Início » Celular » Material You do Android 12 faz jogos travarem por causa do papel de parede

Material You do Android 12 faz jogos travarem por causa do papel de parede

Android 12 traz novo visual com a interface Material You que aplica as cores do papel de parede em elementos do sistema operacional

Por

A interface Material You é uma das grandes novidades do Android 12. Com ela, os usuários podem aplicar as cores do papel do parede em elementos do sistema operacional do Google para personalizá-lo de acordo com a sua vontade. O recurso, por outro lado, faz com que jogos sejam encerrados ao realizar uma troca de Wallpaper.

Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

O mecanismo está relacionado à função para alterar os botões, ícones e demais elementos gráficos do Android. Para recapitular, o Android 12 pega as cores principais e tons auxiliares do papel de parede escolhido. Depois, esse conjunto é levado tanto a itens nativos do sistema quanto a aplicativos instalados no celular.

O recurso, no entanto, vem chamando a atenção pelo seu comportamento ao trocar o plano de fundo. Isto porque os jogos são forçados a encerrar quando o wallpaper é alterado em segundo plano. É o que mostra o relato de um usuário no Google Issue Tracker de setembro e um teste realizado pelo XDA-Developersnesta quarta-feira (3).

Os testes do site foram realizados em um Google Pixel 6 Pro. A lista ainda foi composta por uma grande variedade de títulos, como Call of Duty: Mobile, Genshin Impact, Minecraft e PUBG Mobile, depois do registro que cita outros games. E, em todos os casos, os jogos travaram quando houve a alteração do wallpaper.

Google Pixel 6 com Android 12 e interface Material You
Google Pixel 6 com Android 12 e interface Material You (Imagem: Divulgação/Google)

Por que os jogos travam ao trocar o papel de parede?

A “falha” chamou a atenção neste fim de semana devido a uma publicação do CommonsWare. Com base no relato do Google Issue Tracker, o site questionou o fato de que, ao mudar o plano de fundo no Android 12, as atividades dos aplicativos são “destruídas e recriadas”. Logo em seguida, um usuário do Twitter (@cketti) revelou um commit no Android Code Search que dá mais detalhe sobre este comportamento.

A descrição do commit informa que, de fato, há um mecanismo que força o encerramento do app para que retorne ao seu estado “natural”. Ao que tudo indica, o recurso visa evitar problemas na alteração de cores do Material You ao escolher um novo papel de parede. Mas há um problema nisso tudo: os desenvolvedores não podem bloqueá-lo para evitar que os seus apps sejam reiniciados após a troca.

Este tratamento é diferente ao que é destinado ao modo escuro. Ao habilitar o dark mode, os apps também podem ser forçados a serem encerrados justamente para evitar problemas na ativação do novo tema. Mas, ao contrário das cores do Material You, os desenvolvedores podem escolher se o comportamento será aplicado ou não.

Este mecanismo pode afetar principalmente quem utiliza apps que fazem a troca de wallpaper automaticamente. E é justamente o cenário observado pelo XDA-Developers: se você está jogando no celular e a mudança acontece em segundo plano, o game trava. E, até o momento, parece não haver nada para impedir este comportamento.

Google Pixel 6 com interface Material You (Imagem: Divulgação/Google)
Google Pixel 6 com interface Material You (Imagem: Divulgação/Google)

Troca de wallpaper pode causar engasgos no Android 12

Há outra implicação por trás da alteração de papéis de paredes no Android 12. Também nesta quarta-feira (3), o XDA-Developers revelou que a troca de wallpapers ainda pode causar engasgos no celular. Mas, para que isso aconteça, é preciso ativar a alteração automática da imagem em um período de tempo consideravelmente curto.

O experimento também aconteceu em um Pixel 6 Pro. Ao programar um aplicativo para fazer a alteração do plano de fundo a cada dez segundos, o celular teve o desempenho comprometido. O travamento pode estar relacionados às cores dinâmicas do Material You. Afinal, os novos tons são aplicados com a troca do plano de fundo.

O site ainda observa que este é um cenário incomum de acontecer. Porém, este fator ainda pode causar problemas reais aos usuários, especialmente em celulares com fichas técnicas mais limitadas. Neste caso, este comportamento pode até impedir o acesso à configuração para cessar a troca automática para evitar os engasgos.

Com informações: 9to5Google, CommonsWare (1 e 2), Google Issue Tracker e XDA-Developers (1 e 2)