Início » Curiosidades » Google cria Doodle que se mexe com acelerômetros de notebooks

Google cria Doodle que se mexe com acelerômetros de notebooks

Avatar Por

Lembra quando eu disse que o Google ia ter bastante dificuldade em se superar depois de lançar o Doodle musical? Parece que eles leram o TB e decidiram me fazer comer as próprias palavras. O Doodle de hoje é o primeiro, segundo a empresa, feito completamente com o elemento canvas do HTML5 para mostrar os gráficos e também tem embutido um código que interage com o acelerômetro de notebooks.

Testei num MacBook Pro de um amigo e o Doodle se mexeu depois de uma leve inclinação. Só não espere que ele vá balançar em tempo real com os movimentos do notebook, já que o acelerômetro embutido não é tão potente assim. Ou o código não é tão complexo para tal tarefa, não sei ao certo. Mas sei que não funciona no iOS, então só com notebooks com acelerômetro mesmo.

Qual o motivo para esse Doodle? Hoje é o dia em que o artista americano Alexander Calder, famoso pelas suas esculturas mobile, nasceu. Assim como as outras especiais, como o Doodle Musical e o Pac-man, esperamos que esse também ganhe uma página dedicada à ele.

Obrigado ao Filipe Kiss (@filipekiss) pelo empréstimo do Mac.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel
Nossa. EU tinha visto isso e já imaginava que a animação tinha algo a ver com HTML5, pois de curioso, cliquei com o botão direito do mouse sobre o Doodle e não apareceu o menu que costuma aparecer quando você clica numa animação em Flash.
Uma coisa que eu percebi, mas não entendi, é que quando eu passo o mouse sobre um dos elementos dele, o cursor fica num formato de cruz.
Mas para falar a verdade, mesmo sendo em HTML5, eu não vi muita graça nele.
Mago
é mágica meu caro
Caio Furtado
MEDO?
Marcelo
Achei maior viagem do google botar esse negócio rodando! fiquei uns 2min olhando pra ver oque ia acontecer.. e ele ali se balançando... rs
@QG10g
Garotos, não acham que isso é mera edição de user agent?
Por mais que seja até possível instalar nunca ouvi falar que Microsoft ou qualquer um tenha feito uma adaptação do código do IE para Linux.
Além do mais é bem mais fácil editar o user agent, dá pra fazer em 2 minutos no máximo.
@EveSheila
Alguém aí sabe pq que esse doodle não reconhece o acelerômetro em smartphones??

Não consegui brincar com a interatividade desse doodle no meu milestone... :(
@nerdbu
O meu deu certo somente no firefox. Tenho um ThinkPad x100e. Ele tem um sistema de segurança que possuí o acelerometro como sistema de impacto pro HD
Smess
Os chromebooks estão vendendo bem no Amazon. =)
http://goo.gl/Wq1uh
Smess
Aponta o mouse no icone que aparece o tooltip "Internet Explorer 8.0" e "Google Chrome OS" ;)
@crpicoli
Também é possível movimenta-lo arrastando o mouse sobre o doodle
gtso86
Não exatamente funcionando, o da guitarra é apenas uma imagem...
gtso86
O doodle de comemoração do 20 mil léguas já era controlável por acelerômetro do note.
Fernando Mossmann
Chrome OS é baseado no Linux, é possível instalar o IE no Linux... Logo, parece ser possível instalar o IE no Chrome OS.
@RonnieAlves
Muito bom. No meu pc, nem precisa de virar, ele mexe sozinho.
luizhdcosta
Eu estava me perguntando exatamente isso... Como ele instalou o IE no Chrome OS!
@juanlourenco
Você pode girar o móbile com o mouse (clique/arraste). Só o movimento por acelerômetro que se restringe aos poucos notebooks com esse recurso.
@pgmenezes
Por um momento pensei que esse post era pega-trouxa pro mané entrar no Google e ficar balançando o notebook, sem sucesso.

Genial.
JoseRenan
seria interessante se funcionasse em todos os computadores, mas já valeu!
JoseRenan
E tem como instalar IE8 no Chrome OS? O.o
bawlaw
legal..
pena que é muito dificil encontrar um notebook com acelerometro
ou seja. poucas pessoas conseguram usufruir do doodle.
voto negativo pro google. prefiro o pac-man xD
Agronopolos
E eu sou mais a Guitarra do google
silvio
"o código não é tão complexo para tal tarefa". O que você quis dizer com isso? Existem códigos muito simples que não conseguem ser batidos em qualidade por códigos mais complexos.
@filipekiss
Eu tava aqui me perguntando a mesma coisa :P
@denislins
Só me responde uma coisa ... Qual o motivo de usar o Internet Explorer no Chrome OS? Tem que ser REALMENTE muito bom pra valer a pena!
@denislins
Ainda sou mais o Pac-man :D
Rayzer'
aS empresas...

Edição de comments, é muito bem-vindo.
------
TB é tenso msm, ninguém tinha respondido a pergunta do cara, na hora que posto a minha, já tem mais duas.... kkk'
Pedro
Uma coisa que eu acho bacana é o Google Doodle celebrar os dias em que as pessoas nasceram, ao contrário da nossa mania ocidental de lembrar muito mais o dia de suas mortes.
Rayzer'
Ele está usando o Chrome OS, Diferente de Chrome navegador...
------
Amanhã sai os números de quantos dólares a empresas perderam, façam suas apostas...
rafaelhbarros
Legal eu igual um retardado mexendo o notebook pra cá e pra lá. Dai minha mãe fala: Que foi? derramo alguma coisa?
Synnx
Não são dois navegadores. É o Internet Explorer rodando no Google Chrome OS, o sistema operacional do Google. ;)
? Inglid Loris ?
O Chrome OS é um sistema operacional e não um navegador. Estou certa universitários?
Marcos Gonçalves
Só faltou estender isso para os celulares com android.
@ider_
E quando você acha que tudo ja foi criado, que o estoque de criatividade já se esgotou, vem o Google e faz um Doodle
@golker
Como exatamente vc postou de 2 navegadores diferentes ao mesmo tempo, e de nenhum Sistema Operacional? o.O
Bug do sistema de comentários?
Guilherme macedo
Pena que meu notebook não tem acelerômetro. :(
? Inglid Loris ?
Acho muito bom quando há esta superação! Me mostra que ainda existem mentes criativas no mundo! Me divertir com o doodle se movimentando. LOL . ;)
@bymaxweb
É possível ver todos os Doodles que o Google já lançou (funcionando) nessa página: http://www.google.com/logos/
Marcel
Sério?? deu certo mesmo?? rs
Lucas Braga
Ok, ok. O Google se superou dessa vez.