autenticar o cidadão, por meio de um login único. Na prática, com a identificação de usuário (CPF) e senha, a pessoa tem acesso às plataformas do governo que são integradas à conta.

É possível, por exemplo, consultar a sua carteira de vacinação digital do SUS, via Conecte SUS, e entrar na página do participante do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Dessa forma, caso o usuário esqueça a senha, o acesso a outros serviços fica impedido. Então, veja no passos a seguir como recuperar a senha da conta Gov.br.

Meu gov.br App (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)
Meu gov.br App (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

Recupere a senha da conta Gov.br

Para recuperar a conta, deve-se acessar o site oficial e selecionar uma das formas de identificação e autenticação oferecidas. Primeiramente, usuários que têm CNH podem optar pela validação facial por meio do app Meu gov.br. Além disso, a autenticação por meio de bancos cadastrados e via Internet Banking também é permitida. Por fim, você também pode receber um código de acesso por e-mail ou SMS.

  1. Acesse o site oficial:

    Entre no site //acesso.gov.br, digite o seu CPF e selecione a opção “Avançar”. Marque a caixa que afirma “Não sou um robô”, resolva o Captcha e, depois, clique novamente em “Avançar”;

  2. Selecione um dos meios para criar uma nova senha:

    O site oferece cinco formas diferentes para confirmar a sua identidade. Selecione a melhor maneira de recuperação de acesso para você e crie uma nova senha.
    Gov.br: meios de recuperação de senha (Imagem: Reprodução/Gov.br)

As opções por e-mail e via SMS, quando os dados estão atualizados no cadastro, são as formas mais rápidas de recuperação de conta. Porém, você também pode fazer isso por meio de bancos credenciados — Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco ou Banco de Brasília.

Segundo o site Gov.br, a plataforma não ganha acesso aos seus dados bancários, apenas ao nome e CPF. Ao escolher essa via, o usuário é redirecionado ao site do banco e deve seguir os passos indicados pela instituição.

Validação facial no app Meu gov.br

Por último, caso escolha o método de validação facial no app Meu gov.br, siga os passos:

  1. No site, selecione a opção “validação facial no app Meu gov.br”;
  2. Resolva o Captcha e, depois, clique em “gerar QR-CODE”;
  3. Quando o QR-CODE for exibido na tela do pc, abra o app Meu gov.br no seu smartphone e toque em “Ler QR Code”. Aceite os termos e condições;
  4. Posicione o rosto no espaço demarcado usando a câmera frontal e siga as orientações. Aguarde o app tirar a foto e clique em “enviar foto”;
  5. Clique em “Ok” e continue o processo no computador: preencha os campos com a nova senha e confirme.
Validação facial app Meu gov.br (Imagem: Reprodução/Meu gov.br)
Validação facial app Meu gov.br (Imagem: Reprodução/Meu gov.br)

Com informações de: Gov.br¹ e Gov.br²

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando