Início » Celular » Twitter chega oficialmente - e finalmente - ao Mac

Twitter chega oficialmente - e finalmente - ao Mac

Avatar Por

Essa é uma longa história que começa com um desenvolvedor chamado Loren Brichter, que estava insatisfeito com os clientes de Twitter disponíveis na App Store. Como não havia nada que o agradasse plenamente, ele resolveu criar seu próprio cliente de Twitter para iPhone, o Tweetie.

O aplicativo ficou famoso e rapidamente se tornou um dos mais vendidos da App Store, e assim se manteve por muito tempo. Algumas polêmicas (como por exemplo ter tido uma atualização vetada pela Apple) geraram uma publicidade involuntária que ajudou o Tweetie, mas o grande mérito do app foi, sem dúvida, possuir o que muitos acreditavam ser  uma das melhores experiências e interfaces de usuário da App Store — alguns paradigmas do Tweetie acabaram virando até padrão na plataforma, como o gesto de puxar uma lista para baixo para atualizar.

Dessa forma, quando o próprio Twitter resolveu comprar uma empresa para ter um cliente oficial em plataformas móveis, a compra da Atebits de Loren Brichter (que era formada basicamente por ele mesmo), foi uma escolha bastante natural. Como fruto dessa aquisição, o Tweetie para iPhone foi renomeado Twitter for iPhone, e em pouco tempo já havia também aplicativos oficiais do Twitter para BlackBerry e Android. Mas até ontem o Twitter havia ficado apenas nas plataformas móveis e mantido o site (em versão totalmente renovada) como seu meio de acesso em computadores comuns.

Ontem, com a estreia da Mac App Store, veio também o que Brichter estava devendo havia muito tempo aos usuários do Tweetie para Mac: uma merecida atualização. Mas, sem surpresa alguma, o app não chamava mais Tweetie, e sim Twitter. Para comprovar que esse é mesmo a versão 2.0 do Tweetie que Brichter estava nos devendo há tanto tempo, basta verificar o padrão seguido no versionamento.

Se a primeira versão do Tweetie para Mac nos mostrou um programa muito parecido com sua contra-parte no iPhone, o Twitter para Mac é simplesmente a cara do Twitter para iPad.

Twitter para Mac

Com uma interface bonita e funcional, há muito o que se elogiar no programa. Ele mantém a elegância característica de seus antecessores e atualiza tudo que estava defasado no Tweetie para Mac, trazendo inclusive relativamente recente recurso de live stream (não é necessário atualizar sua timeline, a cada novo tweet ela se atualiza automaticamente) e um excelente uso inteligente dos gestos multi-touch dos trackpads da Apple.

Quem havia comprado o Twettie — e bastante gente o fez, mais de 50 mil pessoas só no MacHeist nanoBundle 2— havia recebido a promessa de que receberia a atualização para o Tweetie 2 gratuitamente, assim que ele fosse lançado, “em breve”. Foi mais ou menos nessa época que a Atebits foi comprada pelo Twitter e as atenções de Brichter mudaram de foco, deixando seus usuários no Mac de lado e seu aplicativo para a plataforma abandonado.

Como um tipo de consolo para aqueles que compraram o aplicativo para depois serem esquecidos pelo desenvolvedor e posteriormente ver a versão atualizada sendo distribuída de graça para todos, o Twitter para Mac oferece algumas funcionalidades escondidas exclusivas para os compradores daquele bundle do MacHeist.

As preferências “secretas” exclusivas para quem comprou o MacHeist bundle.

Não é nada realmente revolucionário, mas há alguns detalhes interessantes, como a bem sacada possibilidade de iniciar um tweet simplesmente começando a digitar. Não precisa colocar o cursor em um campo de texto de um novo tweet, é só começar a digitar “no ar” que a caixa de novo tweet surge sob suas palavras, bem legal.

É preciso também notar que, mais do que um simples programa, o Twitter para Mac representa a entrada do Twitter nos computadores tradicionais através de um cliente nativo oficial. Talvez vejamos em um futuro próximo também o o Twitter para Windows. A disponibilização de aplicativos oficiais gerou um aumento do acesso por plataformas móveis, talvez o twitter tente a mesma estratégia nos computadores. Ou talvez o Twitter prefira retornar o foco ao seu site e esta tenha sido apenas uma exceção, só o tempo dirá.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veditto
Ótimo para quem é usuário do Mac, grande adição.
@brunogdb
Também, eu uso ele só por causa disso, agora quando quero só Twitter, ou uso o Web ou o Saezuri
cinza
frescura, necessidade inventada e monetizada
@_fernandodias
Eu uso o Nambu no meu Mac e funciona muito bem, com a atualização sempre (ou quase sempre! hehehe) em livestream e nunca tive problemas.

Tentei instalar o TweetDeck mas meu air zicou e num vai nem com reza brava.

Achei o Nambu melhor do que o TweetDeck, no quesito "organização", porque não precisa ficar uma lista ao lado da outra e ele sempre lista os novos tweets.

Não pretendo baixar esse Twitter for Mac por enquanto. Até porque ele é um "for iPad" adaptado. E nada adaptado é tão legal quanto algo exclusivo.
Anizio Silva
O Tweetdeck tem versão pra Linux.
Anizio Silva
Tweetdeck funciona no Mac, Linux, Windows...

Uso ele no Mac, e acho o melhor programa para gerenciar mais de uma conta no Twitter.
Caio Furtado
Tadinha, ela vai virar uma universitária desempregada! Oo
Alessandro Amador
Demorou mas chegou.
Versuri
No Mac acho o Twitter for Mac (Ex-Tweetie) essencial, ótimo design, várias possibilidades e rapidez. Existe também o Echofon, Weet, KiWi, etc que são muito bom também.

No Windows não há muitas opções, existe o HootSuite (usar no browser) que é muito bom.
Versuri
Tem o HootSuite (abrir nos browsers) que é muito bom também além de um ótimo design (tem para iPhone e iPad também).
Versuri
Cada um com a sua opinião.

Eu considero um app para Twitter indispensável principalmente quando se usa listas, várias contas (pessoal e blog) e nos smartphones, além da praticidade dos apps (fazer upload de imagens, ver imagens, ver perfis, etc).

Eu uso:
Windows = Echofon
Mac = Twitter for Mac
iPhone = Twitter for iPhone e Osfoora
iPad = Twitter for iPad e Osfoora
Versuri
Veja essa dica: http://www.interney.net/?p=9761875

Eu uso muito pois sigo vários usuários na área de tecnologia e sempre estou atualizado com a s informaçãoes (inclusive daqui do Tecnoblog).

Também sigo algumas empresas de estradas para saber online a situação delas e também reclamo com vários serviços (Net, Vivo, FastShop, etc) e sempre houve resposta.
Versuri
Para que usa o Firefox existe a extensão Echofon que eu acho muito bom.

http://www.echofon.com/twitter/firefox/

Para o Chrome ainda não achei algum muito bom quanto ao Echofon do Firefox.
Gabriel Silva
Sinceramente, acho desnecessário apps do Twitter para computador, se já tem o Site à nossa disposição... :)
Enivelton Tigre
Bom, uso o site ainda, mas o melhor que já usei para windows foi o tweetmetro, um dos únicos que não é em .air, muito leve e funcional, a integração com o win 7 é perfeita, mas também funciona em xp e vista, depois dê uma olhada ^^
Rodrigo Fante
echofon tem no firefox para mac também, assim como para linux, mas não tem nem como comparar o poder das aplicações.

echofon é brincadeira de criança.
Rodrigo Fante
msn é uma coisa, twitter é outra, acho até mais agradável usar o twitter pelo site, usei por 2 anos em clientes, mas depois da última atualização me rendi ao site.
Wilson
se você usa um client por um tempo você acostuma muito, depois chega até a estranhar quando volta pro site. Ter um App dedicado faz ficar muito melhor, fica mais fácil principalmente pra gerenciar quando se tem mais de uma conta.
À caráter de comparação: você pode usar msn pelo ebuddy.com, mesmo assim, duvido que você prefira usar no navegador do que em um app próprio pra isso :P
Wilson
adorei, ficou impecável. tinha trocado o tweetie for mac pelo echofon antes devido a falta de retweet automático, e principalmente também pela live api, agora com essa versão nova trouxe tudo que tava faltando numa interface que consegue ser ainda melhor. melhor client de twitter que eu já usei!
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Quando chegar um "Twitter For Linux", vou adorar. (Se for uma dica para eles, tem um aplicativo chamado Gwibber, bem que ele poderia ser comprado pelo Twitter...
Marcell Almeida
Vou baixar no meu iMac e tirar minhas próprias conclusões quando chegar em casa :)
Marcos
Acho que sou completamente estúpido...Alguém pode me explicar para que serve o Twitter...?
Thiago Mobilon
Aqui ele mostra só as novas também... Mas pra mim isso é de menos..
@leandrojmp
o que me incomodou é que, assim como o twitter novo, ele não mostra todas as DMs.

e algumas recentes, mas que foram lidas antes em algum smartphone, não aparecem.
Jairo
Me digam desde quando Steve quer dar IBOPE à algo que não seja propriedade dele ?
@leandrojmp
não, é pra habilitar as 'funções secretas' do twitter for mac sem ter comprado nada pelo macheist e recebido uma chave pra isso.

esse comandos devem ser digitados no terminal, no mac.
Thiago Mobilon
Só não gostei de uma coisa: sempre que você envia uma DM, a sua DM aparece dentro da conversação e duplicada no topo da lista...
allan
já usei echofon no firefox mas não gostei muito, prefiro o tweetdeck.
Thiago Mobilon
Na boa, a app oficial do twitter dá de 50 no echofon. Tudo bem falar que atende todas as suas necessidades, mas comparar um plugin de Firefox com essa app de igual para igual não dá certo..
@tduarte
Vixi, agora deu dó da galera do MacBundle!
Rardgi
Eu acho que não vai rolar para Win não. Isso foi exceção. Com esse app, como fica os patrocinados?
Daniel Luiz
CONCORDO

Isso é o famoso "chover no molhado"
@Thitatagiba
Bom, o windows nao precisa de cliente, pelo menos para mim que uso o firefox. Uso o echofon, um plugin para o firefox, e que atende com louvor a todas as minhas necessidades.
allan
isso que o @leandrojmp postou, é pra usar o twitter for mac no windows, ou o que?
Riccardo Benetti
Não sei se sou antiquado, mas ainda não achei aplicativo funcional o bastante para utilizar no meu windows, preferindo assim continuar com o site.

Quem sabe lancem algo bonito e prático para windows um dia, ah e os que amam o TweetDeck antes de falar pra eu usar eu já usei, e simplifico: horrível.
@leandrojmp
e claro, o true após o -bool habilita a funcionalidade e o false desabilita.
@leandrojmp
só lembrando que dá pra habilitar essa funcionalidades secretas mesmo sem ter 'comprado' pelo macheist, só usar os comandos abaixo.

defaults write com.twitter.twitter-mac UserTimelineDerepeater -bool true
defaults write com.twitter.twitter-mac ScrollingMakesKeyAndOrdersFront -bool true
defaults write com.twitter.twitter-mac TypeAnywhereToTweet -bool true
defaults write com.twitter.twitter-mac HideInBackground -bool true
defaults write com.twitter.twitter-mac NormalComposeWindowLevel -bool false
defaults write com.twitter.twitter-mac ESCClosesComposeWindow -bool true

fonte: https://gist.github.com/768609
@RicardoFraga
Posso estar sendo muito precipitado, mas não vejo o Twitter criando uma versão para Windows.

Talvez faça o mesmo que fez com o Tweetie, e compre o TweetDeck. :)
bawlaw
ahh qualé..
alguem se sentiu impossibilitado de twittar pq n tinha um app adequado??
entra pelo navegador.. coloca como favorito no safari.. sei lá.. tao simple..

é [u]quase[/u] como o atalho "orkut" de alguns celulares.. não passa de um link pro site.
BeGOD
Ainda fico com tweetdeck