Início » Aplicativos e Software » Discord interrompe planos de integrar NFTs após fúria e boicote de usuários

Discord interrompe planos de integrar NFTs após fúria e boicote de usuários

Possível integração com criptomoedas e NFTs no Discord enfurece comunidade e faz plataforma interromper seus planos

Por

O Discord, a popular plataforma de comunicação, se meteu numa grande problema. O CEO da empresa por trás do app, Jason Citron, havia indicado na segunda-feira (8) uma possível integração de criptomoedas e NFTs. No entanto, a notícia enfureceu os usuários da plataforma, levando Citron a esclarecer na última quarta-feira (10) que o Discord não tem nenhum plano concreto relacionado ao universo cripto no curto prazo.

Discord (Imagem: Toshiyuki IMAI/Flickr)
Discord (Imagem: Toshiyuki IMAI/Flickr)

Como sempre, tudo começou no Twitter. No início desta semana, Citron respondeu ao tweet do investidor Packy McCormick com uma captura de tela que mostrava uma integração inédita dos apps de carteiras digitais MetaMask e WalletConnect. Nelas, usuários podem guardar e transferir NFTs e criptomoedas. Na época, o executivo disse apenas “provavelmente nada”, enquanto soltava a notícia que iria despertar a fúria dos usuários do Discord.

Comunidade enfurecida ameaça boicote ao Discord

“Absolutamente não à integração de NFTs no Discord”. “Vou sair e usar o Slack se você integrar NFTs”. “Vou abandonar o Discord se você trouxer NTFs ou criptomoedas para a plataforma”. Estas foram apenas algumas respostas de usuários do app ao tweet de Citron. A revolta foi tanta, que eles chegaram a começar a organização de um boicote ao Discord Nitro, sistema de assinatura premium da plataforma.

“Cancele seu nitro imediatamente e escolha outro (programa) – cite o tweet do CEO como a justificativa do cancelamento”, disse outro tweet que recebeu dezenas de milhares de curtidas. “Uma queda imediata na receita da empresa e muito barulho são as únicas coisas que vão gerar mudança agora”, afirmou outra publicação.

“Cara, mal posso esperar para contar aos meus amigos que o Discord está encorajando esquemas de pirâmide às custas do meio ambiente e incentivando usuários a cancelar suas assinaturas do Nitro e usar plataformas concorrentes”.

(esse tweet doeu)

Mas ainda não acabou. A repercussão negativa tomou proporções inimagináveis. O Discord é usado para muitas coisas hoje em dia, mas sempre foi o lar de grandes comunidades de jogadores, tanto que várias empresas e jogos possuem seus servidores oficiais na plataforma.

No entanto, conforme relatou o curador de notícias de games Ryan Brown no Twitter, alguns estúdios chegaram a ameaçar levar suas comunidades enfurecidas para outras plataformas.

CEO do Discord nega planos de integrar de NFTs (por hora)

Citron foi forçado a dar uma resposta. Na quarta-feira, 10 de novembro, o CEO do Discord voltou ao Twitter para esclarecer o assunto e disse que não há “planos imediatos” para integrar NFTs ao aplicativo.

O Discord também enviou uma mensagem ao Engadget sobre o assunto:

“Agradecemos todas as opiniões que ouvimos em resposta ao conceito interno visto em um tweet no início desta semana e queremos esclarecer que não temos planos de lançá-lo no momento. Estamos entusiasmados com o potencial da tecnologia web3 e as formas positivas como essas comunidades estão se unindo no Discord, especialmente aquelas organizadas em torno de projetos ecologicamente corretos e com foco no criador. No entanto, também reconhecemos que existem alguns problemas que precisamos resolver. Por enquanto, estamos focados em proteger os usuários contra spams, golpes e fraudes.”

Obviamente, o Discord tem planos para integrar carteiras digitais no futuro. No entanto, essa reação da comunidade foi uma lição a ser aprendida. Dificilmente a plataforma conseguirá concretizar uma integração dessa no curto prazo sem sofrer uma grande fuga de usuários. Talvez fique para quando a percepção pública sobre NFTs e criptomoedas mudar.

Com informações: Engadget, Mashable