Material You do Android 12 faz jogos travarem por causa do papel de parede

Android 12 traz novo visual com a interface Material You que aplica as cores do papel de parede em elementos do sistema operacional

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

A interface Material You é uma das grandes novidades do Android 12. Com ela, os usuários podem aplicar as cores do papel do parede em elementos do sistema operacional do Google para personalizá-lo de acordo com a sua vontade. O recurso, por outro lado, faz com que jogos sejam encerrados ao realizar uma troca de Wallpaper.

O mecanismo está relacionado à função para alterar os botões, ícones e demais elementos gráficos do Android. Para recapitular, o Android 12 pega as cores principais e tons auxiliares do papel de parede escolhido. Depois, esse conjunto é levado tanto a itens nativos do sistema quanto a aplicativos instalados no celular.

O recurso, no entanto, vem chamando a atenção pelo seu comportamento ao trocar o plano de fundo. Isto porque os jogos são forçados a encerrar quando o wallpaper é alterado em segundo plano. É o que mostra o relato de um usuário no Google Issue Tracker de setembro e um teste realizado pelo XDA-Developersnesta quarta-feira (3).

Os testes do site foram realizados em um Google Pixel 6 Pro. A lista ainda foi composta por uma grande variedade de títulos, como Call of Duty: MobileGenshin ImpactMinecraft e PUBG Mobile, depois do registro que cita outros games. E, em todos os casos, os jogos travaram quando houve a alteração do wallpaper.

Google Pixel 6 com Android 12 e interface Material You
Google Pixel 6 com Android 12 e interface Material You (Imagem: Divulgação/Google)

Por que os jogos travam ao trocar o papel de parede?

A “falha” chamou a atenção neste fim de semana devido a uma publicação do CommonsWare. Com base no relato do Google Issue Tracker, o site questionou o fato de que, ao mudar o plano de fundo no Android 12, as atividades dos aplicativos são “destruídas e recriadas”. Logo em seguida, um usuário do Twitter (@cketti) revelou um commit no Android Code Search que dá mais detalhe sobre este comportamento.

A descrição do commit informa que, de fato, há um mecanismo que força o encerramento do app para que retorne ao seu estado “natural”. Ao que tudo indica, o recurso visa evitar problemas na alteração de cores do Material You ao escolher um novo papel de parede. Mas há um problema nisso tudo: os desenvolvedores não podem bloqueá-lo para evitar que os seus apps sejam reiniciados após a troca.

Este tratamento é diferente ao que é destinado ao modo escuro. Ao habilitar o dark mode, os apps também podem ser forçados a serem encerrados justamente para evitar problemas na ativação do novo tema. Mas, ao contrário das cores do Material You, os desenvolvedores podem escolher se o comportamento será aplicado ou não.

Este mecanismo pode afetar principalmente quem utiliza apps que fazem a troca de wallpaper automaticamente. E é justamente o cenário observado pelo XDA-Developers: se você está jogando no celular e a mudança acontece em segundo plano, o game trava. E, até o momento, parece não haver nada para impedir este comportamento.

Google Pixel 6 com interface Material You (Imagem: Divulgação/Google)
Google Pixel 6 com interface Material You (Imagem: Divulgação/Google)

Troca de wallpaper pode causar engasgos no Android 12

Há outra implicação por trás da alteração de papéis de paredes no Android 12. Também nesta quarta-feira (3), o XDA-Developers revelou que a troca de wallpapers ainda pode causar engasgos no celular. Mas, para que isso aconteça, é preciso ativar a alteração automática da imagem em um período de tempo consideravelmente curto.

O experimento também aconteceu em um Pixel 6 Pro. Ao programar um aplicativo para fazer a alteração do plano de fundo a cada dez segundos, o celular teve o desempenho comprometido. O travamento pode estar relacionados às cores dinâmicas do Material You. Afinal, os novos tons são aplicados com a troca do plano de fundo.

O site ainda observa que este é um cenário incomum de acontecer. Porém, este fator ainda pode causar problemas reais aos usuários, especialmente em celulares com fichas técnicas mais limitadas. Neste caso, este comportamento pode até impedir o acesso à configuração para cessar a troca automática para evitar os engasgos.

Com informações: 9to5Google, CommonsWare (1 e 2), Google Issue Tracker e XDA-Developers (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados